Há muitas dúvidas sobre os detalhes que envolvem a contemplação no consórcio, como o prazo da carta de crédito.
Para começar, precisamos falar de como funciona esse tal de processo de contemplação da cota de consórcio. É o seguinte: a pessoa que escolhe entrar no consórcio, deve saber que o valor total das parcelas pagas por ela, em qualquer tipo de consórcio, é utilizado para compor fundo comum para contemplação dos consorciados.. Por sua vez, ser contemplado é quando o consorciado tem o direito de utilizar a carta de crédito para a aquisição do bem desejado.
Como funciona o processo de contemplação no consórcio?
Ao ser contemplado no consórcio, o consorciado tem acesso à carta de crédito para compra do bem (como você já sabe…). Todas as cotas que não foram contempladas, no caso, concorrem igualmente nos sorteios periódicos realizados nas assembleias de consórcio de cada grupo.
Sorteios no consórcio
Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das Assembleias.
Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.
Contemplado por lance
Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, direto no app do UP Consórcios, via e-mail ou central telefônica.
Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.
Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele deverá ser pago nessa data. Somente após a definição de que o seu lance é um dos maiores e, portanto, o lance contemplado, que o valor deve ser pago para a administradora do consórcio.
Quais são os critérios de desempates de lance
No modo clássico, é contemplado por lance aquela pessoa que oferece o maior valor pelo bem em uma determinada assembleia. Porém, como existem diferentes tipos de lance, é necessário explicar como funciona o critério de desempate entre cada um deles. Então vamos lá!
Desempate pelo lance livre
Por ser uma forma de lance em que o consorciado determina o valor que quer oferecer, dificilmente ocorre caso de empate. Porém, como a administradora utiliza critérios que analisam o percentual que falta pagar, com base nas mensalidades já quitadas, é possível que aconteça empate de lances.
Caso aconteça empate, a administradora utiliza como critério o sorteio da Loteria Federal. Quem estiver mais próximo da cota sorteada, que representa o contemplado pelo sorteio, leva a carta de crédito.
Desempate pelo lance quitação e antecipação
Se o seu grupo dá a possibilidade de quitar ou antecipar as parcelas, pode acontecer de nem ser necessário participar dos sorteios. Aqui, segue como critério de desempate o maior percentual de valor ofertado. Dependendo das regras do grupo, pode haver outras condições para o desempate desses tipos de lance.
Prazo no consórcio: quantos dias após a contemplação a carta de crédito é liberada?
Não é segredo para ninguém: quem entra no consórcio sabe que o momento mais esperado é a hora de ser contemplado. Afinal, é o momento que se recebe a tão desejada carta de crédito.
Ah! Aqui é importante já falar que, caso o consorciado seja contemplado, tem o direito de abrir mão de sua contemplação — se ela não lhe for conveniente para o momento — e com essa decisão, retornar à base de não contemplados para concorrer novamente nos próximos sorteios.
Se acontecer do contemplado não adquirir nenhum bem, o mesmo deve esperar 180 dias após a contemplação da cota para sacar o montante em espécie, mediante quitação de suas obrigações com o grupo de consórcio, se ainda estiver em andamento. Ao encerrar o grupo, o crédito contemplado é liberado imediatamente.
Não menos importante, pelo contrário, o mais importante sobre esse assunto é lembrar que apesar dessas opções mencionadas acima, a modalidade de resgate da carta de crédito mais praticada pelos participantes contemplados (entre todos os tipos de consórcio) é aquela que prioriza a aquisição à vista do bem desejado.
O prazo varia de acordo com o processo de contemplação: você apresenta os documentos solicitados, comprova sua renda e pronto: é só correr pra conquistar seu objetivo. Esse processo é feito inicialmente pelo App, mas caso seja necessário, alguém da equipe do UP Consórcios entrará em contato.
É hora de utilizar a carta de crédito, e agora?
Para recordar (sempre bom), a carta de crédito é o documento que o consorciado contemplado recebe para aquisição do bem desejado.
Uma coisa é certa sobre o consórcio, ele é muito mais vantajoso. Por exemplo, a transação de compra por meio da carta de crédito acontece à vista, esse aspecto é capaz de aumentar o poder de negociação do comprador no mercado, dessa maneira, é uma ‘’mão na roda’’ para quem quer fazer os melhores negócios.
Nessa etapa, vale considerar algumas questões, talvez um pouco burocráticas, mas de qualquer forma muito importantes quando o assunto é grande transação.
Assim, tendo o conhecimento disso, o consorciado garante que, assim que receber a carta de crédito, possa realizar a sua compra com agilidade e segurança.
Consórcio de imóveis
Se tratando de compra de imóvel, documentos e certidões são exigidos pelo vendedor — questão que pode demandar tempo até reunir todos os papéis. Dessa forma, vale ir se preparando.
Consórcio de automóveis
No caso de compra de automóveis, pode acontecer do modelo do carro desejado não estar disponível na concessionária, e, dessa maneira, o titular deverá aguardar até que o bem seja disponibilizado. Ao ser liberado, é recomendado que seja feita a vistoria de constatação no veículo, um serviço que garante a existência do bem e é feito um diagnóstico sobre o histórico do veículo, análise de pintura, funilaria e outros itens.
Uma coisa é fato sobre o consórcio: essa é a melhor maneira de adquirir bens hoje, principalmente em tempos de crise. Além disso, o consórcio pode ser utilizado como modalidade de investimento, de planejamento de aposentadoria e muito mais.
Faça uma simulação de consórcio aqui no UP! Se prepare para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade!