O que é uma Assembleia de Consórcio

17/03/2022

Imagem blog

O que é uma Assembleia de Consórcio

O momento mais esperado para aqueles que participam de um consórcio é a contemplação que acontece durante as assembleias de consórcio

E você, sabe o que é uma assembleia e como ela funciona? 

As assembleias fazem parte do cotidiano de todos os grupos de consórcios. Diante disso, o conhecimento sobre as suas particularidades garante que o consorciado, ou qualquer pessoa que estiver interessada em participar de um grupo, entenda como funciona a assembleia.

Neste artigo vamos tirar todas as dúvidas sobre a assembleia de consórcio para você ficar bem informado sobre o assunto!


Leia também: 5 motivos para você que é jovem fazer um Consórcio para Viajar

O que é a assembleia de consórcio?

A assembleia de consórcio nada mais é do o momento que acontece a contemplação no consórcio.


Ao ser contemplado, o consorciado terá direito de utilizar o crédito para a aquisição do bem que ele almeja (casa, apartamento, carro, viagem, festa, reformas e muito mais). Com a carta de crédito em mãos, o consorciado tem poder de barganha, conseguindo bons descontos, afinal o vendedor ou fornecedor recebe o pagamento à vista.

Leia também: Por que o Consórcio Digital é uma excelente opção para você que quer investir

Se houver necessidade, a administradora pode convocar uma Assembleia Extraordinária, para verificar, por exemplo uma mudança de regra que tenha como objetivo otimizar o funcionamento do grupo.

As assembleias que acontecem todos os meses são chamadas Assembleias Ordinárias e podem ser presenciais ou online. A primeira assembleia de um grupo de consórcio é chamada Assembleia Inaugural e é nela que algumas particularidades do grupo podem ser instituídas, tais como: modalidades de lance, fundo de reserva cobrado, etc.

Sorteios

Os sorteios são realizados a partir do número de cota de cada consorciado, de acordo com o modelo usado pela Loteria Federal. Algumas administradoras ainda usam o globo esférico em assembleia presencial. 

A grande vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — isso significa que as chances são as mesmas para todos. O único requisito importante para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com suas parcelas em dia.

Lances

Se tratando dos lances, a situação é outra. Somente alguns consorciados vão participar, aqueles que tiverem algum recurso para ofertar um percentual da carta de crédito porque deseja antecipar a contemplação.

Essa é outra maneira de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas em que, todos os meses, alguns participantes oferecem um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas são contemplados, tendo assim o crédito liberado para uso.

Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária (aquela que acontece todos os meses) para que a administradora de consórcio possa coordenar esse processo e identificar os maiores lances. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro, portanto não é um leilão. No entanto, o processo é extremamente transparente. Após a apuração, o consorciado pode consultar no site da administradora, todos os lances ofertados, identificando assim, qual foi sua colocação e o motivo pelo qual foi, ou não, contemplado.

Se contemplado, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas vincendas. Lembrando claro que o lance só é pago se o consorciado foi contemplado. Do contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora de consórcio tem um critério de desempate geralmente usando o número de cota que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.

O que acontece na assembleia de consórcio

Como dissemos, uma assembleia de consórcio pode ser presencial, online ou ambas. Normalmente, a modalidade online é o que mais ganha espaço, afinal, isso facilita tudo para os membros do grupo e para a própria administradora, que terá menos trabalho e menos gastos (podendo resultar em uma taxa administrativa mais baixa).

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!