Quantos sorteios de consórcio acontecem no mês?

04/07/2022

Imagem blog

Quantos sorteios de consórcio acontecem no mês?

Os sorteios de consórcio acontecem para dar o verdadeiro sentido a um consórcio. A explicação para isso é simples: uma rede de apoio em busca de algo em comum. O sorteio serve apenas para definir a ordem de recebimento dos créditos entre os participantes, pois tudo será sobrescrito até o fechamento do grupo.

Mas você entende como funciona e com que frequência acontece? 

Neste artigo, responderemos a essas perguntas. Afinal, o sorteio faz parte da rotina de todos os grupos consorciados. Boa leitura! 

Como funcionam os sorteios de consórcio?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que apenas os consorciados que estiverem com as mensalidades em dia poderão concorrer ao sorteio e propostas de lances. A regra é exigente, pois é isso que garante que todos estejam em pé de igualdade durante os momentos contemplativos.

Esses sorteios acontecem em reuniões de grupo onde um dos participantes será sorteado para receber sua carta de crédito pelo valor da cota que recebeu, independente de quantas parcelas tenha pago.

A dinâmica do sorteio fica a critério do administrador e deve ser determinada em contrato. 

Basicamente, ser contemplado no consórcio acontece em assembleias. Ao ser contemplado, o consorciado terá direito de utilizar o crédito para a aquisição do bem que ele almeja (casa, apartamento, carro, viagem, festa, reformas e muito mais ). Com a carta de crédito é possível negociar com o vendedor até um preço que seja mais acessível para aquele bem, afinal, a administradora do consórcio efetua o pagamento à vista.

A assembleia de consórcio é uma reunião dos consorciados, ou seja, um encontro organizado para que os membros do grupo fiquem sabendo como anda o negócio e para a realização dos sorteios e/ou lances. 

Quantos sorteios de consórcio acontecem no mês?

Sorteios de Consórcio: como funciona a assembleia? 

O sorteio considera o resultado da Loteria Federal que acontece todas às quartas e sábados. Assim, se a assembleia acontecer segunda, terça ou quarta, serão utilizados os números sorteados pela Loteria Federal no sábado. Todos os meses sorteamos um consorciado por grupo e entregamos vários bens para quem oferta lance, de acordo com o saldo disponível no grupo.

A grande vantagem dos sorteios é que cada consorciado poderá participar em condições de igualdade com os outros — isso significa que as chances são as mesmas para todos. O único requisito importante para participar dos sorteios é que a pessoa esteja com suas parcelas em dia.

Lances na Assembleia de Consórcio 

Se tratando dos lances, a situação é outra. O consorciado não tem a obrigação de participar deles. Apenas participam aqueles que tiverem condições de ofertar lances e os que desejam antecipar a contemplação.

Essa é outra maneira de garantir a compra do bem antes do fim do consórcio. O lance é uma opção para quem deseja adiantar a compra do bem ou a contratação do serviço sem precisar contar com a sorte. O lance é um adiantamento de parcelas em que, todos os meses, alguns participantes oferecem um valor em percentual da carta de crédito e os consorciados que fizerem as maiores ofertas são contemplados, tendo assim o crédito liberado para uso.

Essa informação deve ser dada antes da assembleia ordinária para que a administradora de consórcio possa coordenar esse processo e identificar o maior lance. Os lances ofertados são secretos e nenhum cliente tem informação de lance de outro, portanto não é um leilão.

Nesse caso, o valor do lance é abatido integralmente reduzindo o prazo do plano ou diminuindo o valor das parcelas vincendas. Lembrando claro que o lance só é pago se o consorciado foi contemplado. Do contrário, a oferta é descartada e o consorciado pode repetir a oferta no mês seguinte. Em caso de lances iguais, a administradora de consórcio tem um critério de desempate geralmente usando o número de cota que mais se aproxima da sorteada. Para ser contemplado, também é necessário estar em dias com as mensalidades.

Qual a vantagem de fazer um UP Consórcios? 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. 

Recebendo a carta de crédito 

A carta de crédito dá grande poder de negociação para os participantes de um consórcio. Pagar com carta de crédito é o mesmo que comprar à vista e, por isso, você pode negociar um bom desconto na hora de efetivar sua compra. E melhor ainda, você pode comprar direto do proprietário, o processo é bem simples e te deixa mais seguro porque o carro vai ser vistoriado por um especialista, o que garante que você está fazendo uma boa compra.

No consórcio, você não vai pagar nenhum valor de entrada, ou seja, o valor do bem é parcelado de maneira integral pelo prazo do plano contratado. Outro benefício é que não há a cobrança de altos juros, somente de uma taxa de administração, o que é imbatível quando comparado a qualquer outra modalidade de crédito.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Faça uma simulação e dê aquele UP.