Quero fazer um consórcio de veículos pesados! Como funciona?

17/03/2022

Imagem blog

Quero fazer um consórcio de veículos pesados! Como funciona?

O Consórcio de Veículos Pesados é voltado para todos os profissionais que buscam por inovações em seu negócio. Com essa iniciativa, é possível comprar tratores, maquinários agrícolas, assim como equipamentos para o transporte rodoviário, como ônibus, carretas e caçambas, além de laboratórios e clínicas médicas, odontológicas e de fisioterapia. 

O consórcio atende aqueles que querem investir com mais tecnologia e segurança, resultando em mais lucratividade. 

Como funciona o Consórcio de Veículos Pesados

Alguns setores do mercado que podem ser favorecidos por esse tipo de consórcio são:

clínicas de saúde, clínicas odontológicas, academias, oficinas mecânicas, clínicas de estética, gráficas, restaurantes, lanchonetes, padarias, açougues, pizzarias e outros.

Consórcio de Veículos Pesados para você comprar equipamentos e maquinários

Na prática, você contrata um Consórcio de Veículos que corresponde também ao de automotores, destinados à compra de um carro ou imóvel. Um grupo de pessoas se une e, por meio de pagamentos mensais, vão acumulando os recursos necessários para a contratação do serviço. Funciona como todo consórcio

Mensalmente, alguns consorciados são sorteados na assembleia e têm direito à carta de crédito de maneira antecipada. Mesmo com ela em mãos, é muito importante continuar o pagamento das parcelas até o encerramento do grupo.

O que é possível comprar com este consórcio?

Com o consórcio de Auto, você poderá comprar máquinas, equipamentos novos e veículos pesados,  novos ou usados, de qualquer marca ou modelo, nacional ou importado. Além disso, vale lembrar que o Consórcio de Máquinas e Equipamentos também te permite comprar máquinas e equipamentos para a construção civil, medição, médico e hospitalares, industrial.

quero-fazer-um-consorcio-de-veiculos-pesados-como-funciona

As parcelas têm juros?

Essa é uma das grandes vantagens dos consórcios: diferentemente de outras formas de compra parcelada, não são cobrados juros em nenhum momento.

Neste período, a única taxa cobrada é a taxa de administração, que remunera a administradora. A grande maioria dos consórcios arrecada também o fundo de reserva e a taxa de adesão.

Para concluir, são feitas correções sobre o valor da carta de crédito, para que ela não perca poder de compra ao longo do tempo. Para isso, geralmente o IPCA (índice de Preço ao Consumidor Amplo) é empregado como referência.

Quais são as formas de contemplação?

A forma de contemplação mais comum já foi mencionada: o tão falado sorteio. Participam dele todos os consorciados que estiverem com o pagamento de suas parcelas em dia. Todos eles têm as mesmas chances de contemplação.

Portanto, quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer lances. Esse recurso funciona como uma espécie de antecipação dos valores que ainda seriam pagos e te ajuda a antecipar sua contemplação. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente.

Como a carta de crédito pode ser usada?

A carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer maquinário e equipamento. 

Caso o equipamento desejado seja mais caro que o valor disponível, é possível complementá-lo com recursos do próprio bolso ou comprar mais de uma cota para aquisição do mesmo bem. Se acontecer o contrário e o equipamento estiver barato, o restante da carta pode ser utilizado para abater as parcelas que ainda restam.

Consumo responsável

Além de colaborativo, o consórcio tende a estimular o consumo responsável, uma vez que você passa a agir de maneira mais estratégica com o seu dinheiro, adotando medidas de planejamento em seu orçamento pessoal.

Como o consórcio é uma compra planejada e que a qualquer momento, seja por lance ou sorteio, você é contemplado, seu poder de negociação aumenta, afinal, você poderá comprar à vista para fechar o negócio. Além disso, é possível personalizar seu investimento, com o valor do crédito e o tempo de contribuição.

Valores atualizados

Ao fazer um consórcio para comprar máquinas agrícolas, você não corre o risco de perder seu poder de compra com o tempo, afinal, o valor do crédito é atualizado com frequência.

O investimento é colaborativo

A prática do consórcio está inserida na lógica que chamamos de economia colaborativa. Ou seja, as regras são transparentes e todos os envolvidos contribuem, juntos, para seus objetivos em comum serem realizados.

Como o consórcio é colaborativo, cada pessoa passa a utilizar o valor que as outras investiram e, a partir disso, possui um compromisso maior com o grupo. Aqui, é importante ressaltar que, em caso de não pagamento, sua cota pode ser cancelada e você não participará mais das assembleias. 

O consórcio por si só já é um benefício e tanto para quem quer investir com segurança. No consórcio, uma administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas interessadas em conquistar um objetivo similar. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal da parcela. A cada mês, vários participantes são contemplados com a carta de crédito, via sorteio e lance, de acordo com o saldo disponível no grupo.  

O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do bem ou serviço escolhido, assim como de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de veículos pesados se estende até no máximo 4 anos, lembrando que, quanto maior o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no  término das suas parcelas. De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances de contemplação. Você pode adiantar a sua contemplação e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

Simule agora!