Tabela de consórcio: o que é e como funciona?

25/08/2022

Imagem blog

Tabela de consórcio: o que é e como funciona?

A tabela de consórcio é um documento que contém todas as informações sobre valores de união. Essa é uma informação básica e você deve ficar atento a ela!

Ao procurar um administrador para iniciar um consórcio, você deve informar como deseja realizar a compra. Ou seja, você deve informar o valor máximo que está disposto a pagar em parcelas mensais e quando deseja completar as parcelas.

Após esse processo, a instituição financeira lhe mostrará a tabela do consórcio. Ele conterá as informações mais importantes sobre seu crédito, como valor e número de parcelas fixas. É importante notar que a tabela de preços varia por instituição e por finalidade de crédito.

Por exemplo, digamos que você queira comprar uma casa. Após dirigir-se à administradora, será informado da tabela de preços do conjunto imobiliário, com prazo e valor fixo definidos. Agora, se o seu objetivo é comprar um carro, a agência vai te dar uma tabela de consórcio de veículos com prazos e valores diferentes de uma tabela de imóveis.

A forma também difere quando se procura outra instituição financeira para o mesmo serviço. No entanto, além desses valores, também informa o que constitui um crédito.

Conhecendo os valores associados a cada parte do consórcio, você pode se planejar financeiramente com base nos custos que seu plano terá. Então, conhecer e confiar na tabela de consórcio fará a diferença no seu processo de compra.

Tabela de consórcio: o que é e como funciona?

Como funciona a Tabela de Consórcio?

Não trata-se somente do prazo e do valor das parcelas que são notificadas na tabela do consórcio. Além dessas duas informações principais, existem valores como taxas de administração, reservas e seguros, sendo este último uma taxa opcional para os administradores. Outros são obrigatórios e ocorrem em todas as instituições financeiras.

Tabela de Consórcio: quais valores ainda constituem um consórcio? 

No consórcio, não há taxa de entrada e não há juros nas parcelas. Mas para mantê-lo funcionando e acessível, o administrador precisa cobrar uma pequena taxa.

Uma dessas cobranças é uma "taxa de administração". Para manter o andamento geral do grupo, essa taxa varia de acordo com a instituição financeira e é amortizada em parcelas. Ou seja, você paga uma pequena taxa mensal para cobrir as taxas de administração.

O cálculo é simples: basta dividir o valor da taxa pelo número de parcelas. Por exemplo, digamos que você encontre um administrador cuja taxa seja de 10% do valor do consórcio e sua compra seja feita em até 200 meses. Neste caso, a taxa de administração é 0,05% superior à mensalidade.

Fundo de reserva

O fundo de reserva desempenha um papel muito importante na segurança do grupo consorciado. É necessário garantir o funcionamento do grupo em caso de alguma adversidade entre os participantes, como atraso no pagamento ou desistência.

Mas isso só é possível se houver uma reserva de emergência, para que existe o fundo de reserva. Se o consórcio iniciar, progredir e terminar sem problemas, a instituição financeira devolve o dinheiro das reservas aos participantes.

Fundo Comum

Com as contribuições de todos os participantes, o "local" onde os depósitos são recebidos e armazenados é denominado Fundo Comum ou Fundo de Aquisição. Dele deriva o valor da compra de bens ou serviços assinados pelo sócio.

Seguro 

O pagamento do seguro não é obrigatório. Portanto, nem todas as instituições cobram essa taxa. Ao optar por pagar pelo seguro, você terá algumas proteções importantes. Por exemplo, se você perder alguma fonte de renda durante o consórcio, o seguro o impedirá de inadimplir, pois funcionará como uma reserva pessoal e somente sua.

Aliás, como é o cálculo da parcela do consórcio?

Agora que você sabe como se constitui uma tabela do consórcio, que tal saber o que está incluso nas parcelas? 

A parcela do consórcio envolve algumas taxas administrativas e outras obrigações, previstas no contrato. Por conta disso, é essencial ler os documentos contratuais com atenção. Para entender melhor como as parcelas do consórcio funcionam, comece por uma simulação de consórcio.
E te digo mais: o UP Consórcios não tem cobrança de taxas até a sua contemplação.

Como ocorre o reajuste dos valores das parcelas no consórcio?

Apesar dos benefícios do consórcio, é bastante comum que eles tenham reajustes no dia do aniversário da cota. Ou seja, na data em que o contrato foi firmado.

Normalmente, os reajustes da parcela são fixados por indicadores econômicos, como o IPCA, responsável por medir a taxa de inflação. Ele é utilizado, frequentemente, para automóveis e serviços.

No caso de compra de imóveis, as administradoras costumam utilizar o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Dessa maneira, ao final de cada ano, um pequeno percentual será acrescido às suas parcelas em caráter de reajuste.

Faça um consórcio e conheça a ‘’Poupança com Retorno’’ 

Poupar dinheiro é o caminho para o sucesso desde quando minha avó era menina. Quando seu nome estiver limpo, com saldo positivo, que tal criar o hábito de poupar todos os meses?

Comece assim que possível, mesmo que seja uma pequena quantia. Todo o dinheiro que você poupar poderá se tornar uma reserva de emergência para você pagar as parcelas do consórcio e lidar com imprevistos.

Aprender a poupar dinheiro começa por ter em mente um objetivo muito simples: você precisa gastar menos do que ganha. Pode parecer muito óbvio, mas há muitas pessoas que não conseguem atingir esse objetivo dentro de um planejamento financeiro e se perdem.

Resultado? Ficam sempre no vermelho e precisam recorrer a empréstimos e afins para cobrir os rombos na conta. Aprender a poupar dinheiro exige avaliar as despesas de maneira objetiva, ter metas realistas e, sobretudo, determinação e persistência para mudar hábitos e economizar um pouco a cada mês até atingir seus objetivos financeiros.

O consórcio é um investimento mais que seguro, do tipo ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. Além disso, é perfeito para quem tem um bom capital e busca aumentar seu patrimônio a baixo custo.
Faça uma simulação e prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade. Dê aquele UP!