Você sabe como funciona o fundo de reserva de um consórcio?

26/05/2022

Imagem blog

Você sabe como funciona o fundo de reserva de um consórcio?

Saiba o que é e como funciona o fundo de reserva de um consórcio. Falaremos também sobre os riscos que existe em aceitar um consórcio sem essa garantia!

Ao aderir um consórcio, você deve entender os custos que compõem suas parcelas mensais. Assim você pode ter certeza que cabe no seu orçamento. Uma dessas taxas é a contribuição para o Fundo de Reserva (FR). 

No entanto… 

  • Você sabe quais são as reservas do consórcio? 
  • Por que você precisa doar para esse fundo? 
  • Em que circunstâncias será usado? 
  • Como surgiu esse cálculo?

Considerando a importância deste tema para tantas pessoas, estamos aqui para te ajudar. Se você está procurando respostas para essas e outras perguntas, este no lugar certo.

Afinal, o que é Fundo de Reserva do consórcio?

Se você mora ou já morou em condomínio, já tem uma ideia do que é um fundo de reserva. A cada mês, os moradores pagam uma quantia separada, além da taxa do apartamento, que não é usada para pagar contas, mas é reservada para emergências.

Em consórcio, a ideia é a mesma. Além das parcelas mensais, uma doação é coletada para formar um fundo de reserva.

Assim, o fundo destina-se a proteger as operações do grupo, cobrindo eventuais incumprimentos e outras despesas a elas associadas, como os custos incorridos na recuperação de incumprimentos.

Você sabe como funciona o fundo de reserva de um consórcio?

Qual lei assegura o Fundo de Reserva no consórcio? 

As contribuições ao Fundo são autorizadas pela Lei 11.795/08 e Circular BACEN 3.432.

Isso é essencial, pois ajuda a empresa responsável pela gestão do consórcio a gerenciar os recursos com eficiência. O aporte proporcionado por essa reserva financeira é essencial em caso de imprevisto – como a inadimplência prolongada de um consorciado.

Por exemplo, imagine que você quer comprar um apartamento. Para que esse plano funcione, você deve ter um plano detalhado que inclua quanto deve economizar a cada mês, quanto deve coletar no final de cada ano e quanto tempo levará para atingir suas metas.

No entanto, para atingir seus objetivos, é impossível danificar seu patrimônio no momento atual. Caso algo inesperado aconteça com você nesse período, é importante ter um valor que possa ser utilizado sem interferir no seu desejo de adquirir o seu próprio imóvel, não é mesmo? Os fundos de reserva do consórcio seguem a mesma lógica.

O Fundo de Reservas do consórcio é obrigatório?

Não, as reservas do consórcio não são obrigatórias. De acordo com a legislação que trata dessas aplicações financeiras, cada administrador pode decidir se cobra essa taxa adicional, mas uma vez que o grupo tenha reservas, o cliente deve cobrá-la.

No entanto, saiba de antemão que a maioria das organizações do setor opta por uma taxa devido às vantagens que oferece e aos riscos que ajuda a evitar.

Por isso, procure entender todos os detalhes do investimento antes de contratar. Saiba como funciona, requisitos, prazos, valores associados às prestações e, em suma, tudo o que está incluído no contrato.

Quais são os riscos de escolher um consórcio sem Fundo de Reserva?

Conforme explicamos no tópico anterior, fica a seu critério escolher ou não o administrador para receber suas reservas.

No entanto, tenha em mente que esta escolha pode causar alguns problemas, pois a FR cumpre sua missão associada de minimizar o risco.

1. Custas judiciais

As contas bancárias ou legais inesperadas do grupo ilustram bem isso. Nesses casos, o Fundo garante que não prejudicará o andamento do consórcio.

Como o valor mensal desse pagamento não é alto, vale a pena pagar por ele - mesmo que o sindicato termine, uma parte dele pode ser devolvida a você.

2. Desequilíbrio financeiro

O fundo de reserva é muito importante para que você não perca dinheiro, pois evita problemas causados ​​por desequilíbrios financeiros que afetam todo o consórcio. Caso um consorciado não consiga pagar as parcelas em dia, a administradora utilizará o dinheiro para quitar a dívida e os demais participantes poderão receber integralmente suas cartas de crédito.

3. Predefinição

O valor cobrado como fundo de reserva não é alto para cobrir a inadimplência de alguns participantes que podem ter problemas financeiros no decorrer do grupo. Evita problemas diante de imprevistos, proporcionando maior tranquilidade aos consorciados ao receber cartas de crédito.

Quais são os benefícios de considerar o Fundo de Reservas?

Agora que você já sabe a importância de um fundo de reserva em um consórcio, é hora de entender as vantagens que ele oferece aos consorciados. 

O valor do Fundo de Reserva pode voltar para você!

Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro enviado ao FR, se não for utilizado integralmente, passa a fazer parte do saldo remanescente do grupo. Quando o grupo termina, o saldo remanescente é distribuído - pode ser composto de qualquer remanescente do fundo geral, fundo de reserva, multas e juros.

Vale ressaltar que algumas pessoas esquecem de resgatar o dinheiro. Às vezes, isso ocorre porque os consorciados não receberam a carta enviada porque mudaram de endereço, ou simplesmente não se lembram do valor sacado.

As taxas de hospedagem geralmente são cobradas após um determinado período em que o valor não é honrado. Portanto, tome cuidado e entre em contato com o órgão responsável o mais rápido possível após o término do consórcio. Também é importante manter seus dados atualizados para que os administradores possam entrar em contato com você.

Faça um consórcio com uma empresa confiável, faça um UP!

A contratação de um consórcio conceituado no mercado é um passo muito importante. Um administrador confiável e experiente garantirá que o gerenciamento de valor seja feito da maneira correta. Ele criará um fundo de reserva grande o suficiente para superar quaisquer contingências que possam ocorrer com um grupo de pessoas. Revise alguns pontos a serem observados ao definir administradores.

No UP Consórcios você encontra transparência para tirar seus objetivos do papel, com as melhores condições e com chances reais de contemplação. Chega de perde tempo  Faça uma simulação de aquele UP e comprove.