Como entrar em um consórcio em andamento?

17/03/2022

Imagem blog

Como entrar em um consórcio em andamento?

O sistema de consórcio é uma modalidade de compra de bens e serviços capaz de permitir conquistas de bens que sempre estiveram nos planos, mas nunca foram concretizados. Um dos motivos, certamente, são os altos juros de financiamentos bancários, só que com o consórcio você se livra de vez dos juros. . 

Porém, não é sempre que é possível participar de um grupo de consórcio desde a formação, além disso, não é raro receber uma proposta para um consórcio em andamento. Acompanhe este conteúdo e entenda como funciona este tipo de negócio! Boa leitura!

Como entrar em um consórcio em andamento?

Um consórcio é formado a partir da união de um grupo de interessados em acumular recursos visando a aquisição de um bem ou serviço: um veículo, um imóvel, uma cirurgia plástica ou até mesmo uma viagem. Essa organização é feita completamente pela administradora do consórcio.

Após sua formação, o grupo de consórcio entra em andamento, onde os consorciados pagam suas parcelas mensais. Simultaneamente a isso, acontecem sorteios periódicos, que definem os contemplados. Através de sorteio e das melhores ofertas de  lance, a carta de crédito é recebida e é possível comprar o produto desejado.

Como dito acima, entrar em um consórcio no momento inicial da formação do grupo não é a única maneira de entrar nesta lógica de compra programada. Afinal, é possível também entrar no famoso ‘’consórcio em andamento’’.

No entanto, há duas opções nesta modalidade de compra em andamento: 

  1. Comprar uma cota de um consorciado que está no processo de sair do grupo;
  2. Consultar a disponibilidade de vagas de grupos de consórcio em andamento diretamente com a administradora. 
como-entrar-em-um-consorcio-em-andamento

Confira detalhes sobre como funciona o consórcio em andamento

Compra de cota de outro consorciado

Aqui é essencial que você saiba que o processo será menos complicado se a cota não tiver sido contemplada ainda. Procure o interessado em fazer a transferência de consórcio, que deve informar o processo à administradora, responsável por dar ou não a aprovação tal feito. Após a aprovação da transferência de consórcio, o novo consorciado deve pagar os valores das parcelas já quitadas ao responsável e, dessa forma, irá assumir a responsabilidade pelo pagamento das parcelas restantes junto à administradora de consórcio.

Se a cota já estiver contemplada, a carta de crédito não pode ter sido utilizada. Nesse sentido, a aprovação pela administradora de consórcio é mais rígida, e é essencial passar por uma análise de crédito. Lembre-se: conquistar uma carta contemplada traz alguns riscos, portanto , é fundamental analisar se realmente vale a pena. Para garantir que está fazendo um bom negócio, sempre cheque as informações da cota com a administradora responsável e garanta a aprovação do crédito antes de fazer qualquer tipo de pagamento à terceiro e, quando fizer, tenha certeza de transferir os valores ao titular da cota.

Diretamente com a administradora

Normalmente, as administradoras mantêm grupos de consórcio com vagas em aberto. Nessas situações, busque por uma empresa consolidada no mercado e confira as opções disponíveis. 

As diretrizes mudam de uma empresa de consórcio para outra, entretanto, não será necessário pagar as parcelas anteriores ao ingresso no grupo de consórcio de imediato. Mas, esses valores serão diluídos nas parcelas restantes, o que deixa o prazo menor e as parcelas um pouco mais altas.

Benefícios de entrar no Consórcio em Andamento

Por mais que pareça contraditório, apesar de ser um conteúdo que destaca as preocupações que se deve ter com um consórcio em andamento, há muitas vantagens que merecem destaque. A principal delas envolve esperar menos tempo pela contemplação, ou seja: seu bem é alcançado mais rápido.

Essa rapidez não se deve apenas ao fato do menor prazo de pagamento, mas também ao comportamento dos grupos de consórcio. Nas primeiras assembléias os lances geralmente são mais altos e, com o passar do tempo eles diminuem. Outro fato, é claro, a concorrência.  Como todos os meses alguns participantes são contemplados, a tendência obviamente é que mês a mês a chances de contemplação aumentem pois restam menos participantes concorrendo com oferta de lances e sorteio.

Além disso, ao ter o acesso ao histórico das assembleias anteriores, será bem mais fácil decidir qual o percentual do lance oferecido, caso você opte por utilizá-lo para antecipar o recebimento da carta de crédito.

Para concluir, é essencial que você tome alguns cuidados com grupos em andamento, mas é sem dúvida uma excelente opção para quem deseja entrar em um grupo de consórcio e já ofertar lances. Para fazer parte de um consórcio confiável, verifique, antes de qualquer coisa, se a empresa e o grupo realmente existem, assim como se o consorciado interessado em repassar a cota está em situação regular com a administradora de consórcio.

Dica: jamais se esqueça de conferir todas as regras do consórcio, analise com cautela o contrato. Por último, mas não menos importante, planeje-se financeiramente para ter certeza de que as parcelas irão caber no seu bolso. 

Agora que você sabe que é possível entrar em um consórcio em andamento, com um bom planejamento financeiro e os cuidados certos, esta é uma maneira incrível de investir no seu patrimônio pessoal. Acompanhe nossa última dica! 

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

UP Consórcios possui excelentes oportunidades de investimentos para você. A obrigação de alguém que entra no consórcio é pagar mensalmente as parcelas para evitar a perda do contrato e a exclusão da participação do sorteio mensal, que acontece nas assembleias e dão direito à contemplação da carta de crédito antecipadamente.

Quando o assunto é juros, essa pode ser uma das vantagens mais atrativas do consórcio. Não existe o pagamento pelo empréstimo antecipado do valor, deixando a compra mais barata.

Além disso, por se tratar de uma poupança programada, há a demanda do pagamento de uma taxa administrativa que varia até  20% do montante da carta de crédito. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre