3 dicas para não acumular pendencias financeiras

04/05/2022

Imagem blog

3 dicas para não acumular pendencias financeiras

As pendências financeiras podem nos tirar do controle da situação com o restante dos nossos compromissos. Veja aqui as dicas que separamos para você não deixar suas contas acumularem.

Ninguém gosta de ficar com dívidas. É apenas uma daquelas coisas que acontecem sem o seu aviso prévio, ou pode até parecer que está fora do seu controle. No entanto, não acumular pendências financeiras é possível. Siga nossas estratégias para evitar cair em um buraco de dívida. 

Dicas para não acumular pendências financeiras

Existem algumas práticas que podem evitar a consequência de pendências financeiras. Por exemplo, se você não pode pagar sem um cartão de crédito, não compre. Uma das abordagens mais perigosas para ter um cartão de crédito é viver sob a ilusão de que você pode comprar coisas que na verdade não tem dinheiro para pagar. Uma boa regra para viver é se você não pode pagar por algo em dinheiro, então você não pode pagar com um cartão. Confira nossas dicas: 

3 dicas para não acumular pendencias financeiras

1. Tenha um fundo de emergência de reserva

As economias de emergência são muito importantes para essas situações “just-in-case”. A melhor prática ao tentar estabelecer uma economia de emergência é ter pelo menos 6 meses do seu salário economizado. Isso será algo para cobrir suas despesas se você perder o emprego, tiver uma lesão que o impeça de trabalhar ou quando precisar de dinheiro para um custo inesperado, mas necessário.

2. Pague integralmente os saldos do seu cartão de crédito

A melhor maneira de manter seus gastos sob controle é pagar o saldo do cartão de crédito à medida que avança. Portanto, se você fizer uma compra com seu cartão de crédito, digamos, para ganhar recompensas , envie seu pagamento no dia seguinte, antes que a vida atrapalhe.

3. Corte os desejos, concentre-se nas necessidades e livre-se de pendências financeiras!

 Sempre há espaço em seu orçamento pessoal para cortar hábitos de gastos desnecessários. Isso pode ser ir ao seu restaurante favorito apenas uma vez por mês ou reduzir suas compras online. Quanto mais você eliminar os desejos e gastar apenas com as necessidades, melhores serão suas finanças.

Planejamento para evitar pendências financeiras

Tudo é melhor com um orçamento. Ao fazer um orçamento de suas despesas mensais, você pode acompanhar melhor para onde seu dinheiro está indo e onde pode gastá-lo. Todo mês, divida quanto colocar na poupança, e quanto extra você tem para gastar nas necessidades. Então, se chegar o momento em que você precisar fazer um grande corte de suas despesas, você saberá exatamente o que cortar. Ferramentas online úteis podem ajudá-lo com um orçamento a automatizar parte do processo de orçamento para você.

Não use seu cartão de crédito para adiantamentos em dinheiro

Se você precisa usar seu cartão de crédito para ter dinheiro em mãos, isso é um sinal de que você está abusando de suas finanças. As taxas não são apenas mais altas do que as compras regulares, mas provavelmente também será cobrada outros juros.

Limite o número de cartões que você tem

Vários cartões de crédito significam vários pagamentos e vários casos de juros. Esta é uma configuração para a eventual necessidade de consolidação da dívida, se você não puder lidar com o uso dos cartões com responsabilidade. Quanto mais cobranças acumuladas em cada cartão significa mais espaço para perder o controle de seus gastos e pagamentos.

Folha mestre de despesas

Certifique-se de manter o controle de despesas em uma planilha que você possa atualizar mensalmente. Dessa forma, se você tiver várias contas e cartões, poderá garantir que faça pagamentos integrais em todos eles no momento apropriado. Existem ferramentas online que podem ajudá-lo a obter uma visão completa de suas finanças - até contas, cartões de crédito, empréstimos e contas de investimento em várias instituições financeiras.    

Em caso de aumento salarial…

Se surgir a ocasião em que você recebe um aumento salarial, viva do salário mais baixo que tinha antes e guarde os fundos extras na poupança. Afinal, você conseguiu chegar tão longe do seu salário anterior, coloque os novos fundos em um lugar  onde eles trabalham mais para você.

Colete cupons para economizar dinheiro

Os mantimentos se enquadram na categoria “obrigatório” quando se trata do seu orçamento. Ao usar cupons para minimizar o dinheiro que você precisa usar nessas necessidades, ele liberará dinheiro extra que antes era inacessível. Guardar o dinheiro extra construirá uma proteção maior contra as dívidas.

A parte mais difícil na tentativa de evitar dívidas é se limitar. Gastar tornou-se uma das tentações mais populares na sociedade de hoje. Por meio dessas estratégias, você pode reduzir dívidas em potencial e, ao mesmo tempo, ter espaço sobrando em seu orçamento para si mesmo. 

Aumente sua renda com UP Consórcios

Aumentar sua renda não é tão simples quanto trabalhar mais ou conseguir um emprego melhor remunerado. Se fosse, todos mudariam de emprego e ganhariam progressivamente mais dinheiro até não precisarem mais de cartões de crédito. Dito isto, pode haver maneiras de trazer renda extra - pelo menos temporariamente - até que você pague suas dívidas.

A maneira mais óbvia de trazer mais dinheiro para casa é pedir um aumento ao seu chefe. Marque uma reunião e destaque seus pontos fortes e o bom trabalho que vem fazendo. Se um aumento imediato não for possível, pergunte ao seu gerente o que você precisa fazer para ganhar uma melhor taxa horária ou um salário melhor no futuro.

Outra opção é utilizar o consórcio para aumentar patrimônio, planejar aposentadoria ou mesmo garantir renda extra. O consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

No UP Consórcios, você encontra as melhores condições para tirar todos os seus objetivos do papel com um excelente planejamento financeiro. Já chega de perder tempo, não é mesmo ?Simule e compare, dê aquele UP.