Benefícios do consórcio para pessoas jurídicas

17/03/2022

Imagem blog

Benefícios do consórcio para pessoas jurídicas

Através do consórcio é possível construir uma sede própria e sair do aluguel, reformar um imóvel comercial, renovar ou iniciar uma frota própria (isso vale principalmente para caminhoneiros) e muito mais - e esses são só alguns exemplos de alguns objetivos que uma empresa pode realizar a partir do consórcio. Todo o processo é feito de forma ágil, com prazos estendidos e sem pagar altas taxas de juros.

Benefícios do consórcio para pessoas jurídicas

O consórcio para pessoas jurídicas é uma excelente opção pois não compromete o capital de giro de um negócio, e é possível fazer um planejamento seguro para a compra dos bens. Ou seja, o consórcio é ideal para quem não tem pressa, mas tem disciplina e deseja investir de maneira inteligente, principalmente em tempos de crise.

Se você tem uma empresa e deseja aumentar o patrimônio sem comprometer o capital de seu negócio, o consórcio é a melhor opção. Nele você pode planejar a compra no segmento de seu desejo, sendo imóvel ou veículo, sem a necessidade de pagar entrada e nem altas taxas de juros. 

O financiamento tem ficado cada vez menos vantajoso, pois no consórcio você reduz os custos para a sua empresa e transforma seus  objetivos de conquista em investimento.

Quanto ao funcionamento, as regras do consórcio para pessoa jurídica basicamente são as mesmas que o consórcio para pessoas físicas, no entanto, no consórcio para empresas a carta de crédito não pode ser destinada para uso pessoal.

De cara, o consórcio para pessoas jurídicas apresenta inúmeros benefícios para a sua empresa. Também conhecido como poupança turbinada, ele permite a aquisição de diversos tipos de bens e serviços sem comprometer de modo significativo o capital de giro.

Investimento sem entrada

Da mesma forma que acontece com o consórcio pessoal, não há cobrança de valor de entrada. As parcelas têm o valor distribuído de acordo com a necessidade da empresa e o prazo do contrato é flexível, mas deve ser determinado na hora da contratação. 

Aqui no UP! você tem ainda mais chances de ser contemplado, através dos lances.

beneficios-do-consorcio-para-pessoas-juridicas

Parcelas pagas de acordo com a sua necessidade

Um dos grandes benefícios do consórcio é a possibilidade de escolher o plano ideal, que vá ao encontro das necessidades de sua empresa. Isso significa que você pode determinar o valor da carta de crédito mais adequada para alcançar o seu objetivo, bem como escolher o valor das parcelas e o prazo de pagamento. Não deixe de considerar as opções disponíveis no seu grupo de consórcio. Dessa forma você consegue realizar o investimento de seu negócio sem prejudicar o fluxo interno do caixa.

Investimento com segurança

Se você está em busca de investir com segurança, o consórcio é seu verdadeiro parceiro, pois é um modelo de aquisição que tem legislação própria, que só existe para manter a segurança do sistema. Além disso, as administradoras de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central, garantindo a credibilidade do consórcio.

Manutenção do poder de compra

No consórcio para empresas, o valor da carta de crédito continua sendo atualizado durante o período em que o contrato for válido. Trata-se de uma atualização que ajuda a manter o poder de compra do seu negócio. Dessa forma, após ser contemplado, você pode adquirir um bem ou serviço com um valor atualizado, que deve condizer com o cenário econômico atual.

É possível se expandir mesmo em períodos de crise

Outro grande benefício do consórcio para pessoas jurídicas é a possibilidade de expandir o negócio, mesmo com desafios em decorrência da crise. 

O consórcio traz uma maneira de rever a sua estratégia e ter mais fôlego para esperar a retomada do crescimento da empresa. Ao mesmo tempo, você continua investindo seu dinheiro e tem o poder de controlar melhor o fluxo de caixa, afinal, o consórcio é aliado do planejamento financeiro e impulsiona melhores práticas para investir com segurança.

Flexibilidade de uso do crédito

Quando uma pessoa jurídica, melhor, a empresa, deseja entrar no consórcio, ela adquire uma cota e faz parte de um grupo de consórcio. Quando acontecer a contemplação, é possível comprar qualquer bem ou serviço que faz parte da categoria definida na contratação e disponível  no contrato.

Por exemplo: se for um consórcio de automóveis, pode ser um caminhão, carro, moto, entre outros. Já no consórcio de imóveis pavilhão, casas ou apartamentos, galpões, reformas, entre outros. Dessa maneira, você tem uma possibilidade maior de usar o crédito conquistado para aumentar os ativos do seu empreendimento.

Como funciona o consórcio para pessoas jurídicas?

De acordo com a Lei do Consórcio, prevista na Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76), que determina: “As companhias e quaisquer outras sociedades, sob o mesmo controle ou não, podem constituir consórcio para executar determinado empreendimento.”

No caso, apesar de previsto na Lei das S.A. (Lei das Sociedades por Ações), qualquer empresa (incluindo as Ltdas.) pode associar-se e formar consórcios.

O consórcio para empresa funciona seguindo as cláusulas do contrato de criação e eventuais alterações. Diante disso, precisa haver uma estrutura para a administração.

Com determinada frequência uma empresa precisa pensar em aumentar seu patrimônio e obter redução de custos, no entanto, nesta etapa, a gestão financeira saudável é essencial. 

No geral, uma coisa que todos detestam é depender de um processo burocrático. Com o consórcio não existe isso. Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, ele poderá até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam demais em seu orçamento, a opção é uma carta de crédito mais barata, ou se precisar  vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre