Montar um negócio: como funciona o consórcio de equipamentos

17/03/2022

Imagem blog

Montar um negócio: como funciona o consórcio de equipamentos

Uma das maiores preocupações de empresários nesta crise é manter a competitividade, principalmente diante da concorrência cada vez mais automatizada e em constante crescimento. Há mercado para todos, e hoje, se manter atualizado e munido de tecnologias é fundamental. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios que a pequena empresa tem que enfrentar.

Com isso, a necessidade de investir em máquinas mais modernas e em equipamentos mais eficientes é muito importante, pois elas permitem que você aumente a produtividade e melhore a qualidade dos produtos ou dos serviços prestados. Sem contar na redução de custos que pode ser um desdobramento desse processo. 

Devido a alta dos preços, principalmente em resposta à crise, tem sido cada vez mais difícil para pequenos empreendedores. Mas o consórcio é um aliado para suas conquistas. 

Como funciona consórcio de equipamentos

Existem setores da economia que podem ser favorecidos por esse tipo de consórcio, como  os:  agrícolas, clínicas de saúde, clínicas odontológicas, academias, oficinas mecânicas, clínicas de estética, gráficas, restaurantes, lanchonetes, padarias, açougues, pizzarias e outros.

Consórcio de Veículos e Automotores para comprar equipamentos 

Na prática, você contrata um Consórcio de Auto que corresponde também ao de equipamentos , destinados à compra de um carro, máquinas agrícolas ou veículos automotores. Um grupo de pessoas se une e, por meio de pagamentos mensais, vão acumulando os recursos necessários para a contratação do serviço. Funciona como todo consórcio

Mensalmente, alguns consorciados são sorteados na assembleia e têm direito à carta de crédito de maneira antecipada. Mesmo com ela em mãos, é muito importante continuar o pagamento das parcelas até o encerramento do grupo.

Com o consórcio de automóveis, você poderá comprar máquinas e equipamentos novos ou usados, de qualquer marca ou modelo, nacional ou importado. Além disso, vale lembrar que o Consórcio de Equipamentos também te permite comprar máquinas e equipamentos para a construção civil, medição, médico e hospitalares, industrial.

As parcelas têm juros?

Essa é uma das grandes vantagens dos consórcios: diferentemente de outras formas de compra parcelada, não são cobrados juros em nenhum momento.

Neste período, a única taxa cobrada é a taxa de administração, que remunera a administradora. A grande maioria dos consórcios arrecada também o fundo de reserva e a taxa de adesão.

Para concluir, são feitas correções sobre o valor da carta de crédito, para que ela não perca poder de compra ao longo do tempo. Para isso, o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) é empregado como referência na atualização dos valores.

montar-um-negocio-como-funciona-o-consorcio-de-equipamentos

Como ser contemplado no consórcio de equipamentos

Uma coisa é certeza:  todos que começam a pagar as mensalidades do consórcio serão contemplados. Porém, nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação irá acontecer. Pode ser no primeiro, no segundo, no último mês…Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data da Assembleia.

Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito. Porém, existe outra forma que você pode garantir a contemplação de forma mais rápida – ou de acordo com o que você tiver planejado: a oferta do lance.

Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode fazer uma oferta de lance com o valor que pode antecipar no pagamento de seu consórcio. Essa oferta pode ser realizada 24 horas antes da assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores ofertados ao longo das assembleias, ofertando um percentual competitivo da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele precisa ser pago antes da assembleia. Somente após a contemplação e da definição dos lances mais altos, caso o seu lance seja selecionado, haverá a cobrança do valor que deve ser pago em até 5 dias úteis. Portanto, fique tranquilo: se você oferecer o lance, e não for contemplado, não vai perder nada.

Sorteio ou lance? Como escolher?

Diferentemente de todas as administradoras de consórcio, o UP só realiza a cobrança do valor da taxa de administração após a contemplação. A taxa de administração é um valor cobrado para remunerar a administradora pela formação dos grupos, gestão das cartas de crédito, realização de assembleias e sorteios e repasse da carta para a aquisição do bem.

Portanto, quanto mais demorar para receber o bem, mais você adia o pagamento da taxa de administração. Afinal, o UP favorece a compra do seu carro, imóvel ou serviço de forma planejada. Ao aguardar o sorteio, tem-se o benefício de pagar menos parcelas com a taxa.

Para quem deseja adiantar a contemplação, o lance é muito vantajoso. Dessa forma, você quita as parcelas restantes e realiza o seu objetivo de conquistar um bem sem se preocupar em pagar juros por ele, como acontece com o financiamento

Se você optar por utilizar o valor do lance para reduzir a quantidade de parcelas, nenhuma taxa é aplicada sobre o valor do lance - tá aí outra vantagem. Seja via sorteio ou por lance, você não paga juros ou valor de entrada.

Fui contemplado! E agora?

Antes de ter a carta de crédito em mãos, é preciso fazer a comprovação de alguns documentos para a liberação do valor.

Se ainda tiver com mensalidades a quitar, deve oferecer garantia. Por isso, a administradora realiza uma análise cadastral automática. Essa medida assegura que a contemplação não prejudique os demais integrantes do grupo de consórcio.

Depois dessa etapa, o UP pede alguns documentos pessoais de comprovação:

● Cópia do RG ou CNH;

● Cópia do CPF ou, se o contemplado for uma empresa, cópia do CNPJ;

● Comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado;

● Comprovante de renda (holerites, extratos bancários etc).

Comprovação de renda

Após ter sido contemplado, por sorteio ou lance, o consorciado passará por uma análise de crédito realizada pelo sistema.

Se for necessário fazer a análise de forma manual, deve-se encaminhar para a empresa de consórcio os seguintes documentos, que podem variar de acordo com o seu perfil financeiro e da modalidade contratada:

  • Cópia da carteira de identidade ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou, se o contemplado for uma empresa, cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
  • Comprovante de residência atualizado e em nome do contemplado
  • Comprovante de renda.

Se o consorciado for um trabalhador formal vinculado à CLT, basta que ele apresente sua carteira de trabalho ou seu contracheque dos últimos 3 meses.

Por outro lado, se o consorciado for um profissional liberal ou autônomo, será necessário apresentar uma cópia da declaração do Imposto de Renda ou do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) e extrato da conta corrente.

Se o cliente for um aposentado ou pensionista, deve-se apresentar o comprovante do recebimento do benefício. Se o consorciado for uma empresa, deverá apresentar a declaração mais recente do Imposto de Renda. O processo completo você encontra no Guia do Contemplado, disponível para cada modalidade de consórcio aqui

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre