Casa para comprar com consórcio: como funciona

17/03/2022

Imagem blog

Casa para comprar com consórcio: como funciona

Comprar um imóvel é sempre um momento de sonho realizado na vida de qualquer pessoa. Porém, com a grande valorização que o mercado imobiliário tem vivenciado nos últimos meses, principalmente nos grandes centros urbanos do Brasil, nem sempre é fácil atingir esse objetivo. Por isso, muitas pessoas duvidam que o consórcio imobiliário valha a pena.

Esta é uma maneira de crescimento rápido em que até mesmo pessoas com orçamentos financeiros mais limitados podem ter suas próprias casas. 

Entenda como funciona comprar com consórcio o imóvel que sempre quis ter.

Conquistar casa própria: como funciona comprar com consórcio? 

Para quem adere a um consórcio, uma das dúvidas mais comuns é: o que se pode realmente comprar com consórcio? Qual o valor previsto da carta de crédito? 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a verdade é que você não precisa obter o que deseja em primeiro lugar. De fato, existe uma grande flexibilidade e possibilidade de mudança!

Você pode investir em qualquer projeto da mesma divisão. Por exemplo, através do consórcio de imóveis é possível adquirir:  casas, apartamentos, quartos, galpões, imóveis comerciais, terrenos, etc. Sem falar que existem também cartas de crédito para reforma e construção.

casa-para-comprar-com-consorcio-como-funciona

Como é a formação do grupo de consórcio?

Quando um grupo de pessoas está interessado no mesmo objetivo, neste caso, um imóvel, forma-se um grupo no consórcio. Basicamente, ele é composto por uma determinada quantidade de membros que devem contribuir mensalmente para a formação de uma poupança conjunta. O número de pessoas é pré-determinado pela sociedade gestora.

O destino do autofinanciamento, a exemplo deste conteúdo, será a compra de um imóvel, e isso se dará por meio de sorteios e licitações até que todos recebam uma carta de crédito.

Vale ressaltar que neste modelo não há altos juros no parcelamento, trazendo muito mais benefícios para quem está investindo, visto que a taxa de administração é bem mais barata.

Quais documentos são necessários?

Os documentos necessários para entrar no consórcio de imóvel é outra dúvida bastante comum entre os participantes. Mas, por incrível que pareça, os documentos exigidos não são difíceis de alcançar rapidamente, basta apresentar os documentos pessoais, como RG e CPF, e comprovante de residência. 

Vale ressaltar que cada administrador ou instituição financeira pode solicitar outros documentos que julgar necessários para a emissão do crédito. Portanto, ao considerar, você deve verificar a lista de documentos que você precisa enviar ao administrador do consórcio.

Como funcionam as assembleias e reuniões?

A assembleia de consórcio trata-se de uma reunião mensal entre os membros do grupo e os respectivos dirigentes do consórcio. Pela lei, o consórcio só pode ser constituído após a primeira reunião.

Os encontros previamente agendados no calendário de cada grupo representam momentos de grande esperança para os participantes do consórcio. Seja por sorteio ou licitação, novos destinatários podem ser conhecidos neste momento. O objetivo principal dessas reuniões é considerar os participantes do plano, mas também tratar de outros assuntos próprios dos consorciados.

O que é um lance?

O lance é fundamental para entender os benefícios do consórcio. Trata-se de um recurso para quem quer ser contemplado mais rápido no consórcio. 

Na prática, é mais ou menos como um leilão: quem der o lance mais alto vence. No que diz respeito ao consórcio, a carta de crédito do vencedor está incluída.

O lance é como uma expectativa de parcelas futuras. Por exemplo, os consorciados podem usar o fundo de indenização por demissão de funcionários do governo (FGTS) para licitar e complementar o valor da carta de crédito. Lembre-se sempre de que um membro do consórcio só precisa pagar seu lance se for o vencedor.

Como é a contemplação?

Seja em sorteios ou lances, o momento mais importante para o consórcio imobiliário é a meditação. O procedimento é relativamente simples: o beneficiário pode obter uma carta de crédito no valor acordado em contrato, podendo utilizá-la para adquirir qualquer tipo de imóvel após a análise e aprovação da carta de crédito pela área responsável.

A escolha é democrática: terreno, apartamento, casa, apartamento na planta, em construção e até reforma em imóvel pago. Além disso, existe uma possibilidade pouco conhecida: ou seja, utilizar o crédito disponível para quitar o empréstimo, desde que seja em nome do consorciado e obtenha anuência das entidades financeiras de ambas as partes.

Imóveis que posso comprar com consórcio

O consórcio possui diversas opções de compras. Independentemente do objetivo do imóvel ser: morar no local de compra, aluguel ou investimento, enfim ... um consórcio é a escolha perfeita. Cada categoria tem suas vantagens, e vamos separar algumas delas a seguir:

Comprar casa: significa mais espaço para crianças e bichos de estimação, uma casa também é sinônimo de mais privacidade e liberdade. 

Comprar apartamentos: você tem mais sensação de tranquilidade, é possível contar com serviços e praticidades de condomínio, que trazem maior comodidade no dia a dia. 

Comprar terrenos: mais recomendado para as pessoas que querem acompanhar de perto o nascimento do seu imóvel próprio. Você pode fazer a casa do jeito que sempre sonhou, também é possível contar com a valorização da região, o que pode trazer um excelente retorno de investimento em poucos anos.

Comprar imóveis na planta: utilizar sua carta de crédito em um imóvel na planta pode ser uma boa opção, afinal você garante o valor no lançamento que, normalmente, é menor do que o praticado nos imóveis prontos para morar.

Comprar espaço comercial: para quem quer ter o próprio negócio, ou até mesmo alugar, o consórcio é aberto para diversas possibilidades. Isso ocorre pois é possível adquirir espaços para lojas, restaurantes, escritórios ou salas comerciais. 

No UP Consórcios, fazer um consórcio é muito mais vantajoso. Para resumir, alguns de nossos principais diferenciais são (Anota aí!): 

  • Zero taxa até a contemplação;
  • Lance contemplado sem taxa; 
  • Menor lance contemplado do segmento;
  • Muito mais facilidade para contratar o consórcio. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas e as melhores condições do mercado. Então  Simule, compare e compre