WhatsUP - UP Consórcios
07/2021

Como economizar dinheiro em tempos de crise

Não é novidade que estamos imersos a uma crise há pelo menos 10 anos. Quem não se lembra da crise de 2010? Isso nos mostra que crises vêm e vão.

Nesse sentido, temos certeza que, assim como muitos brasileiros, você sonha com o dia em que poderá dormir em paz sabendo que está conseguindo poupar e chegar no fim do mês com uma folga no orçamento. 

Confira nossas dicas de como economizar, independentemente de quais sejam os seus gastos, renda mensal ou situação econômica! 

Como economizar dinheiro em tempos de crise econômica

1. Faça o controle de todos os seus gastos mensais

Fazer um planejamento financeiro para ter controle dos gastos é uma dica que deve ser levada muito a sério! Ter conhecimento de como está gastando o seu dinheiro é fundamental e exige disciplina. Portanto, comece a registrar cada gasto que você tem, por mais insignificante que ele pareça.

Dica da amiga: use e abuse dos apps, afinal não estamos com a planilha do excel aberta o tempo todo, mas estamos com o celular em mãos. Despesas Diárias é um app simples e fácil de usar para anotar todos os gastos, desde o cafezinho comprado no posto até a despesa no mercado. Depois é só incluir o total de gastos por categoria no na sua planilha de orçamentos, exemplo: x gastos com vestuário, x gastos com o carro (manutenção, gasolina, pedágio), x gastos com guloseimas (café, lanchinho da tarde), etc.

2. Faça cortes do que é desnecessário

Após começar a registrar os seus gastos, você terá uma dimensão real do quanto está gastando e com o que exatamente. Isso vai te ajudar a decidir o que pode ser reduzido ou cortado da lista de despesas!

É essencial nesse caso que você seja honesto consigo mesmo. Entenda o que não é tão essencial e está comprometendo o seu orçamento no final do mês e não tenha pena na hora de cortar estes gastos desnecessários.

3. Comece a poupar no começo do salário

Não se engane, de verdade. É quase impossível economizar com o que sobra no final do mês. Normalmente, a falta de dinheiro acontece por causa de maus hábitos financeiros. Logo, enquanto houver dinheiro disponível, você vai continuar gastando mesmo que de forma não responsável. O melhor a ser feito é separar a quantia que você pretende poupar logo que receber o seu salário, e não contar mais com esse valor para nada.


Leia também: Saiba como limpar o nome para comprar bens

4. Evite entrar em parcelamentos desnecessários

O cartão de crédito foi criado como forma de trazer uma solução financeira rápida, porém, muitas vezes, ele é um verdadeiro inimigo, sobretudo em momento de quarentena em que as compras online estão com tudo. Nesse sentido, faça compras parceladas somente se for realmente necessário e procure parcelar na menor quantidade de parcelas possíveis, para evitar o pagamento de  juros. Você não tem como prever como será a sua situação financeira no futuro, nesse sentido é mais sábio fazer um esforço agora ao invés de ficar carregando as dívidas por meses.

5. Abandone o cheque especial

Aqui está o famoso ‘’ajuda que atrapalha’’, sabe? O cheque especial traz a falsa ilusão de que você está se livrando das dívidas enquanto na realidade faz o oposto disso. Ou seja, desconsidere esta opção se você quer economizar dinheiro e fique de olho para não ficar sem saldo na conta. É melhor passar o resto do mês no vermelhinho até receber o próximo salário do que se submeter aos juros absurdos do cheque especial.

6. Pesquise antes de comprar

A compra por impulso também é uma grande inimiga de quem quer guardar dinheiro. Não saia por aí comprando com pressa, tenha paciência e gaste o tempo suficiente pesquisando preços e condições de pagamento de um produto que você deseja adquirir. Graças aos avanços da tecnologia, a internet é uma das ferramentas mais úteis para pesquisar e comparar preços sem nem precisar sair de casa.

7. Fique atento com os conhecidos ‘’gastos pequenos”

Eles podem até ter a aparência de inofensivos. Mas se você seguir a dica número 1 saberá o quanto eles pesam no seu orçamento mensal. Aquele ifood desnecessário no final do dia, um café na padaria, um “agradinho” para você mesmo… Quando você coloca estes gastos no papel (ou em uma tabela de planejamento financeiro) ficará surpreso com as proporções que eles podem tomar. E, se você quer economizar dinheiro em tempos de crise, será preciso fazer pequenos sacrifícios.

8. Diversifique o seu lazer

Sem dúvidas que você deve reservar uma parte do seu dinheiro para o lazer, afinal, precisamos nos distrair e é por isso que você trabalha também. Mesmo assim, as contas precisam fechar no final do mês e é fundamental que você encontre meios de tornar as horas de diversão mais econômicas. Que tal chamar os amigos para um jantar em casa ao invés de ir ao seu restaurante preferido diversas vezes na semana?

9. Não gaste mais do que você recebe

Não espere o dia em que você terá condições para começar a guardar o seu dinheiro, afinal, pode ser que ele nunca chegue. Comece agora e procure se organizar com o que você tem! Adaptar o seu padrão de vida à sua realidade financeira e planejar melhor os seus gastos são muito importantes para você conseguir atingir seus objetivos.

Acredite: você pode ter prazer em poupar seu dinheiro tanto quanto ou até mais do que em gastar!

10. Não pare de planejar! 

Esse último ponto importante é fundamental. O fato de você criar objetivos será um incentivo a mais para guardar dinheiro. Afinal, planejar  algo que você quer muito irá te servir como motivação para continuar poupando e fazendo pequenos sacrifícios.

Você sabia que o Consórcio é um investimento seguro?

Seja para dar entrada em um imóvel, comprar um carro ou fazer uma reforma ou cirurgia plástica… Definir metas financeiras e datas para realizar seus objetivos só traz vantagens para a saúde do seu bolso.

Lembra quando dissemos que você precisa priorizar guardar seu dinheiro e não deixar para fazer isso com o que sobra no fim do mês, mas sim logo que recebe seu salário? Pois é, uma forma de blindar seus objetivos é pagar um consórcio. Sabe aquele boleto do bem, que te deixa gastar de consciência tranquila afinal você sabe que está poupando para algo que realmente deseja? É como carimbar seu objetivo! Ao invés de guardar dinheiro aleatoriamente, você sabe para que está guardando e quando vai realizar.

Nesse sentido, o consórcio é um ótimo investimento a médio e longo prazo, pois não tem os juros que o financiamento cobra. É importante reforçar que o consórcio não é um investimento para aqueles que desejam ter um retorno rápido. Entretanto, é possível acelerar a contemplação de algumas maneiras, como por meio dos lances. Nesses casos, o investidor pode adquirir o bem mais rápido. Também pode aumentar o patrimônio ou obter lucratividade e renda a partir dele.

O consórcio é uma ótima opção de investimento para quem deseja ter segurança e acessibilidade na hora de aplicar o seu dinheiro, do tipo ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. Além disso, é perfeito para quem tem um bom capital em mãos e busca conquistar um objetivo  a custos baixos.

Então, assim que for fazer o seu consórcio, não deixe de buscar uma administradora que esteja autorizada pelo Banco Central, pois, dessa forma, o seu investimento não vai correr riscos!

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco


Até a próxima!

Outras matérias relacionadas

07/2021

Quanto tempo preciso esperar para ser contemplado no consórcio de imóveis?

Ao contratar um consórcio de imóvel, você passa a fazer parte de um grupo que possui um objetivo em comum. Confira outras vantagens do consórcio de imóveis! 

07/2021

Posso vender imóvel adquirido com consórcio?

Posso vender imóvel adquirido com consórcio? A resposta é: sim! Veja como funciona.

07/2021

Fuja das taxas e cobranças de consórcio: conheça a proposta do UP

Saiba como o UP reinventou o consórcio e oferece um plano diferenciado pra você.

Como economizar dinheiro em tempos de crise

Como economizar dinheiro em tempos de crise

Não é novidade que estamos imersos a uma crise há pelo menos 10 anos. Quem não se lembra da crise de 2010? Isso nos mostra que crises vêm e vão.

Nesse sentido, temos certeza que, assim como muitos brasileiros, você sonha com o dia em que poderá dormir em paz sabendo que está conseguindo poupar e chegar no fim do mês com uma folga no orçamento. 

Confira nossas dicas de como economizar, independentemente de quais sejam os seus gastos, renda mensal ou situação econômica! 

Como economizar dinheiro em tempos de crise econômica

1. Faça o controle de todos os seus gastos mensais

Fazer um planejamento financeiro para ter controle dos gastos é uma dica que deve ser levada muito a sério! Ter conhecimento de como está gastando o seu dinheiro é fundamental e exige disciplina. Portanto, comece a registrar cada gasto que você tem, por mais insignificante que ele pareça.

Dica da amiga: use e abuse dos apps, afinal não estamos com a planilha do excel aberta o tempo todo, mas estamos com o celular em mãos. Despesas Diárias é um app simples e fácil de usar para anotar todos os gastos, desde o cafezinho comprado no posto até a despesa no mercado. Depois é só incluir o total de gastos por categoria no na sua planilha de orçamentos, exemplo: x gastos com vestuário, x gastos com o carro (manutenção, gasolina, pedágio), x gastos com guloseimas (café, lanchinho da tarde), etc.

2. Faça cortes do que é desnecessário

Após começar a registrar os seus gastos, você terá uma dimensão real do quanto está gastando e com o que exatamente. Isso vai te ajudar a decidir o que pode ser reduzido ou cortado da lista de despesas!

É essencial nesse caso que você seja honesto consigo mesmo. Entenda o que não é tão essencial e está comprometendo o seu orçamento no final do mês e não tenha pena na hora de cortar estes gastos desnecessários.

3. Comece a poupar no começo do salário

Não se engane, de verdade. É quase impossível economizar com o que sobra no final do mês. Normalmente, a falta de dinheiro acontece por causa de maus hábitos financeiros. Logo, enquanto houver dinheiro disponível, você vai continuar gastando mesmo que de forma não responsável. O melhor a ser feito é separar a quantia que você pretende poupar logo que receber o seu salário, e não contar mais com esse valor para nada.


Leia também: Saiba como limpar o nome para comprar bens

4. Evite entrar em parcelamentos desnecessários

O cartão de crédito foi criado como forma de trazer uma solução financeira rápida, porém, muitas vezes, ele é um verdadeiro inimigo, sobretudo em momento de quarentena em que as compras online estão com tudo. Nesse sentido, faça compras parceladas somente se for realmente necessário e procure parcelar na menor quantidade de parcelas possíveis, para evitar o pagamento de  juros. Você não tem como prever como será a sua situação financeira no futuro, nesse sentido é mais sábio fazer um esforço agora ao invés de ficar carregando as dívidas por meses.

5. Abandone o cheque especial

Aqui está o famoso ‘’ajuda que atrapalha’’, sabe? O cheque especial traz a falsa ilusão de que você está se livrando das dívidas enquanto na realidade faz o oposto disso. Ou seja, desconsidere esta opção se você quer economizar dinheiro e fique de olho para não ficar sem saldo na conta. É melhor passar o resto do mês no vermelhinho até receber o próximo salário do que se submeter aos juros absurdos do cheque especial.

6. Pesquise antes de comprar

A compra por impulso também é uma grande inimiga de quem quer guardar dinheiro. Não saia por aí comprando com pressa, tenha paciência e gaste o tempo suficiente pesquisando preços e condições de pagamento de um produto que você deseja adquirir. Graças aos avanços da tecnologia, a internet é uma das ferramentas mais úteis para pesquisar e comparar preços sem nem precisar sair de casa.

7. Fique atento com os conhecidos ‘’gastos pequenos”

Eles podem até ter a aparência de inofensivos. Mas se você seguir a dica número 1 saberá o quanto eles pesam no seu orçamento mensal. Aquele ifood desnecessário no final do dia, um café na padaria, um “agradinho” para você mesmo… Quando você coloca estes gastos no papel (ou em uma tabela de planejamento financeiro) ficará surpreso com as proporções que eles podem tomar. E, se você quer economizar dinheiro em tempos de crise, será preciso fazer pequenos sacrifícios.

8. Diversifique o seu lazer

Sem dúvidas que você deve reservar uma parte do seu dinheiro para o lazer, afinal, precisamos nos distrair e é por isso que você trabalha também. Mesmo assim, as contas precisam fechar no final do mês e é fundamental que você encontre meios de tornar as horas de diversão mais econômicas. Que tal chamar os amigos para um jantar em casa ao invés de ir ao seu restaurante preferido diversas vezes na semana?

9. Não gaste mais do que você recebe

Não espere o dia em que você terá condições para começar a guardar o seu dinheiro, afinal, pode ser que ele nunca chegue. Comece agora e procure se organizar com o que você tem! Adaptar o seu padrão de vida à sua realidade financeira e planejar melhor os seus gastos são muito importantes para você conseguir atingir seus objetivos.

Acredite: você pode ter prazer em poupar seu dinheiro tanto quanto ou até mais do que em gastar!

10. Não pare de planejar! 

Esse último ponto importante é fundamental. O fato de você criar objetivos será um incentivo a mais para guardar dinheiro. Afinal, planejar  algo que você quer muito irá te servir como motivação para continuar poupando e fazendo pequenos sacrifícios.

Você sabia que o Consórcio é um investimento seguro?

Seja para dar entrada em um imóvel, comprar um carro ou fazer uma reforma ou cirurgia plástica… Definir metas financeiras e datas para realizar seus objetivos só traz vantagens para a saúde do seu bolso.

Lembra quando dissemos que você precisa priorizar guardar seu dinheiro e não deixar para fazer isso com o que sobra no fim do mês, mas sim logo que recebe seu salário? Pois é, uma forma de blindar seus objetivos é pagar um consórcio. Sabe aquele boleto do bem, que te deixa gastar de consciência tranquila afinal você sabe que está poupando para algo que realmente deseja? É como carimbar seu objetivo! Ao invés de guardar dinheiro aleatoriamente, você sabe para que está guardando e quando vai realizar.

Nesse sentido, o consórcio é um ótimo investimento a médio e longo prazo, pois não tem os juros que o financiamento cobra. É importante reforçar que o consórcio não é um investimento para aqueles que desejam ter um retorno rápido. Entretanto, é possível acelerar a contemplação de algumas maneiras, como por meio dos lances. Nesses casos, o investidor pode adquirir o bem mais rápido. Também pode aumentar o patrimônio ou obter lucratividade e renda a partir dele.

O consórcio é uma ótima opção de investimento para quem deseja ter segurança e acessibilidade na hora de aplicar o seu dinheiro, do tipo ideal para quem não tem disciplina na hora de economizar. Além disso, é perfeito para quem tem um bom capital em mãos e busca conquistar um objetivo  a custos baixos.

Então, assim que for fazer o seu consórcio, não deixe de buscar uma administradora que esteja autorizada pelo Banco Central, pois, dessa forma, o seu investimento não vai correr riscos!

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP

Simule seu consórcio agora mesmo!

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus questionamentos nos comentários! Ou entre em contato conosco


Até a próxima!

Últimas Postagens

Apartamento com varanda gourmet: dicas de decoração

Além das vantagens por si só, um apartamento com varanda gourmet pode ser ainda mais otimizado. Neste artigo te daremos algumas dicas de decoração.

Quais são os tipos de consórcio para abrir um negócio?

O consórcio para abrir um negócio é uma excelente alternativa para quem está pensando e em concretizar novos planos! Podemos te ajudar no processo.

Quanto custa um apartamento no Consórcio?

Você sabe quanto custa um apartamento no consórcio? O sistema de consórcios oferece planos e vantagens exclusivas para você programar a sua compra. Confira!

5 razões para comprar apartamento de luxo como investimento

Comprar um apartamento de luxo é equivalente a comprar uma fatia valiosa da cidade. Quer saber como fazer para ter um apartamento como investimento? Confira!

Financiamento de caminhão é uma boa escolha?

Além disso, os trâmites para financiamento de caminhão são complexos, haja burocracia…Neste artigo te explicamos o porquê e a solução para isso.

Financiamento de carro: qual a melhor modalidade de compra?

Muitos consumidores costumam ficar em dúvida sobre qual opção escolher: financiamento de carro ou consórcio? Calma que estamos aqui para te ajudar na escolha.
Facebook - UP Consórcios
Instagram - UP Consórcios
Twitter - UP Consórcios
Linkedin - UP Consórcios
Youtube - UP Consórcios
Deezer - UP Consórcios
Spotify - UP Consórcios