Como evitar contratempos financeiros?

04/07/2022

Imagem blog

Como evitar contratempos financeiros?

Não tenha dúvida: a melhor maneira de evitar contratempos financeiros é através de um bom planejamento. Leia o texto que preparamos e saiba mais!

Quando a economia enfrenta grandes mudanças, os efeitos são sentidos por muitos. Algumas pessoas perdem sua renda enquanto outras veem seu portfólio de investimentos ser atingido. Mas mesmo sem enfrentar grandes dificuldades financeiras, muitos brasileiros ainda sentem a pressão de uma economia desestabilizada e optam por apertar os cintos financeiros.

Se você tem um plano financeiro em vigor há anos ou simplesmente deseja assumir o controle de suas finanças durante tempos econômicos difíceis, use essas dicas para garantir que suas finanças estejam preparadas para o que quer que aconteça.

7 Dicas para evitar contratempos financeiros

1. Comece com seus objetivos

Antes de começar a planejar ou ajustar seu plano, você precisará revisitar – e potencialmente reavaliar – suas metas financeiras. Sente-se e escreva seus 10 principais objetivos financeiros, tanto de longo quanto de curto prazo. Depois de ter sua lista, considere quais objetivos são mais importantes para você. Economizar para a aposentadoria? Pagando a dívida? Usando planilha de metas financeiras, priorize suas metas, crie uma meta e acompanhe seu progresso.

Como evitar contratempos financeiros?

2. Corte em despesas desnecessárias

Quando o dinheiro está apertado, tome medidas para apertar seu cinto financeiro. Primeiro, revise os recibos e as contas dos meses anteriores, depois corte suas despesas para refletir um orçamento prático. 

Por exemplo, cancele assinaturas que você raramente usa ou reduza o máximo possível seus serviços de telefone e internet. Reduza o jantar fora e reduza o custo das compras planejando refeições ou escolhendo receitas que exigem ingredientes que você já tem em estoque.

3. Refaça seu orçamento

Depois de analisar detalhadamente suas finanças e considerar onde você pode fazer os ajustes necessários, reserve um tempo para refazer seu orçamento mensal. Comece somando sua renda mensal e registre quanto dinheiro você planeja economizar a cada mês

A partir daí, percorra várias categorias de gastos – serviços públicos, transporte, saúde e bem-estar, etc. – e anote quanto você planeja gastar a cada mês. No final, revise seus totais mensais e ajuste seus números até ficar satisfeito com o resultado.

4. Foco no pagamento de dívidas (enfrente os contratempos financeiros)

Durante tempos incertos, os pagamentos de dívidas iminentes podem aumentar o estresse. Concentrar-se nos pagamentos de suas dívidas com as taxas de juros mais altas pode ajudá-lo a evitar pagar juros demais no longo prazo. Se suas dívidas tiverem taxas de juros semelhantes, pague primeiro o menor saldo e, em seguida, coloque esse valor do pagamento mensal no próximo menor saldo.

5. Repense suas estratégias de economia

Além de pagar a dívida, você provavelmente tem algumas metas de poupança de longo e curto prazo que podem precisar reavaliar. Existem metas de economia não essenciais que você pode adiar ou pausar, como economizar para férias ou um carro novo? 

Quando a economia está incerta, você pode decidir mudar seu foco para construção de um fundo de emergência. Ou potencializar seus investimentos. Por exemplo, talvez seja mais vantajoso investir no consórcio do que deixar um dinheiro parado numa poupança. Isso porque, quando contemplado no consórcio você alcançará bens de alto valor e, para conquistá-los, terá que pagar parcelas mensais que cabem no seu bolso. Não à toa, o consórcio é conhecido como poupança turbinada

6. Contratempos financeiros futuros, não! Pense na aposentadoria!

Se puder, faça o possível para continuar contribuindo para suas contas de aposentadoria durante esse período. Se você precisar realocar alguns de seus fundos, ajuste suas contribuições por um curto período de tempo e certifique-se de usar os fundos restantes para pagar dívidas, cobrir despesas essenciais ou contribuir para seu fundo de emergência.

Aliás, o consórcio é ideal para quem quer planejar a aposentadoria. Você pode investir em imóveis, por exemplo, e entrar no mercado imobiliário. 

Agora que você já sabe como evitar contratempos financeiros, que tal conquistar seus objetivos com planejamento e segurança financeira? 

7. Investir e Faturar para ficar livre de contratempos financeiros

Pode parecer que não, mas essa é uma boa hora para investir em um consórcio que te ajude a conquistar objetivos no futuro. Isso porque agora todos nós estamos aprendendo a lidar com um período atípico de consumo, de recursos e até sobre como nos relacionamos com o dinheiro. 

Tá aí a oportunidade que você precisava para incluir hábitos financeiramente sustentáveis na sua vida. E o consórcio possibilita isso: você define o valor que precisa para conquistar seu objetivo, o valor da parcela que cabe no seu bolso e o prazo que você prefere. 

A visão é a seguinte: o consórcio por si só já é uma maneira de poupar em grupo para fazer uma compra planejada, seja de um bem ou serviço. Ao final de um consórcio de imóveis, por exemplo, todos os participantes têm o crédito necessário, disponibilizado em uma carta para compra do bem ou contratação do serviço. Quando é contemplado, o consorciado parte para a aquisição de um imóvel.

Como o consórcio ajuda a enfrentar contratempos financeiros?

Ao entrar no consórcio, ao mesmo tempo em que você paga suas contas e vai limpar seu nome, pode também juntar dinheiro para seus projetos, sem depender de cartões de crédito, cheque especial, empréstimos ou financiamentos. E, somado a isso, o consórcio é uma alternativa super viável, pode comparar com outras modalidades e comprovar! 

Auxilia no controle de contas

É comum que as alternativas de crédito sejam as principais causas de endividamento. 

Muitas pessoas, que não têm outras opções, acabam recorrendo ao cartão de crédito ou a empréstimos para conquistar bens de alto valor, fazer uma viagem em família ou reformar a casa. 

Porém, o efeito que isso tem é contrário à organização financeira, principalmente quando a decisão é tomada sem pensar antes. Devido aos juros, em algum momento as parcelas ficam altas demais e podem prejudicar o orçamento familiar. Já com o consórcio, é possível planejar todas as suas necessidades, sobretudo os itens mais caros, como carros e motos. Afinal, quando você entra no consórcio, escolhe o plano ideal para o seu orçamento, evitando assim se envolver em mais dívidas.

Corta gastos desnecessários

No consórcio, você terá um compromisso:  honrar as mensalidades do seu consórcio. Assim, você ficará livre de gastar dinheiro com itens superficiais, e estará sendo impulsionado a direcionar seus recursos de forma inteligente. O dinheiro passa a ficar reservado para o que realmente é importante, chega de gastar dinheiro com bobagens!

Aos poucos, isso vai se tornando um bom hábito, pois, mesmo que as mensalidades estejam em dia, sua consciência terá sido programada para reservar dinheiro, ao invés de gastar. Até por isso, nós do UP falamos que o consórcio é como uma poupança turbinada

Te ajuda a fugir de dívidas altas

Quando você escolhe por um financiamento e não um consórcio, deve ter em mente que pagará uma dívida por um período muito longo. Caso não consiga arcar com os custos, volta a ficar no vermelho. 

Por outro lado, o consórcio é um investimento: você faz pagamentos programados que formam um fundo financeiro específico para cada projeto pessoal.

Além disso, há uma maior flexibilidade nessa forma de investir. Se o valor mensal for muito alto, é possível buscar alternativas com a administradora do consórcio, e assim evitar o atraso nas parcelas.

Mais segurança para o futuro!

O consórcio é mais seguro para suas conquistas. A partir dele é possível conquistar pequenos projetos, como a reforma do quarto para o filho que está chegando, preparar uma festa de casamento, viagem de lua de mel, e muito mais. 

Mas além disso, o consórcio também permite que você construa um patrimônio, planeje a aposentadoria e consiga ter uma vida mais estável. 

Por fim, a gente tem que andar com um pé no hoje e outro no amanhã, principalmente quando se trata de dinheiro. O lance não é ficar rico de uma hora pra outra e comprar tudo que vê pela frente, mas sim ter saúde financeira para poder planejar o que você quer e precisa comprar. 

No UP Consórcios você encontra as melhores condições para conquistar bens e serviços de alto valor. E vamos além: o consórcio é um aliado de quem quer organizar a vida financeira. Faça uma simulação e comprove!