Como preparar uma Festa Inesquecível!

17/03/2022

Imagem blog

Como preparar uma Festa Inesquecível!

Ter o que comemorar é a melhor forma de reunir os seus amigos. Afinal, quem não gosta de uma boa festa?

Por mais que você tenha com quem dividir os bons momentos, uma festa precisa, antes de mais nada, de um objetivo claro.

  • Por que estou comemorando?
  • O que quero que tenha na festa?
  • Qual o local?
  • Quem serão os convidados?
  • Como fazer para que tudo dê certo?

A chave de tudo, claro, é a organização. Se você vai fazer uma formatura, infelizmente não poderá chamar todos os amigos que conhece desde a infância, afinal, trata-se de um evento para os mais próximos. Está pensando em uma data especial de comemoração para o seu filho, mas não sabe por onde começar? Talvez um buffet seja uma boa pedida.

Você também pode gostar: 4 dicas para fazer planejamento financeiro.

Dicas de Como Preparar uma Festa Inesquecível!

Cada festa exige um tipo diferente de organização e planejamento. Com o nosso guia, você vai ficar craque em preparar festas de todos os tipos. Confira!

Festa de debutante

Quase toda adolescente, quando vê os 15 anos se aproximar, sonha em ter uma festa só pra ela, com todas as amigas, colegas e familiares contemplando seu belo vestido. Se você planeja uma festa dessas para a sua filha, não espere a tão aguardada idade se aproximar. Você pode se planejar por muitos meses, até anos antes do evento.

O ideal é procurar com antecedência preços de buffet e prestadores de serviços, como garçons, fotógrafo ou até mesmo o popular ‘robozinho’ para a pista de dança. Quem se planeja um ano antes tem a possibilidade de parcelar o que tende a ser mais caro na festa, como o vestido, decoração e serviço de buffet.

Como a procura por festas de debutante têm aumentado exponencialmente, existem muitas diferenças de preços na hora de fazer a festa acontecer. Muitos organizadores insistem, por exemplo, para que a garota compre pelo menos três vestidos, para trocar em diferentes momentos, como a valsa e a hora do bolo. Além disso, têm os vestidos das damas, que muitas vezes ficam na conta de quem está organizando.

Assim, é importante ter pulso firme na hora de tomar as decisões. Faça as contas do quanto deseja investir na festa e contrate os serviços de acordo com o orçamento já estipulado. Tenha em mente que é comum que o valor final estoure um pouco, principalmente devido aos imprevistos que podem acontecer. O importante é não ser guiado pela empolgação.

E pense muito bem nos convidados que pretende chamar: quanto maior o número de pessoas, maior o gasto. Chame os amigos e familiares mais próximos. Ah, e tenha a certeza de ter um bom DJ no comando da festa.

Festa de formatura

Organizar uma festa de formatura exige mais cuidados, principalmente quando envolve colegas, pais e professores. O recomendado é organizar com dois anos de antecedência. É preciso formar comissão e planejar antes de escolher a agência de eventos que ficará a cargo de oferecer a festa.

Em muitos casos, os alunos formam rifas ou um fundo que pode ser utilizado exclusivamente para a formatura. Se o seu filho ou filha estiver na linha de frente da comissão de uma formatura de ensino médio, por exemplo, ajude a encontrar uma empresa com boa reputação; converse com formandos mais velhos e pergunte sobre suas experiências.

Depois disso, é preciso avaliar a infraestrutura do local escolhido, a data de colação, contratos e a roupa que será usada na cerimônia. Peça com antecedência fotos e vídeos dos alunos, para mostrar durante a festa. Ah, e converse com os pais dos demais colegas do seu filho que queiram participar ativamente da festa.

Se a ideia é fazer uma festa de formatura de faculdade, pode-se pesquisar sítios, chácaras ou até mesmo o próprio auditório da universidade. Embora a instituição seja responsável pela colação de grau, os graduandos precisam ver com antecedência a melhor forma de preparar uma festa. Por isso, o ideal é envolver turmas de outros períodos, já que nem todos os alunos demonstram interesse pela celebração.

Festa de aniversário

Uma boa festa de aniversário precisa estar alinhada com as expectativas do aniversariante. Claro, uma celebração de 10 anos é muito diferente de uma festa de 18 ou 30 anos, mas algumas dicas gerais podem ser úteis em todos esses exemplos.

Antes de tudo, é preciso pensar em:

● Qual o espaço que quero utilizar?

● Quanto posso investir para essa festa?

● Quantos convidados posso chamar?

● Qual vai ser o tema?

Essas perguntas podem ser determinantes para os próximos passos. Se a ideia é fazer em um lugar alugado, vale a pena conferir as diversas opções de buffet. A vantagem é que muitos deles oferecem um serviço completo, que inclui decoração e limpeza – algo que pode ser excelente para poupar o seu tempo. Mas, se optar por isso, procure saber sobre a reputação do serviço consultando outros clientes que também contrataram essa opção.

Se você estiver com pouca grana, mas mesmo assim quiser fazer uma festa inesquecível, vale a pena chamar os amigos para a sua casa e apostar na criatividade do tema e da decoração.

Festa de casamento

É preciso definir o estilo do casamento antes de avisar aos convidados que o seu dia está prestes a chegar. Você quer casar no campo? Ir para a igreja e, depois, comemorar em um salão? Chamar todos para ver sua festa na praia?

Depois disso, estabeleça o quanto pretende gastar com o evento. Essa etapa é importante, pois ajuda a nortear todas as decisões que vêm a seguir: escolha do vestido, cardápio, decoração, fotógrafo, quantidade de convidados etc.

É comum que alguns casais optem por criar um fundo prévio, para que os convidados colaborem com o valor da lua-de-mel (a partir de um site ou pelas redes sociais, por exemplo). E, claro, tem a clássica gravata e o sapato da noiva durante a cerimônia, rituais que, além de importantes, ajudam a ter um dinheirinho a mais na sua viagem – que também precisa ser organizada com antecedência.

Como Preparar uma Festa Inesquecível - UP Consórcios
Faça sua Festa de Casamento com Consórcio!

E aí, gostou de aprender um pouco sobre como organizar festas?

Você sabia que, com o UP Consórcios, você pode investir em uma carta de crédito para todos os tipos de festas, incluindo casamento? Faça uma simulação no nosso site e confira as vantagens do que há de mais inovador em consórcio.

Você não paga taxa de fundo de reserva e só arca com a taxa de administração após ser contemplado.