Comprar imóvel para reformar é um bom negócio?

17/03/2022

Imagem blog

Comprar imóvel para reformar é um bom negócio?

Todas as pessoas que buscam por boas oportunidades de investir no mercado imobiliário, em algum momento, irão se deparar com a possibilidade de comprar imóvel para reformar. Contudo, paralelo a isso, surge uma dúvida: é um bom negócio? 

Os gastos com reforma não costumam ser baixos, por isso, dependendo da situação, pode não ser a melhor opção. Mas vamos te ajudar! 

4 situações em que comprar imóvel para reformar é um bom negócio? 

1) Quando o valor de venda está abaixo do mercado

Antes de qualquer decisão, é necessário observar a oferta. Afinal, um imóvel que exige reformas costuma ter um preço menor quando comparado àqueles que já estão prontos para morar. Assim, é bom analisar os imóveis novos em condições semelhantes, como:

  • na mesma região da cidade;
  • de mesma área construída;
  • de área total equivalente;
  • com divisão interna semelhante e assim por diante.

Ao identificar a diferença entre os preços, será possível ter uma visão geral para tomar a melhor decisão. 

2) Área do imóvel é ampla e diferenciada

Uma questão muito verdadeira é que os imóveis novos não são tão amplos como os antigos, que normalmente precisam de reformas. Sobretudo se tratando de apartamentos. Mas isso acontece devido a uma tendência atual: aproveitar ao máximo os espaços para tornar as vendas mais rentáveis para as construtoras — a lógica segue a seguinte ideia: é melhor vender 2 unidades menores que só uma maior. Esse é um dos motivos dos imóveis para reformar serem tão requisitados. 

3) Estrutura própria para ser aproveitada

A estrutura é um dos detalhes mais importantes a observar se você está procurando um imóvel para reformar. Fica a dica: quanto mais você puder reaproveitar, mais barato sairá a reforma! 

Por exemplo, fuja das opções que precisam derrubar paredes e fazer novas fundações, pois dependendo da sua condição financeira atual, pode encarecer bastante o custo da construção. 

Além disso, confira as instalações elétricas e hidráulicas, falhas nessas seções de uma construção podem resultar em paredes quebradas e necessidade de modificar toda a estrutura oculta, aquele que você deixou de buscar informações. 

4) O valor de venda compensa o custo da reforma

Se o seu principal objetivo é comprar imóvel para revender, é fundamental colocar tudo na ponta do lápis. Isso porque toda a economia e pechincha na aquisição precisa ser compensada com uma reforma de baixo custo e com um bom valor de venda. Contudo, não abra mão da qualidade!!!

Faça uma análise sobre o valor final de venda de um imóvel mais novo na região, assim você terá parâmetros seguros para seguir e tomar a melhor decisão. 

comprar-imovel-para-reformar-e-um-bom-negocio

Consórcio para reformar imóvel: como funciona

Não tem segredo, se você já conhece a dinâmica do consórcio, saiba que é a mesma para o consórcio para reformar a casa. Para usar a carta de crédito para reformar, o primeiro passo é comprovar que é proprietário de imóvel urbano, residencial ou comercial, que será destinada à reforma. Além disso, o imóvel deve estar em território nacional. Se a sua ideia ao reformar a casa é não alterar as características próprias, estruturais, do imóvel, não será preciso elaborar um laudo de análise da prefeitura. Este só será necessário em caso de ampliação.

Para conseguir usar o valor do consórcio para reforma, os documentos solicitados são orçamento e cronograma físico-financeiro da obra, memorial descritivo e ART de projeto e execução.

Tendo a carta de crédito em mãos, o consorciado pode realizar, por exemplo, os seguintes serviços de reforma de casa

  • troca de revestimentos;
  • instalações hidráulicas;
  • ampliações;
  • compra de materiais;
  • pinturas;
  • instalações elétricas;
  • serviços de marcenaria;
  • serviços de manutenção;
  • construção de piscinas;
  • construção de churrasqueiras;
  • reparos em geral.

O consórcio para reformar imóvel é seguro?

O consórcio é uma modalidade de crédito que, a partir da formação de grupos e do pagamento de parcelas mensais, permite o acesso ao recurso necessário para a conquista do objetivo. Ele pode ser utilizado para a contratação de serviços ou para a compra de bens, de acordo com as condições previstas em contrato.

A carta de crédito é liberada por meio de sorteios mensais, até que todos os consorciados sejam contemplados. Mas quem tem pressa pode ofertar um lance para adiantar a contemplação e começar logo a reforma. O número de contemplações varia de acordo com o saldo arrecadado com o pagamento das parcelas.

Se tratando de consórcio para reformar a casa, é necessário fazer parte de um grupo de consórcio de serviços. Esta é uma modalidade que ainda não é amplamente conhecida, como já dissemos acima, mas sempre que alguém descobre as possibilidades dele, fica surpreso e interessado. 

No consórcio para reformar, a administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal da parcela. O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do serviço escolhido, assim como de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de serviços se estende até no máximo 20 meses, lembrando que, quanto maior o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no término das suas parcelas. De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances de contemplação, assim você pode adiantar a sua contemplação e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

A grande vantagem ao contratar um consórcio para reformar casa é o não pagamento de juros e o poder de barganha na compra à vista. Ou seja, você acaba economizando de duas formas! 

Mas vamos ressaltar também o fato de dormir tranquilo sabendo que tem somente uma parcela mensal para pagar e isso é tudo! Ao invés do empréstimo com o banco + os cheques do pedreiro + os 10 diferentes parcelamentos do cartão de crédito de cada visita ao depósito de materiais de construção + os cheques do arquiteto!

O UP Consórcios têm os menores lances do segmento e as maiores chances de contemplação. Simule e comprove!