Comprar trator usado: vantagens e desvantagens

17/03/2022

Imagem blog

Comprar trator usado: vantagens e desvantagens

Comprar trator usado é uma prática bastante comum entre os profissionais do campo agrícola, apesar disso, é fundamental analisar os pontos fracos e fortes antes de fazer qualquer investimento. Se tratando de um bem de alto valor como um trator, ainda mais. 

Vantagens e desvantagens de comprar trator usado

Quem trabalha no mercado agrário sabe que muitas pessoas tendem a acreditar que um trator usado não é capaz de oferecer nenhuma vantagem ao seu negócio. No entanto, ledo engano! Afinal, existem, sim, bons motivos para considerar a compra de um equipamento usado. Como você já deve imaginar, o custo de investimento mais baixo é um dos principais. 

Modernizar as funções agrárias envolve altos investimentos, o valor de uma máquina nova é bastante alto, e certamente (natural de qualquer transação) ele perderá muito dessa valorização quando sair da loja. Assim, investir em um trator usado garante o pagamento de um preço mais baixo, mais vantajoso. 

Mas lembre-se: não significa que o trator usado esteja em condições ruins devido ao preço de venda. Além disso, a facilidade de aquisição é outro ponto forte, ideal para quem não quer parar a produção. Com o trator usado, não será necessário esperar dias para o modelo desejado ficar pronto e chegar na concessionária. Confira as vantagens e desvantagens de optar por comprar trator usado

Preço e Custo-benefício

A compra de trator usado é ideal para quem tem um capital limitado, contudo, precisa de um trator para começar ou otimizar os processos da produção. Assim como outros veículos, o usado sempre vai sair mais em conta do que o novo e acaba sendo a melhor opção para quem não está no melhor momento de investir no veículo zero km

Na prática, é bem provável que você consiga adquirir um trator melhor por menos dinheiro do que um zero km, com um único detalhe: menos tecnológico, menos moderno.  

É nessa hora que será fundamental analisar quais as necessidades e quais modelos atendem melhor às suas demandas.  

Manutenção e defasagem

Agora, falando em desvantagens, essa aqui vale para qualquer veículo – seja de pequeno ou grande porte: dependendo do modelo e do quanto ele foi utilizado, pode precisar de manutenções com mais frequências, se comparada às necessidades de manutenção de um zero quilômetros.  

Infelizmente, ao longo do tempo, isso pode gerar custos a mais do que o esperado em relação a um trator novo, que não requer manutenções frequentes.  

Pode também ser um fator negativo a transferência de nomes, aquela história do antigo dono do veículo para o seu, e isso certamente têm custos.  

Por fim, ao comprar um trator usado, você não estará adquirindo uma nova tecnologia para a produção e sim, muito provavelmente, uma mais defasada, por isso, novamente vale a dica, é preciso se atentar no que você está buscando. 

comprar-trator-usado-vantagens-e-desvantagens

Oportunidade para comprar trator com consórcio!

O mercado no campo está em constante crescimento. Com isso, o consórcio de máquinas agrícolas tem sido apontado como o melhor investimento na crise. Segundo a ABAC, nos últimos cinco anos, considerando de 2015 a 2020, o número de participantes do consórcio de máquinas agrícolas aumentou 68,2% no Brasil.  O levantamento aponta que o total de consorciados que estão planejando a aquisição de máquinas e implementos agrícolas representa 33,3% dos 350,65 mil participantes ativos no consórcio de veículos pesados. É uma informação que indica alto valor para o agronegócio. 

Consórcio x Financiamento de maquinário agrícola

Para começar, o consórcio por si só já é um benefício e tanto para quem quer investir com segurança. No consórcio, uma administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas interessadas em conquistar um objetivo similar. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal da parcela. A cada mês, vários participantes são contemplados com a carta de crédito, via sorteio e lance, de acordo com o saldo disponível no grupo.  

O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do bem ou serviço escolhido, assim como de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de automotores (para comprar máquinas agrícolas) se estende até no máximo 4 anos, lembrando que, quanto maior o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no  término das suas parcelas. De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances de contemplação. Você pode adiantar a sua contemplação e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

Quem contrata o financiamento recebe o bem e assume esse empréstimo, realizando pagamentos de parcelas mensais durante um período determinado, que pode ser de muitos anos. O valor que o banco disponibiliza varia conforme o perfil financeiro de cada cliente, assim como as taxas de juros.

As parcelas mensais vão variar de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. Cumprindo toda a burocracia e preenchendo os requisitos importantes e obrigatórios (que não são poucos), os valores são liberados. Mas aí entram as desvantagens: altos juros e burocracias. 

Qual tipo de consórcio escolher?

O Consórcio de Veículos e Automotores é ideal para você comprar máquinas agrícolas. 

Na prática, você contrata um Consórcio de Auto, em que um grupo de pessoas se une e, por meio de pagamentos mensais, vão acumulando os recursos necessários para a compra do seu bem. Funciona como todo consórcio. 

Mensalmente, alguns consorciados são sorteados na assembleia e têm direito à carta de crédito. Quem tiver mais pressa e algum dinheiro reservado pode oferecer lances. Esse recurso funciona como uma espécie de antecipação dos valores que ainda seriam pagos e te ajuda a antecipar sua contemplação. Quanto maior o valor do lance, maior a chance de ser contemplado antecipadamente. 

Como a carta de crédito pode ser usada?

A carta de crédito pode ser usada para a compra de qualquer maquinário e equipamento. 

Caso o equipamento desejado seja mais caro que o valor disponível, é possível complementá-lo com recursos do próprio bolso ou comprar mais de uma cota para aquisição do mesmo bem. Se acontecer o contrário e o equipamento estiver barato, o restante da carta pode ser utilizado para abater as parcelas que ainda restam.

Aqui no UP Consórcios você tem condições únicas para comprar tratores agrícolas com consórcio! Simule agora e dê o primeiro passo para o seu objetivo!