Consórcio de auto é uma boa?

17/03/2023

Imagem blog

Consórcio de auto é uma boa?

Já ouviu falar em consórcio de auto? Veja como funciona e quais as vantagens de contratar essa modalidade para ter uma vida financeira mais organizada!

A modalidade dos consórcios tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas. Difícil é encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar ou que não conheça pelo menos uma pessoa que já tenha contratado um consórcio.

Mas para qual finalidade as pessoas buscam um consórcio?

Para realizar um projeto, geralmente a médio ou longo prazo, que exija uma programação financeira devido ao custo mais alto desses bens. É o exemplo de consórcio para conquistar a casa própria ou comprar um carro novo, por exemplo.

Consórcio de auto: como funciona e quais são as suas vantagens?

Ter um carro é o desejo de praticamente todo brasileiro, mas por se tratar de um investimento de alto valor, nem todo mundo consegue se organizar financeiramente ou assumir uma despesa mensal fixa todo mês.

É nesse momento que o consórcio passa a ser uma alternativa valiosa!

Consórcio é uma forma de investimento?

Essa é uma dúvida muito mais comum do que você imagina, principalmente para quem ainda está entendendo sobre como funciona a modalidade.

Que tal entender melhor como funciona o consórcio de auto?

Bom, o UP reúne um grupo de pessoas interessadas em adquirir um automóvel e negocia entre essas pessoas as melhores condições dentro do contexto de cada uma.

Por exemplo, suponhamos que você só possa assumir uma prestação mensal de R$ 500. Para que as mensalidades do consórcio se encaixem no seu orçamento disponível, o UP irá adaptar esse valor da prestação aumentando a quantidade de parcelas. E nesse caso, você pode ou não dar algum valor de entrada.

Oi? Então eu posso entrar em um consórcio de auto sem precisar de entrada?”

Sim, no UP Consórcios existe essa possibilidade. A decisão de desembolsar algum valor inicial além da própria prestação negociada é toda sua!

É exatamente essa facilidade que faz com que fique tão mais fácil conquistar uma meta contratando um consórcio, pois além disso, adquirindo um carro por um consórcio, você fica livre das taxas de juros absurdas que na maioria das vezes são adicionadas às prestações em modos de compra convencionais.

Após fechar o contrato e começar a pagar, todo mês você tem a chance de ser sorteado e contemplado com seu carro, que você ainda pode decidir se prefere um seminovo ou 0 km. E se você quiser antecipar sua contemplação, você ainda pode dar um lance em qualquer tempo, ou seja, até 24 horas antes da realização do sorteio, você tem a chance de ofertar o maior lance do mês e garantir seu veículo.

E a pergunta que não quer calar é: será se o consórcio de auto pode ser visto como uma forma de investimento?

Sim, alguns especialistas da área de investimentos recomendam o consórcio como uma alternativa, já que algumas pessoas só conseguem poupar dinheiro assumindo um boleto fixo todo mês. Com o UP consórcios, você ainda tem possibilidade de recompra, ou seja, se até a metade do tempo pago no consórcio, você mudar de ideia, o UP devolve todo o valor investido com as devidas correções de índices de poupança.

Gostou? Sabia que você pode fazer uma simulação agora e ver as possíveis condições de prestação para fazer um consórcio de auto?

Experimente!

3 dicas para você não cair em golpe

Com tantas empresas agindo de má-fé no mundo dos negócios, é inevitável a preocupação de não cair em golpes, não é mesmo?

Pensando nisso, com mais de 30 anos de experiência no mercado, o UP Consórcios listou algumas dicas para que você nunca caia em golpes e saiba sempre fazer a melhor escolha na hora de contratar essa modalidade.

1 - Verificar se a empresa é associada da ABAC

Por se tratar da associação brasileira que representa mais de 150 administradoras de consórcio, verificar se a empresa é associada da ABAC é uma boa saída para descartar a falta de comprometimento da empresa.

Não sabe o que é ABAC?

Leia o artigo: qual é a função da ABAC?

Você também pode conferir se a administradora é realmente uma empresa autorizada pelo Banco Central, órgão que fiscaliza todas as empresas de consórcio do Brasil.

Para fazer essa conferência, não tem mistério.

  • Acesse o site do Banco Central

  • Clique em “Consórcios e Administradoras”, na seção “Perfil”

  • Pesquise na relação o nome da empresa que pretende verificar

Não tem erro! Se a administradora estiver nesta lista, você já sabe que é uma empresa que trabalha com seriedade e segurança.

2 - Buscar referências

Referência é sempre uma alternativa para quem pretende verificar a confiabilidade de algo. Sabendo disso, pesquise o que as pessoas dizem sobre essa empresa e leia as experiências compartilhadas.

Você também pode pedir para a própria administradora compartilhar com você alguns casos. Isso te deixará muito mais tranquilo na hora de fechar seu consórcio de auto.

3 - Leia todas as cláusulas antes de assinar o contrato

E por fim, entre as dicas fundamentais para não ser uma vítima de fraude, não poderíamos deixar de mencionar esta.

Parece óbvio, né? Mas acredite, não é. Muitas pessoas não possuem o hábito de ler atentamente cada linha de um contrato antes de assinar. O problema é que pessoas assim se tornam muito mais vulneráveis e propensas a cair em fraudes.

Então antes de assinar o contrato do seu consórcio de auto, leia com calma todas as cláusulas, especialmente as que se referem aos valores da prestação, número de parcelas e taxa de administração.

E qualquer dúvida que tiver, não hesite em perguntar ao profissional com quem estiver negociando o consórcio.

Conte com o UP e faça seu consórcio de auto!

Pronto! Agora você está mais que preparado para não sair caindo em golpes de consórcios por aí.

Mas, quer um conselho? Agora que você já conhece o Up Consórcios, nem precisa perder tempo se certificando da confiabilidade de outras administradoras. Você já sabe com quem contar, né?

E se você é desses que também sonha em ter um carro novo ou trocar o seu, aproveite para saber mais também sobre o consórcio de auto e tire o projeto do papel este ano.