Dá para saber quando ser contemplado no consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Dá para saber quando ser contemplado no consórcio?

Quem se depara com o consórcio pela primeira vez fica com muitas dúvidas. Uma das principais é: dá pra saber quando vou ser contemplado no consórcio?

Infelizmente, alguns vendedores passam informações erradas aos clientes durante a negociação. Se você já ouviu alguém falar que a administradora garante a contemplação em três ou quatro meses, caia fora! Você está sendo enganado e pode denunciar o profissional diretamente à empresa.

Nenhuma administradora pode garantir quando o cliente será contemplado no consórcio. Vamos explicar os motivos a seguir.

Como Funciona o Sorteio no Consórcio

Ao entrar em um consórcio, você participa de um grupo que reúne vários outros consorciados. Todos estão investindo em um bem semelhante - seja um carro, uma casa ou a contratação de um serviço.

Esse grupo é administrado pela empresa de consórcio - no caso, o UP, que fica responsável pela realização das assembleias mensais e por administrar o fundo do grupo.

Entretanto, o sorteio realizado mensalmente é feito pela Loteria Federal. Isso significa que nenhum funcionário ou vendedor do UP (ou de qualquer outra empresa de consórcio devidamente regulada pelo Banco Central) pode manipular os resultados desses sorteios.

E se eu pagar o lance?

Se você pretende adquirir o bem mais cedo e planeja ofertar o lance em uma das assembleias, precisa registrar o valor até um dia antes.

Assim como você, pode ser que outro integrante também queira fazer a oferta de lance.

Fazer a oferta não é o mesmo que deixar o dinheiro com a administradora, para que ela garanta a contemplação. Só é contemplado o consorciado que registrar o maior valor na assembleia.

Como nenhum funcionário consegue ter acesso antecipado ao valor desses lances, também não há risco de manipulação.

Como ser Contemplado no Consórcio mais rápido?

A única forma de ser contemplado no consórcio mais rapidamente é se organizando para fazer a oferta de lances.

Por mais que seja uma prática comum em todos os segmentos de consórcio, pelo UP, como você não paga a taxa de administração antes de ser contemplado no consórcio, esperar pelo sorteio pode ajudar a economizar a prazo.

Entretanto, isso não significa que a oferta de lance seja prejudicial. Você pode fazer uma reserva financeira enquanto paga as mensalidades do consórcio, por exemplo.

Acompanhe as assembleias e veja quais são os valores mais comuns ofertados em lance. Não existe uma média para cada grupo, por isso, é preciso analisar com cuidado.

Quando você tiver um bom montante guardado, faça a oferta. Se não conseguir no primeiro mês, não desista; você pode ofertar quantas vezes quiser e, assim, ser contemplado no consórcio mais rapidamente.

Dá para saber quando ser contemplado no consórcio?
Foi Contemplado no Consórcio UP? Acesse o link!

Gostou de saber como funciona para ser contemplado no consórcio? Assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada mais conteúdo sobre finanças pessoais.