Dicas para sair da casa dos pais

03/01/2023

Imagem blog

Dicas para sair da casa dos pais

Hoje preparamos um texto recheado de dicas para quem deseja sair da casa dos pais. Então, saiba aqui como conquistar a sua independência morando sozinho!

Para muitas pessoas, sair da casa dos pais é um verdadeiro marco na vida adulta. Isso porque este momento representa um passo maior na vida, pois é a independência financeira de uma relação que houve, até este momento, com os pais.

Porém, apesar de saber como é prazeroso poder sair da casa dos pais, esta é uma decisão repleta de desafios, e por conta disso, hoje trouxemos algumas dicas que podem te ajudar. Aproveite a leitura!

Para sair da casa dos pais, é preciso pensar em algumas coisas

Antes de decidir sair da casa dos seus pais, é necessário levar alguns fatores em consideração, pois esta é uma escolha muito importante. Dito isso, vamos conferir os questionamentos que você deve fazer a si mesmo antes dessa decisão.

Qual o seu orçamento?

O primeiro passo para saber se você pode ou não sair da casa dos pais é ter noção do seu orçamento. Isso porque de nada adianta querer morar sozinho e não ter a condição financeira que esta situação exige.

Por exemplo, você deve ter uma preparação financeira capaz de suprir o aluguel ou parcela do imóvel que comprou, as contas fixas (gás, energia, água e internet), alimentação (que pode ser um planejamento mensal ou semanal) e o seu lazer.

No início, pode ser difícil investir no seu lazer e entretenimento, pois é um período de adaptação após a saída da casa dos pais. No entanto, a depender da sua organização financeira e determinação, em poucos meses estará totalmente adaptado a esta nova realidade.

Nesse sentido, pode ser que demore alguns meses até você conseguir, de fato, sair da casa dos pais. Mas pode ter certeza de que essa espera vai valer a pena!

Você vai alugar ou comprar?

Agora que você tem conhecimento sobre o seu orçamento disponível, chegou o momento de decidir qual será a modalidade escolhida: aluguel ou compra. Ou seja, você vai pagar um aluguel todo mês pela sua moradia (que inclui, na maioria das vezes, uma caução) ou vai adquirir o seu imóvel.

De início, pode parecer que o aluguel é a melhor saída para não morar mais com os pais. No entanto, com uma visão a longo prazo, uma compra de imóvel é uma alternativa mais atraente. Dessa maneira, avalie o que é melhor para você: Casa própria ou alugada: qual o ideal para você?

Caso você decida comprar um imóvel, evite financiamentos e empréstimos. Essas modalidades de crédito só vão prejudicar a sua vida financeira e atrasar a sua saída da casa dos pais. Prefira um consórcio, que não envolve burocracia, sem taxa de juros e de adesão!

Em qual estágio da sua carreira você está?

Seja sincero com você mesmo: em qual estágio profissional da sua carreira você está hoje? Essa é uma questão muito importante e merece a sua reflexão antes de sair da casa dos pais.

Por exemplo, se você não tem um plano de carreira e o atual local de trabalho não pretende lhe promover ou aumentar a sua remuneração, talvez este não seja o momento mais apropriado para morar sozinho.

Por outro lado, caso você esteja em uma ascensão incrível na atual empresa, e os seus chefes deixam claro como a sua permanência é importante para eles, este é um momento seguro para mudar de vida e morar sozinho.

Escolha com cuidado o lugar que vai morar

Antes de definir o local que vai morar, analise todos os fatores com muito cuidado. Leve em consideração, portanto, todos os elementos que devem estar presentes na sua nova casa.

Alguns desses fatores costumam ser localização (que deve ser próxima a áreas de conveniência, da sua faculdade, trabalho ou afins), quantidade de cômodos, serviços inclusos, segurança e disponibilidade de áreas comuns (caso seja apartamento). É preciso ter em mente que a sua nova casa deve atender todas às suas expectativas.

Vai comprar um imóvel e sair da casa dos pais? Conte com o UP Consórcios

Como vimos, sair da casa dos pais não é uma tarefa simples, pois exige bastante planejamento financeiro e preparação. Logo, se você deseja comprar um imóvel, saiba que o consórcio é a melhor via para isso, sem juros, taxa de adesão e com um processo não burocrático.

Por isso, se você está em busca de uma administradora de consórcio de confiança, qualidade e que te ajude a sair da casa dos pais, conte com o UP Consórcios. Essa é a solução de melhor consórcio que você pode encontrar, pois oferece ótimas condições para participar dessa modalidade de aquisição e conquistar o seu carro ou casa, por exemplo.

Dito isso, saiba que o UP Consórcios é o consórcio ideal para todos que desejam flexibilidade e um aliado para o dia a dia. Faça uma simulação e dê aquele UP!