Dicas para se aposentar com segurança no Brasil

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para se aposentar com segurança no Brasil

Aposentar com tranquilidade é um dos grandes objetivos dos brasileiros. Contudo, com todas as reformas previdenciárias que o Brasil vem repercutindo, planejar a aposentadoria tornou-se um plano entre muitas pessoas que querem preservar o futuro!

Que vamos chegar à terceira idade, isso é um fato! E ninguém irá escapar disso. Agora, como se aposentar com segurança financeira?

Neste conteúdo vamos te dar dicas para uma vida financeira tranquila no futuro!

Boa leitura!

Como se aposentar com segurança no Brasil?

Primeiramente, é preciso não depender somente do INSS. Apesar da Previdência Social ser a forma mais comum de planejar a aposentadoria, não é o mais indicado que ela seja a única (ou a principal) fonte de renda de um aposentado. Afinal, o piso e o teto salarial nesse tipo de investimento público são limitados e, por consequência, a aposentadoria da pessoa também ficará restrita.

Muitos idosos continuam trabalhando com os conhecidos ‘’bicos’’ para completar sua renda. Hoje, existem oportunidades para se aposentar sem depender do INSS. Mais do que nunca, deixar a aposentadoria apenas nas mãos do governo é uma prática cada vez mais arriscada. E se você ainda é jovem, deve ficar ainda mais atento e se planejar! Tudo tem a ver com planejamento. 

dicas-para-se-aposentar-com-seguranca-no-brasil

Benefícios em planejar a aposentadoria

Quanto mais cedo você começar a planejar sua aposentadoria – que, com planejamento e os investimentos assertivos, pode acontecer bem antes do que o prazo previsto pela Previdência Social, melhor serão as chances de ter um futuro mais tranquilo, sem preocupações.  

Para começar a planejar a aposentadoria é preciso, em primeiro lugar, refletir sobre suas metas e objetivos. Faça algumas reflexões sobre questões como: 

  1. Com qual idade você pretende se aposentar?
  2. Qual valor mensal lhe garantirá uma aposentadoria tranquila?
  3. Por que investir na aposentadoria (quais são suas prioridades)? 

Consórcio de Imóvel para se aposentar com segurança no Brasil

Uma das formas de investir em sua aposentadoria com segurança é optar pelo mercado imobiliário. Ao comprar um imóvel, você constrói patrimônio e pode administrar os rendimentos para ter uma vida com mais conforto na rotina desafiadora de aposentado. Quem obtém sucesso como investidor pode até mesmo parar de trabalhar antes do que esperava, alcançando a independência financeira. Isso não é incrível? 

Lembre-se: investimento bom é investimento diversificado. Mesmo para os mais arrojados e que adoram altos riscos, construir uma parte do seu patrimônio com imóveis garante aquele percentual de renda segura.

Mercado dinâmico

Investir em imóveis oferece diversas opções para sua escolha. É possível comprar terrenos e construir casas para vender, ter pontos comerciais disponíveis para aluguel, adquirir um imóvel com potencial e esperar o momento certo para vender por um valor maior (mas claro, alugando enquanto espera) ou colocar casas e apartamentos para alugar. Enfim, as possibilidades são muitas. 

Além de ser um mercado com muitas alternativas para o investidor, existe também a vantagem de ser um bem fundamental, o que mantém o rendimento até em momentos de crise econômica. Afinal, as pessoas precisam morar em algum lugar. E você pode se adaptar aos períodos econômicos, aumentando ou baixando o valor de acordo com a procura.

Tem valorização

Imóveis são bens que aumentam de valor com o passar do tempo. É diferente, por exemplo, de comprar um carro. Nesse caso, você sabe que ele vai ter desvalorização a cada ano. Se você escolheu bem a localização ou o empreendimento, pode inclusive se surpreender muito com a valorização do seu imóvel!.

A valorização do imóvel acontece tanto pelo fato do mercado ser dinâmico, como por mudanças positivas no bairro e nas proximidades da casa. Diante disso, é muito vantajoso investir em locais que têm potencial para o crescimento, como em bairros que estão em desenvolvimento. Acredite: o seu imóvel pode até duplicar de preço em poucos anos.

É seguro

Há uma outra vantagem importante sobre o investimento em imóveis: segurança. Você não passa os mesmos riscos de quem investe na bolsa de valores e pode perder o dinheiro de uma hora para outra. O que ocorre é o oposto, ao comprar um imóvel você está adquirindo um bem de longa duração, que pode ser uma fonte de renda ou um patrimônio familiar.

Ou seja, você tem segurança não somente por não perder o seu dinheiro, mas também de ter um espaço disponível caso alguém precise desse apoio. Além disso, você também tem a opção de comprar uma casa de praia ou um sítio que podem ser utilizados para momentos de lazer com a família e disponibilizados para aluguel em outros momentos.

Neste conteúdo mostramos a melhor maneira de fazer um investimento em imóveis para a aposentadoria. Quando chegamos à melhor idade com um patrimônio e opções de renda extra é, sem dúvida nenhuma, a maneira mais saudável de curtir essa fase, e o consórcio de imóvel é um verdadeiro aliado neste momento. 

UP Consórcio de Imóvel para planejar a aposentadoria

Se você quer comprar um imóvel, mas está em busca de alternativas para realizar tal compra, entenda que o consórcio de imóvel é um excelente investimento. O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro

Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

E a melhor de todas: a taxa administrativa é só depois da contemplação, além de oferecer crédito sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo de reserva. 

No UP Consórcio não há intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha! 

Aqui você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.