O que você precisa saber antes de construir uma casa

17/03/2022

Imagem blog

O que você precisa saber antes de construir uma casa

Se você está pensar em construir uma casa, comprar um terreno, é preciso estar atento a alguns detalhes para que não dê como consequência prejuízos, nesse sentido, a atitude mais sábia, antes de construir uma casa, seria consultar um profissional qualificado antes de fechar qualquer negócio.

Um profissional de confiança irá te auxiliar na escolha do terreno, um arquiteto e/ou um engenheiro também, cada um dentro de sua especialidade. Existem particularidades técnicas que serão cruciais para dar consequência a um custo final maior ou menor da obra, ou até mesmo a sua inviabilidade econômica na escolha do terreno.

Essa análise está voltada no trabalho do arquiteto, já que uma pessoa sem conhecimento, infelizmente, não tem experiência para fazer de maneira plena. Nesse sentido, o arquiteto é capacitado para orientar na aquisição do terreno para construir uma casa dos seus planos, evitando assim uma má escolha que irá causar problemas no futuro.

Em muitos momentos, o cliente tem em mente que é possível aplicar um projeto mas não leva em consideração outros fatores, como o orçamento disponível para construir uma casa. Uma escolha sem critérios e análises profissionais pode causar impactos no planejamento pessoal para realizar um projeto com X ou Y características específicas. Acompanhe este conteúdo para ter conhecimento de tudo o que você precisa saber para construir uma casa

Dicas para construir uma casa sem interrupções 

Antes de qualquer coisa, uma questão importante a ser observada com cautela é a escolha do terreno e suas condições físicas.

Questão estrutural do terreno

Verifique se não há questões a serem resolvidas em torno da estrutura do terreno, pontos onde a água fica empoçada, ou se ele sofreu um grande aterro, por exemplo. No primeiro exemplo, você vai gastar mais com drenagem e impermeabilização, no segundo será preciso verificar se há necessidade de fundações mais profundas e caras.

No entanto, a vizinhança é uma boa fonte de informação, diante disso, analise as obras realizadas nos terrenos vizinhos, como foram feitas e se há falhas, como trincas e infiltrações, nas paredes. Caso haja trincas, há uma grande chance do solo da região ser instável, o que significa gasto maior para a execução de trabalho da maneira certa. 

Não se esqueça: a posição solar e a ventilação são fundamentais no momento de definir a posição dos cômodos em uma construção de casa. Quando se define o terreno e a construção que será aplicada, é o momento perfeito para contratar um arquiteto. O profissional irá adequar perfeitamente o programa da obra ao terreno escolhido e ao orçamento disponível.

Contrate um profissional qualificado

Normalmente, pensamos que a função do arquiteto se resume somente à questão estética do projeto, pura e simplesmente.

Porém, este é um engano recorrente, pois o arquiteto é sim o grande idealizador de todo o conjunto arquitetônico da obra, além disso sua presença irá facilitar e intermediar para que todos os trâmites possam ocorrer de maneira simultânea e orquestrada, desde as primeiras ideias até a entrega final da edificação do projeto.

Podemos até considerar este profissional a chave que vai, literalmente, abrir as portas da sua nova casa.

Antes de construir uma casa, ao contratar os serviços de um arquiteto, é essencial ter a consciência de que, como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais. Nesse sentido, algumas medidas são importantes de analisar antes de sair em busca de um profissional no mercado.

Para que o barato não saia caio, listamos algumas dicas para você seguir antes de contratar um profissional para auxiliá-lo na construção de uma casa: 


  • Pesquisa por referências de trabalhos realizados, indicações de conhecidos são essenciais nessa hora e inspiram mais segurança por parte de quem está contratando.
  • Busque por conhecimentos de serviços que serão prestados. Para executar uma obra é importante deter documentos obrigatórios a serem fornecidos pelo cliente para aprovação em prefeitura, assim como a contratação de projetos complementares, que também são exigidos. Os bons arquitetos oferecem quem possa realizar todos os serviços necessários, não só à aprovação do projeto como também para sua execução;
  • Faça perguntas sobre as necessidades e as responsabilidades legais que deverão ser assumidas pelo profissional, tanto para a aprovação do projeto como para executar a obra
  • Crie um diálogo aberto com o arquiteto, ou qualquer outro profissional qualificado que estiver em trabalho na sua casa. Não dispense nenhuma informação essencial e participe das etapas do projeto e da obra. Dê sugestões e opine sempre que achar que deve, que ver algo diferente do habitual. É mais fácil e mais barato fazer pequenas mudanças quando o processo estiver ainda em andamento do que após tudo praticamente pronto.


Se, mesmo após isso, restar alguma dúvida relacionada às vantagens de contratar um arquiteto, faça comparações sobre o custo da contratação de um profissional competente em relação ao valor total da obra.

Assim, você vai perceber que isso representa uma pequena fração se comparado ao custo total e os benefícios de uma obra que é bem planejada compensam a contratação um bom profissional.

Além do arquiteto, qual outro profissional preciso para começar a construir uma casa?

O arquiteto, como você pôde compreender, é o profissional autor da obra, por outro lado, a Prefeitura Municipal sempre irá exigir a discriminação do responsável técnico pela obra.

Para isso, o arquiteto, além de autor do projeto, também poderá ser o responsável legal por executar a obra, sendo de sua responsabilidade as sanções penais em situações de eventuais sinistros.

Além disso, ele também é responsável por cumprir todas as exigências legais, da mesma maneira zelar pelo funcionamento pleno das instalações e pela solidez da construção durante um período de até cinco anos após a conclusão da obra, de acordo com que é determinado pelo código civil.

Nesse sentido, o profissional qualificado mais indicado para assumir a responsabilidade pela execução ou gerenciamento da obra é o próprio autor do projeto, afinal, ele conhece a com profundidade todas as particularidades da construção de sua casa

O que preciso pagar além do projeto para iniciar a minha obra?

Tratam-se de taxas que vão variar de um município para outro, entretanto, no geral você irá ter que investir: 


  1. taxa de alinhamento e informações urbanísticas;
  2. taxa de aprovação de projeto;
  3. taxa de alvará de construção.


À princípio, essas são as taxas que vão ser cobradas, porém, a taxa de RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) fica sob responsabilidade do arquiteto em incluir no orçamento dos projetos ou deixar por conta do proprietário. É comum que sejam de responsabilidade do proprietário.

Quanto tempo leva para liberar o projeto na prefeitura?

Assim como o item anterior, este também irá variar conforme a organização de trabalho de cada município. Entretanto, é importante saber que o prazo médio gira em torno de 6 meses, justamente por isso que é essencial se programar, assim como alinhar tempo de realização da obra, prazos e expectativas sobre se mudar para o local.

Quais os documentos que preciso ter no barraco de obras?

Sempre deixe em mãos, de modo que seja fácil o acesso, uma cópia dos projetos aprovados pela prefeitura, uma cópia da RRT e uma placa do profissional responsável em local seguro e de fácil visualização, afinal, quando passarem os fiscais do CAU e da prefeitura, estes documentos serão exigidos. A ausência desses documentos no local da construção da casa é passível de multa.

Construir uma Casa - UP Consórcios

Material de Construção

Antes de começar a construção da casa, ou começar a construção propriamente dita, o mais recomendado aqui é que se visite diversas lojas para adequar o que está nos seus planos à realidade do orçamento que está disponível.

Lembre-se: a qualidade do material de construção é muito importante, não se esquecendo de que a qualidade dos produtos varia, da mesma forma que variam os preços de uma loja para outra, sobretudo para mercadorias que ainda não tiveram suas normas de produção estabelecidas pela ABTN – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Mão de Obra

Bom, como você pôde perceber, ter profissionais qualificados como aliados do seu negócio irá facilitar, e muito, o processo de construção de uma casa. Não se sinta acuado para o combinar tudo da melhor forma com os fornecedores, principalmente os de mão-de-obra. 

Sabe aquela velha história do ‘’combinado não sai caro’’? Ela cabe perfeitamente aqui. 

Essa é a forma ideal para garantir seus direitos em caso de algum imprevisto. De modo geral, se contrata mão-de-obra por empreitada, ou seja, um valor fixo estabelecido por um certo lote de serviços. Entretanto, em situações especiais pode-se contratar por preço unitário ou por dia, sendo neste último caso bastante recomendado que o proprietário contrate um engenheiro ou arquiteto especializado em obras para assessorá-lo, afinal, o custo da obra pode fugir totalmente de controle.

O fim da obra em si irá dizer muito sobre o marco de início de uma nova etapa: a regularização da mesma junto aos órgãos públicos. Ou seja, estamos falando do INSS, da Prefeitura Municipal e do Cartório de Registro de Imóveis.

Com a obra finalizada, o proprietário ou seu profissional contratado (arquiteto), deverá solicitar o “habite-se”. Este é pedido junto à Prefeitura, que possui uma tabela que classifica a categoria da obra, isso irá definir o custo por metro quadrado.

Mas não se preocupe, afinal, ao ser assistido por um profissional competente, na hora de uma decisão como esta, as chances do resultado final desdobrar em um resultado satisfatório são muito maiores do que se você tomasse todo o controle da obra sozinho, ou seja, sem nenhuma orientação de profissional qualificado.

Faça um Consórcio para Construir uma Casa

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode construir sua casa sem ficar dependente de amarrações com dívidas e afins. É simples e fácil. Imagine uma obra sem dezenas de parcelamentos e dívidas no cartão de crédito. Você terá poder de barganha pois vai negociar todo o material e mão de obra à vista. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!