Primeiros passos para planejar uma reforma

17/03/2022

Imagem blog

Primeiros passos para planejar uma reforma

Toda vez que falamos sobre reforma de casa, alguém terá uma experiência para associá-la a algo trabalhoso e digno de muito estresse, ainda que sempre começam empolgadas. Porém, a reforma não precisa ser um pesadelo.

Planejamento com cuidado é a chave para evitar dores de cabeça. Acompanhe este artigo, temos um passo-a-passo perfeito para você planejar sua reforma

Como planejar uma reforma

1. Defina o objetivo da reforma de sua casa 

Há muitas razões para decidir por reformar um imóvel. Você pode estar querendo aumentar seu valor de venda, ampliá-lo, corrigir falhas estruturais, alterar a arquitetura, criar um espaço gourmet para receber amigos, etc. Diante disso, o primeiro passo é criar um projeto de reforma.

O segundo passo para planejar uma reforma bem sucedida é segui-lo à risca. A maior causa de preocupações durante a reforma de imóveis acontece quando o morador se depara com imprevistos. Se o planejamento que foi realizado for respeitado, as chances de acontecerem eventualidades diminuem de maneira considerável.

2. Estabeleça um teto máximo para o orçamento

Se você é habituado a acompanhar os noticiários é possível que já tenha visto reportagens sobre obras superfaturadas, certo? Quando os repórteres analisam essas obras, percebem que uma construção pode ter custado muito mais do que deveria ao contribuinte.

Entretanto, nem sempre a corrupção é a real causa do aumento de custo em uma reforma dentro de um prédio. Muitas vezes, o responsável pela reforma não tem bom senso ao usar os recursos que foram estipulados durante um planejamento. 

Porém, mesmo que você esteja planejando pequenos consertos, não exclua a ideia de pesquisar o preço dos materiais que serão utilizados, assim como o custo com a mão de obra. Nesse sentido, você irá conseguir contratar a melhor empresa de reforma e poderá fazer um trabalho muito mais completo, afinal, estará utilizando os recursos com inteligência.

3. Conheça as novidades

Reformar a casa é uma excelente oportunidade para modernizar o seu imóvel. Diante disso, se você está reformando uma casa antiga, é fundamental conversar com um profissional e questioná-lo sobre o que pode ser modernizado no imóvel.

O mercado de imóveis tem apresentado soluções muito interessantes para reformas.  As paredes de drywall, por exemplo,  oferecem isolamento térmico e são fáceis de serem instaladas, esta é uma solução para alguém que está cansado de viver em uma casa fria.

Nesse sentido, entenda que existem muitas possibilidades no mercado atual, e em todos os aspectos de um imóvel. Os modelos de portas e janelas, por exemplo, mudaram muito nas últimas décadas, não é verdade? Assim como as ideias de projeções de luzes, e outras novidades. É uma boa oportunidade para avaliar bem a opção de atualizar o seu lar.

4. Crie um cronograma

Essa é a maneira mais simples e segura para acompanhar uma reforma de casa. O tempo passa muito rápido, diante disso é fácil desperdiçá-lo quando não monitoramos o encaminhamento das atividades.

Todas as ações que estiverem na sua ideia devem ir para o cronograma, desde o prazo para pesquisar o preço dos materiais até a entrega da reforma. Dica: para ser ágil nesse processo de planejamento de reforma, quebre os projetos em pequenas tarefas. Por exemplo, a compra do material para acabamento pode ser dividida: 

  • Listar as lojas de materiais de construção que fazem entrega no bairro que você reside;
  • Fazer visitas em lojas e pesquisar preços;
  • Conversar com o vendedor e verificar condições de pagamento;
  • Verificar qual a melhor data para entrega dos produtos, até porque você deve se programar para receber as compras ou ter alguém responsável pela conferência das entregas.

Dessa maneira, o comprador tem a garantia de estar fazendo o melhor negócio e se livrará de imprevistos, como perder a entrega da loja de construção porque não se planejou e foi trabalhar. Aplique essa técnica para toda ação que precisar de mais de uma tarefa para ser executada, e considere a facilidade na comunicação com a loja como um dos fatores decisivos na hora de escolher onde vai comprar.

5. Não centralize a obra em torno de si

À depender do tamanho da obra, é essencial delegar tarefas. Isso evita que os profissionais fiquem parados, aguardando orientações do proprietário. Não se esqueça que você deve entender o que está acontecendo em sua casa, saber o valor de todas as despesas, entretanto, também precisa confiar no trabalho das pessoas.

Um proprietário intransigente irá explorar o papel natural de um cliente. Isso acontece quando os conhecimentos e experiências do contratado são ignorados por total, dando como consequência o atraso no andamento da obra e desgaste entre as partes.

Relacionado a isso, lembre-se também que uma reforma irá afetar a vida de todos os moradores, porém, ninguém deve ser excluído de uma consulta e nenhuma opinião deve ser ignorada. Levando em consideração esses conselhos, você não terá brigas durante a obra de casa. 

6. Avalie a possibilidade de se mudar durante a reforma

Ainda que o aluguel vá representar um ônus no orçamento da reforma, é importante avaliar os gastos para ganhar qualidade de vida. Algumas reformas geram grande quantidade de poeira, que pode danificar móveis e eletrodomésticos, além disso, podem prejudicar a saúde de pessoas que têm problemas respiratórios.

Nesse sentido, inclua em seu projeto de reforma os custos de um eventual aluguel, além da contratação de uma equipe de mudanças para você driblar os problemas associados a esse fator.

7. Priorize os reparos de infraestrutura

Os reparos em infraestrutura ajudam na segurança do imóvel, além disso, contribuem para valorização do imóvel. Diante disso, em uma reforma residencial deve priorizar a manutenção elétrica, hidráulica e reforços estruturais.

Trata-se de um cuidado que está atento ao desperdício de materiais e mão de obra. Imagine perceber que o encanamento do imóvel não está em boas condições na fase final da reforma? Totalmente desnecessário, né?

Isso iria demandar quebrar paredes e pesquisar por tubos e conexões. Nesse sentido, tudo o que já fora gasto com tintas, gesso, entre outros itens, seria jogado no lixo (junto com seu dinheiro). Eu sei que isso parece absurdo, mas é uma situação bem comum entre as pessoas que fazem reformas.

8. Não faça tudo de uma vez

O cronograma aparece com importância novamente. É comum que os proprietários busquem terminar a reforma da casa o mais rápido possível. E para cumprir com isso, colocam diversas equipes para trabalharem simultaneamente.

O problema está no fato de que, às vezes, um profissional só pode começar a trabalhar quando o outro finalizar sua tarefa. Ou seja, a obra fica mais cara, pois serão pagos dias de trabalho que não foram utilizados. Fique atento aos gastos com mão de obra, pois muitas vezes o número de pessoas trabalhando não condiz com os resultados (em tempo de entrega) dos ambientes em reforma

Fazer uma reforma em casa, para além de cuidar do seu imóvel e preservar a sua estrutura, é uma ação que valoriza muito o imóvel, sendo um diferencial tanto para quem deseja vendê-lo ou alugá-lo quanto para quem está buscando de um novo lar.

9. Faça um consórcio de reforma 

O consórcio para reformar sua casa é uma excelente opção para quem quer contratar um serviço mesmo quando sua quitação à vista (e, nesse sentido, com descontos) for inviável. Nessa dinâmica, você faz uma poupança conjunta com os outros consorciados, buscando um objetivo a curto, médio ou longo prazo sem precisar fazer grandes sacrifícios, pode ser simples como abrir mão do cinema ou da pizza de sexta-feira.

As vantagens são enormes: você terá todo o recurso financeiro que precisa para não se perder com incontáveis parcelamentos e tudo isso sem pagar juros. Além disso, conseguirá se programar para fazer a obra por completo o que vai evitar dor de cabeça e interrupções.

Fazer um consórcio de reforma no UP está associado perfeitamente a um bom planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. Com taxas fixas e previsíveis, você consegue estimar o tempo e os recursos necessários para atingir o objetivo de fazer aquela tão esperada reforma em casa. 

Para finalizar, uma última e importante dica: avalie suas finanças antes de reformar seu imóvel. É esse dinheiro que irá direcionar o que será feito, quais os materiais utilizados, entre outros aspectos essenciais para cumprir com as transformações do seu imóvel. Aproveita que na Maria Brasileira você encontrará diversas dicas de limpeza pós-obra após a sua reforma.

Como vimos neste artigo, reformar a casa não precisa ser sinônimo de dor de cabeça. O que você precisa é de cuidado e planejamento. Aproveite essas dicas e boa reforma! 

Planejar uma Reforma - UP Consórcios

Transforme seu Imóvel com o UP Consórcio de Reforma

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas.. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.

Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!

Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!

Fala com a gente e entenda melhor como podemos ajudar você!

Até a próxima!