Principais vantagens do Consórcio x Financiamento

17/03/2022

Imagem blog

Principais vantagens do Consórcio x Financiamento

Pessoas que querem adquirir um imóvel ou um veículo, mas não contam com dinheiro suficiente para fazer uma compra à vista, têm duas opções para atingir essa conquista: financiamento ou consórcio. É uma importante decisão, não é mesmo? 

Afinal, vai causar efeito direto no seu planejamento financeiro por dois fatores: 

  1. Tempo que você pode esperar para alcançar seu objetivo;
  2. Quanto você está disposto a pagar para transformar seu objetivo em realidade.

Por isso, é essencial avaliar o seu orçamento pessoal e ter certeza de qual opção cabe no seu bolso e oferece as condições mais vantajosas. Acompanhe este artigo e saiba quais as principais vantagens do consórcio em relação ao financiamento

Vantagens do Consórcio x Financiamento

O financiamento é uma modalidade de compra parcelada, na qual o valor é dividido em um prazo estabelecido por contrato. A fração da dívida é paga mensalmente e, além disso, sobre o saldo devedor restante são cobrados juros periodicamente.

O financiamento pode incluir diferentes exigências, entre elas:

  • Não ter restrições no CPF no momento da contratação;
  • Ter um histórico de relacionamento com o banco;
  • Pagar impostos, taxas e tarifas bancárias incluídas no processo.

Mas fique atento, dependendo do banco, do bem a ser financiado e da linha de crédito, outras condições podem ser exigidas. Por isso, tenha total atenção para ler as propostas para financiamento. 

Por outro lado, o consórcio nada mais é que uma modalidade de compra na qual um grupo de pessoas se reúne e paga parcelas mensais a uma administradora de consórcio, responsável por fazer a gestão do grupo e dos recursos. Nesse caso, a empresa é responsável por reunir indivíduos que desejam comprar um bem em comum, considerando uma faixa de valor específica, que pode ser um imóvel, terreno, veículo ou a contratação de um serviço, como uma reforma ou uma cirurgia plástica, por exemplo.

A contribuição de todas as mensalidades deve ser o suficiente para comprar, no mínimo, um bem por mês. Existem consórcios com grande número de participantes, em que várias pessoas podem ser contempladas em um mesmo mês.

Mensalmente  acontecem os sorteios, realizados durante as Assembleias. Em cada evento, um participante é sorteado e  recebe sua carta de crédito de acordo com o valor contratado no início do consórcio. O consorciado então continua pagando as parcelas até o fim do prazo contratado.

Além de ser contemplado por sorteio, também é possível obter a carta de crédito antes do final do prazo ao ofertar lances, que são valores proporcionais a uma parte do bem. Dessa forma, é importante ressaltar que algumas administradoras têm várias modalidades de lance. Aqui também não podemos nos esquecer que os percentuais variam conforme as regras da administradora do consórcio.

Em resumo, ao ofertar um lance, o consorciado define o percentual que deseja oferecer. Para que ele seja escolhido, é fundamental que o seu lance seja um dos maiores do grupo.. 

Fuja das burocracias do Financiamento!

Não tem como não abordar esse ponto de destaque, sobretudo porque ele é responsável por descabelar muita gente. Estamos falando da burocracia. Para contratar um consórcio, a burocracia é muito menor se comparada ao financiamento bancário. Além disso, não é necessário oferecer um valor como entrada, assim você pode guardar o dinheiro para dar seus lances nas assembléias.

Geralmente, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é utilizado como entrada nos financiamentos; este valor também pode ser usado na oferta de lance no consórcio, antecipando sua contemplação. Pode ser usado também como complemento, somado à carta de crédito do consórcio para a aquisição do seu bem.

Outra questão IMPORTANTÍSSIMA é que sobre os consórcios não há incidência de taxas de juros. As administradoras cobram somente uma taxa de administração. É essencial comparar as diferentes taxas cobradas entre as empresas, mas observe que elas, certamente, serão menores que os juros bancários.

Importante destacar também, principalmente para aquelas pessoas que têm dúvidas sobre as garantias de colocar seu dinheiro nesse tipo de negócio, que as operações de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central e que as administradoras precisam de autorização para oferecerem seus serviços – ou seja, tudo é fiscalizado. A principal lei que regulamenta o setor é a nº 11.795/2008, conhecida também como Lei dos Consórcios.

Consórcio ou Financiamento? Qual a melhor opção?

Chegamos até aqui. São muitas informações. Mas essa é uma decisão importante. 

Avalie sua situação financeira, lembre-se que o financiamento só acontece se você atender às condições exigidas pela instituição na qual está pleiteando o crédito. A maioria requer que o comprador disponibilize parte do valor do bem desejado como entrada, que é uma forma de atestar a sua disponibilidade financeira. E dessa forma, principalmente em tempos de instabilidade econômica, o consórcio traz mais vantagens

Não tem uma entrada? 

O Consórcio é a melhor solução, afinal, enquanto faz suas economias e se planeja, já concorre aos sorteios podendo antecipar a conquista!

Tem uma entrada?

É suficiente para contratar um financiamento? Neste caso pesquise, muito. Procure uma administradora com boas taxas de administração e boas condições de contemplação e aí sim compare com o financiamento. Se colocar na balança parcelas e prazos, sem dúvida vai optar pelo consórcio. Ai fica a insegurança da contemplação. Para isso peça informações. Veja histórico de assembléias anteriores e saiba: com um pouquinho de planejamento sempre vale a pena esperar mais um pouco para manter as finanças em ordem. 

Consórcio x Financiamento - UP Consórcios


Levando em conta somente os valores envolvidos em ambas as opções, fazer consórcio é mais vantajoso. Não há cobrança de juros, que, nos financiamentos, podem ser exorbitantes e muito maiores que as taxas exigidas em um consórcio. A burocracia também é menor e não há necessidade de arcar com valores para entrada.

Faça um UP Consórcios e alcance seus objetivos! 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação. Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 


Quer saber mais sobre os diferenciais entre o Consórcio x Investimento? Confira neste vídeo no nosso canal do YouTube.