Posso pagar 100% do financiamento de imóvel com consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Posso pagar 100% do financiamento de imóvel com consórcio?

O financiamento de imóvel é uma das modalidades mais conhecidas de compra parcelada. Nesta modalidade, os créditos para alcançar bens de alto valor são atribuídos por instituições financeiras. No entanto, não é porque esta é uma modalidade conhecida que ela é a mais vantajosa. 

Infelizmente, o financiamento funciona como a contratação de empréstimo, por consequência, os juros são bastante significativos, geralmente em prazos extensos, que aumentam muito o preço final de aquisição. Por conta disso, muitas pessoas podem entrar em endividamentos por falta de planejamento e conhecimento de outras alternativas de compra.

O consórcio, por sua vez, é uma opção para aquisição programada - através da formação de grupos de pessoas interessadas na compra do mesmo bem, é possível alcançar bens de alto valor. Os consórcios são geridos por administradoras de consórcio, os quais cobram uma taxa de administração, inferior aos juros do financiamento. Não à toa, o consórcio está entre as melhores opções de compra na crise. 

Se você encontrou, no passado, solução no financiamento de imóvel mas quer saber como quitá-lo com consórcio, continue a leitura! 

É possível pagar financiamento de imóvel com consórcio?

Sim! É possível quitar até 100% do financiamento de imóvel com consórcio. 

Os bancos são obrigados a aceitar o seu pedido para pagar de vez a dívida em aberto. O direito de liquidação antecipada das dívidas está garantido no Código de Defesa do Consumidor - e pode ser pago com a carta de crédito, desde que ela seja igual ou maior que o valor financiado..

Existem algumas possibilidades para você quitar o financiamento de um imóvel: se você receber inesperadamente uma herança, através de um aumento de salário, uma fonte de renda adicional, e até mesmo por meio da venda de um bem. Essas são algumas chances de conseguir uma grande quantia para quitar um imóvel. 

Contudo, também é possível fazer consórcio para quitar seu imóvel financiado

Ao quitar o financiamento antes do prazo, o cliente deve receber um desconto sobre os juros incidentes proporcional ao tempo de adiantamento. Dessa forma, a dívida acaba ficando mais barata que o esperado. As parcelas já vencidas, como naturalmente já foram pagas, não têm desconto. 

Importante: segundo as mudanças de regras, quem contraiu um financiamento antes de dezembro de 2007,  pode ter que pagar uma tarifa bancária para antecipar a quitação, que ainda existia naquela época. 

Ou seja, é fundamental analisar com atenção o que seu contrato com o banco prevê nesse caso. 

posso-pagar-100-do-financiamento-de-imovel-com-consorcio

Vale a pena quitar o apartamento financiado antecipadamente?

Como (quase) tudo na vida, planejamento é essencial para evitar dores de cabeça. Refletir sobre os pontos fortes para quitar financiamento de imóvel irá te ajudar a fechar bons negócios.  Só é possível entender se a decisão é vantajosa analisando os cálculos e conhecendo as condições oferecidas pelo banco.

Se vale a pena ou não, isso dependerá de suas necessidades e objetivos, certo?

Dessa forma, é indispensável refletir sobre cada detalhe que inclui essa transação. Se você está considerando antecipar seu financiamento, confira alguns pontos que devem ser observados antes de tomar esta (grande!) decisão:

Quais taxas devem ser consideradas?

Todas as taxas bancárias. Basicamente, não basta fazer um cálculo rápido considerando as taxas de juros e, então, decidir por quitar um financiamento. A razão está em outras taxas que estão inseridas nessa negociação.

O ideal é calcular o custo efetivo total do financiamento — o CET. Para isso, não se deve considerar apenas os juros, mas também os outros custos da operação. Um exemplo é a taxa referencial (TR), um indicador geral da economia brasileira.

Além disso, podem existir custos embutidos com seguro e tarifas administrativas, assim como impostos. Normalmente, esses valores não serão descontados na quitação do financiamento, ficando o desconto apenas nos juros — o que pode fazer com que a antecipação seja tão vantajosa para você.

O que a lei diz sobre quitar imóvel com consórcio?

A Lei nº 11.1795/2008, que regulamenta os consórcios no Brasil, estabelece que os que têm uma carta de crédito contemplada no próprio nome podem usá-la para concluir o contrato de financiamento, desde que sejam os responsáveis por quitá-lo. Para efetivar essa operação, é necessário seguir uma série de requisitos como:

  • aderir a contratos de financiamento e a consórcios posteriores a 2009 (quando a legislação entrou em vigor);
  • assinar contratos que coincidam com o mesmo grupo de investimento, ou seja, o financiamento imobiliário só pode ser encerrado com uma carta de crédito imobiliário contemplada;
  • ser contemplado no consórcio através de sorteio ou por lance;
  • haver um acordo entre a administradora do consórcio e a instituição financeira para fazer a operação;
  • estar previsto no contrato de financiamento o uso da carta de crédito para encerrá-lo;
  • fazer com que o bem financiado seja quitado por meio do contrato de consórcio;
  • garantir que a carta de crédito contemplada tenha valor igual ou maior que o saldo devido à instituição financeira.

Quais são os procedimentos para quitar financiamento de imóvel com consórcio?

Na hora de quitar o imóvel financiado com consórcio, a recomendação é adotar algumas medidas, por exemplo:

  • ler as condições do contrato de consórcio com bastante atenção;
  • tirar todas as dúvidas com a administradora do consórcio, antes de finalizar a negociação;
  • aguardar ser contemplado através do sorteio na assembleia do consórcio ou fazer o lance vencedor;
  • buscar informações com a instituição financeira onde o financiamento foi feito para conhecer as formalidades para quitar investimento por meio do consórcio;
  • negociar com o credor do financiamento as possibilidades de quitação antecipada, para assim, tentar obter desconto;
  • avaliar se o valor da carta de crédito contemplada é o suficiente para a quitação do bem;
  • providenciar os documentos pessoais e do imóvel, além dos comprovantes de pagamento de outras despesas (impostos e taxas de cartório).

O consórcio é um excelente aliado na hora de quitar dívidas. Afinal, ele atua como medida preventiva para não cair no endividamento: compra parcelada, sem altos  juros e com planejamento financeiro. 

No consórcio, aos poucos a educação financeira é trabalhada, e isso se torna um bom hábito, pois, mesmo que as mensalidades estejam em dia, sua consciência terá sido programada para guardar dinheiro, no lugar de gastar, além de toda a economia feita com a quitação do financiamento.
O consórcio permite que você faça investimento a partir de um planejamento consistente, respeitando todos os desafios financeiros em meio a crise econômica

Fala com Lupi, é só clicar no rosto de Lupi aí no canto inferior direito da tela e tirar todas as suas dúvidas. 

A hora para alcançar grandes conquistas é agora!