Voltar
10/2020

Empreendimento Imobiliário: O que encontro em um estande de vendas?

Comprar um imóvel demanda um planejamento pensado e repensado, ainda mais se o apartamento ou casa ainda estiver na planta. Pensando nos detalhes de um empreendimento imobiliário, desenvolvemos este conteúdo sobre o que você precisa analisar em um estande de vendas para tomar as melhores decisões. 


Ao chegar no estande de venda, o primeiro passo é verificar se o imóvel atende às suas necessidades. Você pode analisar itens básicos como: 


  • Projeto da unidade, assim como suas funcionalidades;
  • O material utilizado na construção e níveis de acabamento;
  • Número de vagas na garagem; 
  • Piscina ao ar livre ou coberta, aposentos e suas dimensões;
  • Salão de Festas e/ou Churrasqueira
  • E outras. 


Para descobrir essas informações, listamos algumas perguntas para serem feitas nos estandes de vendas antes de comprar um imóvel.

Empreendimento Imobiliário: o que você pode saber num estande de vendas

Geralmente, perguntas sobre o imóvel são respondidas por folheteria, maquetes pormenorizadas, visitação programada, ambientes decorados e imagens computadorizadas. Entretanto, pode acontecer de não ter todas as informações bem descritas nesses folhetos, nesses casos, a visita aos estandes de plantões de vendas é importante, afinal, esta é a hora certa para tirar todas as dúvidas.

É obrigação do vendedor prestar todo o tipo de informação sobre o imóvel, assim como expor a forma e condições do negócio, tais como:  forma de pagamento, prazos de entrega, taxas de corretagem, taxas de assessoria de crédito, formação do preço, informações sobre a construtora, sobre a incorporação, registro do imóvel na Prefeitura, no Cartório de Imóveis, entre outras. 

Quem está realizando a compra, tem o direito de tomar prévia ciência dos contratos e documentos a serem assinados, eles devem ser  redigidos com clareza sem que haja dificuldade do comprador entender o que está previsto.

Perguntas que podem (e devem) ser feitas sobre o empreendimento imobiliário

Posso ter acesso ao registro de incorporação do prédio?

O acesso ao registro de incorporação (RI) é interessante. Além disso, o comprador deve obter informações, sobretudo no caso de imóveis novos, sobre a Incorporadora, valendo até mesmo visitar outros prédios que tenham sido construídos pela mesma.

Nessa situação, são inúmeros os documentos que fazem parte de um RI, ao menos o número deve ser fornecido, junto ao cartório de registro de imóveis competente.

As vendas não serão válidas antes de registrar a incorporação. Afinal, todos os imóveis vendidos a partir de uma planta, têm um registro de incorporação precedido de um memorial descritivo de todos os materiais que serão utilizados na obra, coberto pela lei 4591-64, que exalta que é obrigatório o registro da incorporação, no cartório imobiliário, antes do incorporador poder dar início a venda das unidades. 

O acesso a esses registros tornam possível verificar a área privativa real cobertas e descobertas, áreas de uso comum, além da fração ideal. Outra questão importante é questionar se a construtora optou pelo patrimônio de afetação. Isso estará presente no RI e protege muito os compradores no caso de falência ou insolvência da construtora. 

O Patrimônio de Afetação é a segregação patrimonial de bens do incorporador para uma atividade específica, com o intuito de assegurar a continuidade e a entrega das unidades em construção aos futuros adquirentes, mesmo em caso de falência ou insolvência do incorporador

Para saber mais: o que descrevemos acima são para imóveis na planta, no caso de imóveis avulsos o RI não se aplica. 

Quem são os responsáveis pelo projeto imobiliário?

É essencial ter conhecimento a respeito de quem está por trás da obra. Arquitetos, construtoras, imobiliárias. Você pode e deve ter conhecimento de quem está negociando. 

Todas as partes envolvidas no empreendimento imobiliário devem ser identificadas aos consumidores. De acordo com especialistas, as empresas grandes possuem ações em outras menores, que são menos conhecida. Nesse sentido, o ideal é verificar tanto a que está lhe vendendo o imóvel, quanto a que aparece somente no contrato social, que é sócia majoritária. Analisar o histórico das empresas envolvidas é um passo essencial para fazer bons negócios.

Para ter essas informações importantes, faça uma pesquisa judicial. Há construtoras que atrasam a entrega das unidades, dessa forma você já fica ciente de que tipo de empresa está lhe vendendo a unidade. Faça pesquisas nos cartórios e internet, joga no Google o nome da empresa e veja se não aparece notícias desanimadoras. 

Qual é a posição do prédio em relação à rua e ao sol?

Tanto os limites quanto a posição do imóvel devem estar especificados de maneira real, pois esse é um ponto indispensável na compra de um apartamento, assim como outros: ventilação da unidade, estrutura do entorno em termos de transporte coletivo, comércio, supermercado, atividades culturais, entre outros.

No aspecto financeiro, os apartamentos que estão voltados para o sol poente geralmente são menos valorizados, mas existem outras questões interessantes para analisar. Alguns irão priorizar a tranquilidade e quanto menos movimento no local melhor. Mas há aqueles que preferem a agitação urbana, e aí vale a pena verificar a disponibilidade de hospitais, escolas, restaurantes, entre outras estruturas que podem ter peso na decisão. 

Qual a estrutura da construção?

Esta é uma questão que também não vale a pena dispensar. Uma construção pode ser estruturada (estrutura convencional) ou autoportante (alvenaria estrutural). Neste último caso, as plantas não podem ser alteradas, nem mesmo demolição de paredes que podem comprometer toda a estrutura da edificação. É evidente que edificações estruturadas são mais valorizadas. 

Onde encontrar essas informações? No Memorial Descritivo (documento descrito como relatório técnico do empreendimento). Ali você encontra as especificações técnicas do empreendimento imobiliário em seus aspectos de engenharia e arquitetura. 

Outras informações também estarão neste documento, como o nível de acabamento, ou seja, materiais que serão usados, bem como os itens que serão entregues junto ao apartamento. 

Posso ler o contrato em casa?

Essa aqui parece uma resposta óbvia, mas você bem sabe que muitas pessoas não leem os contratos. E isso é um erro. 

O contrato deve ser lido sim e com muita atenção, afinal, ele resume o negócio e exige do adquirente a devida atenção na leitura do que está escrito. Nesse sentido, prestará atenção especial ao que trata de descrever o imóvel, o preço, as condições de pagamento, o prazo de entrega, as garantias dessa entrega, multas por observâncias contratuais e cláusulas resolutivas. 

Quem está realizando a compra deve ter um prazo considerável para conhecer e tomar ciência completa do contrato a ser firmado. 


Para concluir, antes de assinar o contrato, é importante verificar:


  • Se o empreendimento imobiliário encontra-se com o projeto devidamente aprovado e com o alvará de edificação emitido pela respectiva Prefeitura Municipal;
  • Matrícula do imóvel, onde deve constar que a sua Incorporação Imobiliária está devidamente registrada; 
  • Minuta da convenção de condomínio arquivada no registro do Memorial de Incorporação, em que constam as futuras regras do condomínio; 
  • Verificação da incorporadora e dos seu histórico; 
  • Se a corretagem está sendo realizada por profissionais com CRECI; 
  • Estude a possibilidade de um advogado acompanhar o processo;
  • Se a obra terá patrimônio de afetação.


Pesquise a modalidade de crédito ideal para você!

O UP possui algumas singularidades que o destacam dentre os demais consórcios e o reafirma como uma melhor opção para nossas conquistas. Diferente de um financiamento, por exemplo, não é necessário ter um grande valor de entrada para dar o primeiro passo na conquista de sua meta: aqui, temos diversas categorias que você pode escolher, entre carros, imóveis, serviços estéticos, cursos, festas, viagens ou reformas; escolhido o seu objetivo, é determinado o valor do crédito desejado e escolhida a quantidade de parcelas.

O plano de consórcio é iniciado de forma 100% digital, através de nosso site e não é cobrada nenhum tipo de taxa ou juros para contratar, como acontece em todas as outras modalidades de crédito. Exemplo: Se você precisa de um crédito de 200 mil e escolhe pagar em 160 meses, vai pagar R$ 1.225,00 por mês. Ou seja: Nada de taxa!

Apenas após a contemplação, ou seja, após ter o seu bem ou serviço em mãos, é que você começa a pagar a taxa: 0,35% para autos e imóveis e 0,45% para serviço. Lembrando que você não paga taxa sobre as parcelas anteriores à sua contemplação. Isso significa que o último a ser contemplado paga nenhuma taxa.

Quando o desejo é um bem de maior valor, como um imóvel, as vantagens em contratar um consórcio ficam ainda mais evidentes. Além de não precisar de um valor de entrada e eliminar as taxas e juros abusivos, ainda é possível contar com o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para realizar o seu lance – além de antecipar a conquista de sua carta de crédito, o valor é usado para adiantar as últimas parcelas do consórcio ou diminuir as restantes

Ao entrar em um financiamento as parcelas podem ser atrativas, mas não podemos jamais esquecer os prazos. A decisão no momento de escolha entre o consórcio e o financiamento deve levar em consideração não apenas o fato da parcela caber ou não no bolso. Mas sim a certeza que, em um consórcio, considerando o pior cenário (sem lance, sem adiantamento de parcelas, sem amortização com FGTS), você deverá quitar o imóvel em 15 anos.

Estando assim livre para conquistar outros objetivos. Já no financiamento, os prazos são até mesmo superiores ao dobro do consórcio. Mesmo com as parcelas decrescentes, você chega a pagar mais de 200% de juros. E, é claro que quem paga juros conquista menos.

Todos os financiamentos exigem um valor de entrada e, para poupar este valor, precisamos de disciplina. Sendo assim, seja qual for a modalidade de crédito escolhida, consórcio ou financiamento, temos que organizar nosso orçamento e ter paciência. Para quem já guardou o suficiente para entrar em um financiamento de imediato, o consórcio é uma excelente opção, pois você pode ofertar um lance logo na primeira assembleia.

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas.. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.

Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!


Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!

Fala com a gente e entenda melhor como podemos ajudar você!

Para concluir de verdade agora, faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP? Temos condições únicas para você. 

Simule seu consórcio agora mesmo!

Simule agora

Outras matérias relacionadas

10/2020

Cuidados antes de comprar um imóvel na planta

Preparamos este conteúdo para você, indicando todos os cuidados e os erros cometidos no momento de comprar um imóvel na planta. Vem conferir!

10/2020

Aproveite a chegada de um novo ano para mudar seus hábitos financeiros

Poupar parte dos rendimentos é a porta de entrada para uma mudança nas finanças

10/2020

Avaliação de Imóvel: Descubra como é feita e o que é considerado

Uma das etapas mais importantes no processo de compra de uma propriedade é a obtenção do laudo de avaliação de imóvel. Clique e tire todas as suas dúvidas!

Empreendimento Imobiliário: O que encontro em um estande de vendas?

Empreendimento Imobiliário: O que encontro em um estande de vendas?

Comprar um imóvel demanda um planejamento pensado e repensado, ainda mais se o apartamento ou casa ainda estiver na planta. Pensando nos detalhes de um empreendimento imobiliário, desenvolvemos este conteúdo sobre o que você precisa analisar em um estande de vendas para tomar as melhores decisões. 


Ao chegar no estande de venda, o primeiro passo é verificar se o imóvel atende às suas necessidades. Você pode analisar itens básicos como: 


  • Projeto da unidade, assim como suas funcionalidades;
  • O material utilizado na construção e níveis de acabamento;
  • Número de vagas na garagem; 
  • Piscina ao ar livre ou coberta, aposentos e suas dimensões;
  • Salão de Festas e/ou Churrasqueira
  • E outras. 


Para descobrir essas informações, listamos algumas perguntas para serem feitas nos estandes de vendas antes de comprar um imóvel.

Empreendimento Imobiliário: o que você pode saber num estande de vendas

Geralmente, perguntas sobre o imóvel são respondidas por folheteria, maquetes pormenorizadas, visitação programada, ambientes decorados e imagens computadorizadas. Entretanto, pode acontecer de não ter todas as informações bem descritas nesses folhetos, nesses casos, a visita aos estandes de plantões de vendas é importante, afinal, esta é a hora certa para tirar todas as dúvidas.

É obrigação do vendedor prestar todo o tipo de informação sobre o imóvel, assim como expor a forma e condições do negócio, tais como:  forma de pagamento, prazos de entrega, taxas de corretagem, taxas de assessoria de crédito, formação do preço, informações sobre a construtora, sobre a incorporação, registro do imóvel na Prefeitura, no Cartório de Imóveis, entre outras. 

Quem está realizando a compra, tem o direito de tomar prévia ciência dos contratos e documentos a serem assinados, eles devem ser  redigidos com clareza sem que haja dificuldade do comprador entender o que está previsto.

Perguntas que podem (e devem) ser feitas sobre o empreendimento imobiliário

Posso ter acesso ao registro de incorporação do prédio?

O acesso ao registro de incorporação (RI) é interessante. Além disso, o comprador deve obter informações, sobretudo no caso de imóveis novos, sobre a Incorporadora, valendo até mesmo visitar outros prédios que tenham sido construídos pela mesma.

Nessa situação, são inúmeros os documentos que fazem parte de um RI, ao menos o número deve ser fornecido, junto ao cartório de registro de imóveis competente.

As vendas não serão válidas antes de registrar a incorporação. Afinal, todos os imóveis vendidos a partir de uma planta, têm um registro de incorporação precedido de um memorial descritivo de todos os materiais que serão utilizados na obra, coberto pela lei 4591-64, que exalta que é obrigatório o registro da incorporação, no cartório imobiliário, antes do incorporador poder dar início a venda das unidades. 

O acesso a esses registros tornam possível verificar a área privativa real cobertas e descobertas, áreas de uso comum, além da fração ideal. Outra questão importante é questionar se a construtora optou pelo patrimônio de afetação. Isso estará presente no RI e protege muito os compradores no caso de falência ou insolvência da construtora. 

O Patrimônio de Afetação é a segregação patrimonial de bens do incorporador para uma atividade específica, com o intuito de assegurar a continuidade e a entrega das unidades em construção aos futuros adquirentes, mesmo em caso de falência ou insolvência do incorporador

Para saber mais: o que descrevemos acima são para imóveis na planta, no caso de imóveis avulsos o RI não se aplica. 

Quem são os responsáveis pelo projeto imobiliário?

É essencial ter conhecimento a respeito de quem está por trás da obra. Arquitetos, construtoras, imobiliárias. Você pode e deve ter conhecimento de quem está negociando. 

Todas as partes envolvidas no empreendimento imobiliário devem ser identificadas aos consumidores. De acordo com especialistas, as empresas grandes possuem ações em outras menores, que são menos conhecida. Nesse sentido, o ideal é verificar tanto a que está lhe vendendo o imóvel, quanto a que aparece somente no contrato social, que é sócia majoritária. Analisar o histórico das empresas envolvidas é um passo essencial para fazer bons negócios.

Para ter essas informações importantes, faça uma pesquisa judicial. Há construtoras que atrasam a entrega das unidades, dessa forma você já fica ciente de que tipo de empresa está lhe vendendo a unidade. Faça pesquisas nos cartórios e internet, joga no Google o nome da empresa e veja se não aparece notícias desanimadoras. 

Qual é a posição do prédio em relação à rua e ao sol?

Tanto os limites quanto a posição do imóvel devem estar especificados de maneira real, pois esse é um ponto indispensável na compra de um apartamento, assim como outros: ventilação da unidade, estrutura do entorno em termos de transporte coletivo, comércio, supermercado, atividades culturais, entre outros.

No aspecto financeiro, os apartamentos que estão voltados para o sol poente geralmente são menos valorizados, mas existem outras questões interessantes para analisar. Alguns irão priorizar a tranquilidade e quanto menos movimento no local melhor. Mas há aqueles que preferem a agitação urbana, e aí vale a pena verificar a disponibilidade de hospitais, escolas, restaurantes, entre outras estruturas que podem ter peso na decisão. 

Qual a estrutura da construção?

Esta é uma questão que também não vale a pena dispensar. Uma construção pode ser estruturada (estrutura convencional) ou autoportante (alvenaria estrutural). Neste último caso, as plantas não podem ser alteradas, nem mesmo demolição de paredes que podem comprometer toda a estrutura da edificação. É evidente que edificações estruturadas são mais valorizadas. 

Onde encontrar essas informações? No Memorial Descritivo (documento descrito como relatório técnico do empreendimento). Ali você encontra as especificações técnicas do empreendimento imobiliário em seus aspectos de engenharia e arquitetura. 

Outras informações também estarão neste documento, como o nível de acabamento, ou seja, materiais que serão usados, bem como os itens que serão entregues junto ao apartamento. 

Posso ler o contrato em casa?

Essa aqui parece uma resposta óbvia, mas você bem sabe que muitas pessoas não leem os contratos. E isso é um erro. 

O contrato deve ser lido sim e com muita atenção, afinal, ele resume o negócio e exige do adquirente a devida atenção na leitura do que está escrito. Nesse sentido, prestará atenção especial ao que trata de descrever o imóvel, o preço, as condições de pagamento, o prazo de entrega, as garantias dessa entrega, multas por observâncias contratuais e cláusulas resolutivas. 

Quem está realizando a compra deve ter um prazo considerável para conhecer e tomar ciência completa do contrato a ser firmado. 


Para concluir, antes de assinar o contrato, é importante verificar:


  • Se o empreendimento imobiliário encontra-se com o projeto devidamente aprovado e com o alvará de edificação emitido pela respectiva Prefeitura Municipal;
  • Matrícula do imóvel, onde deve constar que a sua Incorporação Imobiliária está devidamente registrada; 
  • Minuta da convenção de condomínio arquivada no registro do Memorial de Incorporação, em que constam as futuras regras do condomínio; 
  • Verificação da incorporadora e dos seu histórico; 
  • Se a corretagem está sendo realizada por profissionais com CRECI; 
  • Estude a possibilidade de um advogado acompanhar o processo;
  • Se a obra terá patrimônio de afetação.


Pesquise a modalidade de crédito ideal para você!

O UP possui algumas singularidades que o destacam dentre os demais consórcios e o reafirma como uma melhor opção para nossas conquistas. Diferente de um financiamento, por exemplo, não é necessário ter um grande valor de entrada para dar o primeiro passo na conquista de sua meta: aqui, temos diversas categorias que você pode escolher, entre carros, imóveis, serviços estéticos, cursos, festas, viagens ou reformas; escolhido o seu objetivo, é determinado o valor do crédito desejado e escolhida a quantidade de parcelas.

O plano de consórcio é iniciado de forma 100% digital, através de nosso site e não é cobrada nenhum tipo de taxa ou juros para contratar, como acontece em todas as outras modalidades de crédito. Exemplo: Se você precisa de um crédito de 200 mil e escolhe pagar em 160 meses, vai pagar R$ 1.225,00 por mês. Ou seja: Nada de taxa!

Apenas após a contemplação, ou seja, após ter o seu bem ou serviço em mãos, é que você começa a pagar a taxa: 0,35% para autos e imóveis e 0,45% para serviço. Lembrando que você não paga taxa sobre as parcelas anteriores à sua contemplação. Isso significa que o último a ser contemplado paga nenhuma taxa.

Quando o desejo é um bem de maior valor, como um imóvel, as vantagens em contratar um consórcio ficam ainda mais evidentes. Além de não precisar de um valor de entrada e eliminar as taxas e juros abusivos, ainda é possível contar com o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para realizar o seu lance – além de antecipar a conquista de sua carta de crédito, o valor é usado para adiantar as últimas parcelas do consórcio ou diminuir as restantes

Ao entrar em um financiamento as parcelas podem ser atrativas, mas não podemos jamais esquecer os prazos. A decisão no momento de escolha entre o consórcio e o financiamento deve levar em consideração não apenas o fato da parcela caber ou não no bolso. Mas sim a certeza que, em um consórcio, considerando o pior cenário (sem lance, sem adiantamento de parcelas, sem amortização com FGTS), você deverá quitar o imóvel em 15 anos.

Estando assim livre para conquistar outros objetivos. Já no financiamento, os prazos são até mesmo superiores ao dobro do consórcio. Mesmo com as parcelas decrescentes, você chega a pagar mais de 200% de juros. E, é claro que quem paga juros conquista menos.

Todos os financiamentos exigem um valor de entrada e, para poupar este valor, precisamos de disciplina. Sendo assim, seja qual for a modalidade de crédito escolhida, consórcio ou financiamento, temos que organizar nosso orçamento e ter paciência. Para quem já guardou o suficiente para entrar em um financiamento de imediato, o consórcio é uma excelente opção, pois você pode ofertar um lance logo na primeira assembleia.

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro! 

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas.. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.

Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.

Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!


Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!

Fala com a gente e entenda melhor como podemos ajudar você!

Para concluir de verdade agora, faça um UP Consórcios! Que tal começar por uma simulação no UP? Temos condições únicas para você. 

Últimas Postagens

Faça um consórcio de carro e fique livre de financiamento!

Evite as altas taxas do financiamento! Conheça as vantagens de fazer um Consórcio com o UP sem taxas são cobradas após a contemplação, além de ser 100% digital!

UP Consórcios: segurança de investimento com Risco Zero!

Se você quer fazer um investimento com segurança e risco zero, você precisa conhecer o UP Consórcios! O melhor consórcio para você investir com segurança!

Dificuldades de pagar as parcelas do consórcio? Vamos te ajudar!

Se você está com dificuldades para pagar as parcelas do consórcio, não se preocupe, é possível renegociar a divida! O UP te ajuda.

Como obter aprovação da carta contemplada com restrição no nome

Saiba como obter aprovação da carta contemplada com restrição no nome.

Como funciona o Consórcio para reformar casa?

Está se planejando para reformar a casa? O Consórcio para reformas é uma das opções que podem te ajudar a atingir esse objetivo.

Como Juntar Dinheiro Pra Fazer Uma Cirurgia Plástica

Se esse é o seu grande objetivo é fazer uma cirurgia plástica e você quer saber como juntar dinheiro para fazer cirurgia plástica? Este artigo é seu! 
Próximo
1 / 53
Facebook - UP Consórcios
Instagram - UP Consórcios
Twitter - UP Consórcios
Linkedin - UP Consórcios
Youtube - UP Consórcios
Deezer - UP Consórcios
Spotify - UP Consórcios