Quais são os riscos de um consórcio?

17/03/2022

Imagem blog

Quais são os riscos de um consórcio?

De uns tempos para cá, o consórcio se tornou um grande aliado para quem quer alcançar grandes objetivos, como comprar um imóvel ou automóvel. Portanto, o nosso objetivo é explicar brevemente como funciona o consórcio, principalmente alertar sobre seus riscos.

Primeiro, mostraremos os riscos inerentes ao produto. Ou seja, mesmo que a instituição vendedora do consórcio gerencie tudo de forma competente e respeitável, eles o são por natureza. Depois, há os riscos associados à desinformação e intenção maliciosa. Infelizmente, isso é muito comum. Basta olhar para os Procons, o Ranking do Banco Central e o alto índice de reclamações no site de reclamações.

Então, se você está pensando em adquirir um consórcio, não deixe de ler até o final.

7 Riscos de um Consórcio para quem está pensando participar 

1) Reflita sobre sua sorte

Os Consórcios são um ótimo negócio se você for fisgado desde cedo: assim você já está aproveitando os objetivos do consórcio (casa, carro, etc.) enquanto paga todas as suas mensalidades. No entanto, se você receber a recompensa (carta de crédito) apenas no final, estará "financiando" o resto do grupo até certo ponto.

Para aqueles que decidem contar apenas com a sorte, deve estar atento se esta é uma decisão sábia.

2) Você tem pressa para alcançar o bem desejado?

Como há sempre o risco de não ser considerado no curto prazo, é preciso considerar se essa possibilidade é aceitável. Por exemplo, se você está pensando em comprar um carro para o trabalho (visitar seus clientes, etc.), um consórcio pode não ser a melhor opção para você. Afinal, seu objetivo é tirar boas notas imediatamente. O mesmo vale para os imóveis, com prazos de consórcio de até 180 meses (15 anos)! Mesmo se você for sorteado no meio do prazo, ainda terá que esperar mais de 7 anos.

Quais são os riscos de um consórcio?

3) Você tem dinheiro para dar um lance?

Para não contar exclusivamente com a sorte para ser contemplado, é possível oferecer lance no consórcio. Esta é uma boa opção para quem tem reservas que podem ser utilizadas para este fim. Se isso acontecer com você, faça uma pesquisa primeiro para ver se o seu valor disponível é suficiente para vencer o lance. Você pode ter 20.000 reais, mas se o lance médio for de 40.000 reais, terá que contar com a sorte novamente!

4) Analise a Administradora do Consórcio

Um dos riscos de um consórcio é a “índole” dos gestores. Portanto, é necessário rever a história, solidez e idoneidade da empresa. Também é importante analisar o índice de inadimplência dos participantes do consórcio: se o índice de inadimplência for alto, a conta pode não ser fechada. Consulte o site do Banco Central para esta e outras informações.

No entanto, lembre-se de que, como o governo não oferece nenhum tipo de garantia para esses produtos, não há garantia de que erros ocorrerão.

5) Compare com os custos de um financiamento: mas analise todos os outros aspectos também

De um modo geral, os juros de um empréstimo (ou melhor, seu CET - custo efetivo total) são muito maiores do que a taxa de administração cobrada pelo consórcio. Isso levou muitos a concluir imediatamente que um consórcio é algo muito benéfico.

No entanto, há dois outros pontos a serem considerados:

  • Como mencionado acima, o fator "sorte" e o fato de que você só poderá desfrutar de coisas boas no futuro distante.
  • Correção de Parcelas: além da taxa de administração, a mensalidade é corrigida a uma taxa pré-acordada (ex: para carros, conforme tabela; para imóveis, conforme ICC).
  • Caso haja inadimplência por parte dos participantes do grupo, a taxa poderá ser compartilhada entre todos. Em muitos casos, é criada uma "reserva" para isso por meio de uma mensalidade adicional.

6) Analise muito bem o contrato

Se você se firmou em um consórcio, analise cuidadosamente os termos do contrato antes de assinar. Certifique-se de que compreende totalmente os termos e condições referentes a prazos, mensalidades, reagendamento, multas por atraso, casos de inadimplência, saída ou venda do consórcio, etc. Pesquise também na internet para saber mais sobre o que pode acontecer.

7) Não fazer um UP Consórcios! 

No geral, a maior vantagem do consórcio é confiar no UP!. Com o UP Consórcios os riscos são muito baixos. Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, ele poderá até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam demais em seu orçamento, a opção é uma carta de crédito mais barata. Podendo até vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.

Após ser contemplado, ele poderá escolher o bem que quiser dentro da categoria do grupo escolhido (imóvel ou veículo), optar por um modelo mais barato de carro ou mais caro (completando a diferença); ou, outra opção, comprar outro tipo de veículo no lugar de um carro. Da mesma maneira, com o consórcio de imóvel: poderá comprar casa, apartamento, terreno ou chácara, em qualquer local que escolher. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado e as melhores condições para que consiga tirar seu objetivo do papel. Simule, compare e compre