Qual a diferença entre Loteamento e Condomínio fechado?

17/03/2022

Imagem blog

Qual a diferença entre Loteamento e Condomínio fechado?

O mercado imobiliário é repleto de opções, profissionais da área já tiveram que responder a essa pergunta (do título) diversas vezes. Afinal: qual a diferença entre loteamento e condomínio fechado? Há benefícios de uma opção em relação a outra? Qual a melhor alternativa para comprar o primeiro imóvel

Loteamento ou Condomínio Fechado: principais diferenças

Na boca do povo, normalmente, essas opções (loteamento e condomínio fechado) parecem ser a mesma coisa. Mas é importante destacar suas diferenças, pois não são a mesma coisa. Ambos tipos de empreendimentos tem características particulares e únicas, mas é muito fácil confundir, principalmente quando o loteamento é comercializado com a estética de um condomínio fechado, facilitando a confusão entre os interessados. 

Por definição, o loteamento é uma área que envolve diversos lotes ou terrenos para serem comercializados. Assim, não necessariamente serão vendidas para uma mesma pessoa, além disso, não seguem um padrão, com distribuição igualitária de área. 

Encontramos, dessa forma, a primeira diferença entre loteamento e condomínio fechado. 

Por outro lado, nos condomínios fechados há uma infraestrutura voltada para segurança, guarita, possibilidade de câmeras e acesso controlado, já nos loteamentos: isso é impraticável, afinal, trata-se de área pública, logo, o acesso não pode ser negado.

‘’Ah, mas já vi loteamento com estrutura para segurança!’’

Sim, de fato. Há muitos residenciais que são construídos em loteamentos, e nesses casos, colocam guaritas, porém, a área é comum e as ruas dentro do loteamento continuam sendo públicas, por lei. Nenhuma pessoa será impedida de circular nas ruas do loteamento, devemos compreendê-lo da seguinte forma: os loteamentos são ruas normais, porém, cercada por moradores, assim, eles podem passar a impressão de condomínios fechados, mas não são. 

qual-a-diferenca-entre-loteamento-e-condominio-fechado

Diferenças práticas entre loteamento e condomínio fechado

Quando se opta pelo loteamento, o comprador está apenas fazendo negócio para o lote e nada mais. Por outro lado, quem escolhe comprar uma casa em condomínio fechado, adquire o imóvel e toda a infraestrutura fixa no local: áreas de lazer, piscinas, espaço para churrasco, vagas em garagem, salões de eventos, academia, áreas arborizadas e muito mais. Com isso, todas áreas que são de uso coletivo estão incluídas na aquisição do bem.

Dessa maneira, para manutenção e limpeza dos ambientes, é cobrada uma taxa para quem mora em condomínios fechados, assim como pagar funcionários que farão a estrutura funcionar de maneira correta, sem gerar reclamações.

Manutenção dos espaços coletivos em condomínios fechados

Assim como nos loteamentos, a manutenção de ruas e praças são de responsabilidade do município, da mesma maneira que a coleta de lixo e outros serviços, como limpezas de bueiros, que são fundamentais para o bom funcionamento do espaço como um todo. Nos condomínios fechados, todos esses detalhes ficam na conta dos moradores.

Legislação

A legislação é outro ponto que diferencia um condomínio fechado de um loteamento. De acordo com a lei, o loteamento é uma subdivisão de glebas em lotes que são destinados a edificações. Para isso, são abertas novas vias, logradouros públicos ou são ampliadas novas vias de qualquer rua já existente.

Nos condomínios fechados, por lei, são edificações ou conjunto delas, construídos sob a forma de unidades isoladas cujo destino é residencial, na maioria dos casos, ou não. No entanto, para fechar o assunto e entrar naquilo que vai te interessar ainda mais (ou seja, a melhor maneira de comprar seu imóvél), as principais diferenças entre condomínios fechados e loteamentos estão nos ambientes serem público ou privados, na responsabilidade de manutenção do espaço, acessos permitidos, ou não, e na administração dos locais.

Loteamento e Condomínio fechado: como comprar o imóvel sem fazer dívidas

O consórcio de imóvel é a melhor forma para comprar um imóvel, principalmente em tempos de crise econômica. No consórcio de imóvel, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizar para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Aqui entram em cena os sorteios cuja finalidade é decidir quem fica com o crédito para a compra imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma via sorteio. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e, assim adiantar a contemplação.

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

As parcelas cabem no seu bolso

No consórcio você não precisa ter dinheiro para dar de entrada, o valor total do bem é dividido em parcelas iguais. Antes de optar por essa compra planejada e segura, você pode ainda fazer uma simulação do valor de parcela que quer pagar por mês, sem se preocupar com altas taxas de juros.

É uma ótima forma de poupar dinheiro

O consórcio é uma ótima solução para preservar seu dinheiro. Isso porque, além de estar investindo em um bem, o valor estará sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o índice de acordo com o segmento contratado: INCC para imóveis e IPCA para auto e serviços. Quando você recebe a carta de crédito, tem o poder de compra à vista do seu bem, possibilitando melhores negociações e economizando ainda mais.

5) Contemplação por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance.

Funciona da seguinte forma: até o dia anterior à Assembleia, você pode enviar uma mensagem com o valor da sua oferta de lance. Essa oferta pode ser realizada até às 23h59 do dia anterior à assembleia, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer este cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias, ofertando um percentual da sua carta de crédito.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que ele deve ser pago antes do sorteio. Somente após a contemplação, em até 5 dias úteis, que  a oferta deve ser paga para a administradora do consórcio.

Resumindo: ao contratar um consórcio de imóvel, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva (ou um auto-financiamento) destinado à compra de um bem definido previamente. 

Faça uma simulação de consórcio e alcance o imóvel que sempre quis.