A importância da qualificação profissional: Use consórcio de Serviços

17/03/2022

Imagem blog

A importância da qualificação profissional: Use consórcio de Serviços

A qualificação profissional é uma das melhores decisões para quem quer alcançar grandes conquistas, tanto profissionais quanto pessoais. 

Embora nem sempre tenhamos um capital para investir na qualificação profissional. Normalmente, os cursos de alto valor, como os universitários, podem ser pagos à vista com uma carta de crédito. Pagando à vista, você consegue maiores descontos também. 

Com a possibilidade de fazer consórcio para se qualificar, suas oportunidades são ainda maiores. Essa é uma opção importante para quem se preocupa com o próprio futuro, o dos filhos ou, até mesmo, deseja ingressar em uma universidade particular, por exemplo.

Você pode escolher planejar seu intercâmbio, investir em uma especialização, ou ainda, escolher essa modalidade de consórcio como uma poupança turbinada para os seus filhos.

Consórcio de serviços para o aperfeiçoamento da qualificação profissional 

Quando você decide desenvolver suas habilidades profissionais, a expectativa é que você tenha mais chances de aumentar sua renda e desenvolver-se numa área que gosta. O consórcio permite que você faça tudo isso com planejamento e segurança de compra. 

Entre os diferenciais em escolher o Consórcio de Serviços UP, está a isenção de taxa de administração, que só passa a ser cobrada após a contemplação. Todos os valores são mencionados na simulação para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável ao longo do plano.  

O mais legal de ter uma carta de crédito em mãos é pagar à vista e ter mais possibilidades para negociar. Caso o valor do serviço seja inferior ao da carta, você pode usar esse valor de diversas formas para contratação de outro serviço ou, inclusive, para quitar as parcelas do seu consórcio.

qual-a-importancia-da-qualificacao-profissional-use-o-consorcio-de-servicos-para-se-capacitar

Como funciona o Consórcio de Serviços?

No consórcio de serviços, uma administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal de suas parcelas. 

A cada mês, vários participantes são contemplados com a carta de crédito por sorteio e outros via lance, de acordo com o saldo disponível no grupo.  

O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do serviço escolhido, mas também de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de serviços se estende, no máximo, até 4 anos, lembrando que quanto mais longo o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no término das suas parcelas. De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances de contemplação.

Você pode adiantar a sua contemplação e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

Quais as vantagens do Consórcio de Serviços?

O consórcio é uma excelente opção para quem quer contratar um serviço mesmo quando sua quitação à vista (e, nesse sentido, com descontos) for inviável. 

Nessa dinâmica, você faz uma poupança conjunta com os outros consorciados, buscando um objetivo a curto, médio ou longo prazo sem precisar fazer grandes sacrifícios, o que pode ser simples como abrir mão do cinema ou da pizza de sexta-feira.

O parcelamento, a partir do consórcio, também oferece vantagens significativas em comparação com outras opções de parcelamento, em especial, o financiamento

Nesse caso, quem financia irá lidar com o maior vilão dos preços: os juros. No consórcio, mesmo com a cobrança da taxa administrativa, a comparação com juros fica imbatível.

Outro fator fundamental diz respeito à acessibilidade. Os financiamentos envolvem uma série de processos burocráticos, que vão desde a indicação de avalistas até contratos complicados com instituições financeiras. 

No caso de contratação de serviços, como não há nenhum bem a ser alienado como garantia, geralmente, a única forma de obter crédito é por intermédio do Crédito Pessoal, ainda mais alto que o financiamento tradicional. No consórcio, você contrata simplesmente garantindo o pagamento das mensalidades. Você dará adeus às burocracias. 

Outro ponto importante de lembrar, associado ao consórcio, é que se encaixa, perfeitamente, em um bom planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. 

Com taxas fixas e previsíveis, você consegue estimar o tempo e os recursos necessários para atingir o objetivo de realizar uma viagem ou fazer um curso profissional sem comprometer a renda mensal. 

Como ser contemplado no consórcio de serviços?

Todos que começam a pagar as mensalidades serão contemplados. No entanto, é preciso reforçar que nenhuma administradora de consórcio pode garantir a data que essa contemplação acontecerá. Pode ser no primeiro, no segundo, ou, no último mês.

Isso porque o consorciado, ao investir em uma carta, participa de um grupo com diversos outros consorciados interessados em bens semelhantes.

Todos os meses são realizadas assembleias para divulgar os contemplados de acordo com o sorteio da Loteria Federal. Como os concursos são realizados duas vezes por semana, às quartas e aos sábados, considera-se o sorteio mais próximo à data das assembleias.

Se você for sorteado, é contemplado com a carta de crédito, mas existe outra forma que pode garantir a contemplação de forma mais rápida, ou de acordo com o que você tiver planejado, a oferta do lance.

Contemplado por lance

Quem deseja antecipar a aquisição do bem, pode optar pelo lance. Funciona da seguinte forma: até o dia anterior ao da assembleia, você pode fazer uma oferta com o valor que dispõe para pagamento do lance, por e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Para definir o valor do lance, você pode fazer esse cálculo pela quantidade de parcelas que deseja quitar da sua carta ou acompanhar os valores contemplados ao longo das assembleias.

Vale lembrar que registrar a oferta do valor antes da assembleia não significa que será debitada antes do sorteio. O pagamento para a administradora de consórcio deve ser feito apenas depois da sua contemplação.

Aquisição indireta

Já que estamos falando de aquisição, é fundamental notar que, em se tratando do funcionamento, a carta de crédito promove uma aquisição indireta. Esse valor, na realidade, é utilizado pela administradora para adquirir o bem desejado.

Diante disso, o valor não cai diretamente na conta do contemplado, na verdade, é utilizado para fazer a aquisição do que é desejado. 

Isso é importante para evitar que os recursos sejam utilizados para bens diferentes daqueles contratados – ou seja, uma carta de crédito imobiliário, por exemplo, serve para comprar bens relacionados a imóveis, dessa forma, não podem ser utilizados para outros fins, como reformar a casa.

Pagamento à vista

Uma coisa é certa: o contemplado não pode fazer a aquisição de forma direta do bem ou serviço, entretanto, ele ganha muito poder de negociação. Como o pagamento é realizado à vista, é possível conseguir descontos diante da liquidez da operação.

Quer um exemplo? Se o contemplado desejar adquirir um imóvel de R$ 300 mil, mas o imóvel fica semanas no mercado e começa a indicar que vai encalhar, essa é a hora que o proprietário começa a ficar atento à desvalorização do bem e à potencial perda de dinheiro.

Diante disso, com a carta de crédito, você pode fazer uma proposta no valor de R$ 285 mil e, então, pode alegar que o pagamento será feito à vista. Se o proprietário não aceitar a primeira oferta, é provável que o valor de venda final seja, consideravelmente, abaixo do valor inicial. 

Como há riscos menores para quem vende, a oferta de dinheiro vivo e do valor integral à vista, geralmente, torna disponível descontos muito vantajosos, o que permite melhor uso da carta de crédito.

Faça simulação de consórcio aqui no UP e prepare-se para tirar os planos do papel com total segurança e tranquilidade