Seguro de consórcio: como funciona e quando vale fazer?

17/03/2022

Imagem blog

Seguro de consórcio: como funciona e quando vale fazer?

Já ouviu falar de seguro de consórcio

Ao pesquisar sobre esse tipo de serviço, é comum pensar na proteção de nossos bens, como veículo, imóvel e até produtos eletrônicos. No entanto, o que muitos não sabem é que existe uma modalidade de seguro personalizada e exclusiva para os participantes do consórcio.

Até mesmo aqueles que sabem da sua existência, muitas vezes, não têm informações precisas sobre os reais benefícios e como ele funciona quando for necessário.

Como funciona o seguro de consórcio? 

O seguro de consórcio nada mais é que um serviço capaz de garantir ao cotista cobertura no valor do crédito contratado somado às taxas administrativas previstas. 

Ou seja, traduzindo: o seguro de consórcio pode ser acionado na ocorrência de qualquer sinistro previsto na apólice. Geralmente, também costuma incluir morte do titular e acidentes que resultem em invalidez permanente. 

Vale destacar que, no consórcio, a contratação do seguro é opcional, dependendo do acordo coletivo firmado. Por exemplo, se o grupo optar pela inclusão do seguro, ela será válida para todos os seus membros. O consórcio é democrático, por isso, alcançar grandes conquistas através dele é possível. 

seguro-de-consorcio-como-funciona-e-quando-vale-fazer

Quais são os benefícios do seguro de consórcio?

Assim como em outros tipos de seguro, neste, o grande objetivo é oferecer um importante apoio nos momentos em que estamos passando por adversidades.

O consórcio é uma modalidade de compra que pensa em todos os aspectos que fazem os brasileiros não investirem seu dinheiro corretamente, ajudando os participantes nas tomadas de decisões corretas. 

Neste tipo de investimento, aliás, o consórcio também é investimento, em situações desafiadoras, como a perda de um consorciado, possibilitando que seus familiares possam cobrir a continuidade dos pagamentos das mensalidades.

Imagine, por exemplo, se o titular de uma cota ficasse sem condições de trabalhar devido a um acidente? O seguro do consórcio também é capaz de cobrir com o que foi acordado em contrato. Através dele, é possível ter resolução de situações difíceis muito mais fácil. 

A indenização prevê a quitação total do consórcio, dando aos beneficiários a tranquilidade de não precisar lidar com uma dívida que ele não estava esperando.

Como acionar o seguro de consórcio?

Se qualquer fato previsto entre as coberturas do seguro acontecer, o UP indica que os beneficiários façam contato com a administradora do consórcio. Em casos de acidente, o próprio titular pode fazer esse procedimento. Em casos de situações de morte, serão seus familiares os responsáveis por dar entrada nessa solicitação.

3 Motivos para investir com consórcio

1. A segurança de investimento é real!!! 

O consórcio é um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. Por conta da desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento seguro?

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: é possível poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

2. Flexibilidade

Ninguém merece enfrentar processos burocráticos. Com o consórcio não existe isso. Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, ele poderá até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam demais em seu orçamento, a opção é uma carta de crédito mais barata. Podendo até vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.

Após ser contemplado, ele poderá escolher o bem que quiser dentro da categoria do grupo escolhido (imóvel ou veículo), optar por um modelo mais barato ou mais caro (completando a diferença); ou, outra opção, comprar outro tipo de veículo no lugar de um carro. Da mesma maneira, com o consórcio de imóvel: poderá comprar casa, apartamento, terreno ou chácara, em qualquer local que escolher. 

3. Investimento com Risco Zero? Só aqui no UP! 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre