Como economizar na Black Friday

17/03/2022

Imagem blog

Como economizar na Black Friday

Que a Black Friday é uma das principais datas para o varejo mundial todo mundo sabe, certo? 

No Brasil, o evento de descontos enquanto movimento surgiu no final da década passada, mais precisamente novembro de 2010. Com o tempo, foi ganhando força até chegar nisso que temos agora, evento consolidado no calendário comercial do país

A Black Friday surgiu, inicialmente, nos Estados Unidos, onde é celebrada um dia após a Ação de Graças, que por sinal é  tradição comemorada na última quinta-feira de novembro. Ou seja, a Black Friday acontece sempre na quarta sexta-feira do mês. 

A Black Friday é do tipo: o jogo começou aperta start… Afinal, ela marca o início das compras de natal, e também é como um termômetro para o feriado. A grande questão que fica, para nós consumidores modernos e mortais, é…

Como economizar na Black Friday?

1. Pense antes de comprar

Parece loucura, mas é real. Nós fazemos muitas compras por impulso, muitas vezes nem precisamos realmente do que estamos comprando. Aqui, a pergunta a se fazer é: “eu realmente preciso do produto?”

Não deixe para pensar quando a compra estiver sendo finalizada no site, reflita sobre a diferença que a aquisição irá fazer para sua vida. Qual o motivo dessa compra?
Vamos segurar a onda para manter as contas em dia

2. Não se esqueça do frete

Comprar pela internet já estava na ordem do dia dos brasileiros, com a mudança de consumo a partir da pandemia do coronavírus então… muito mais pessoas estão comprando online! Mas assim, para economizar Black Friday, é muito importante estar atento ao valor do frete. Existe oportunidade em que o valor do desconto pode ser realmente atrativo, entretanto, quando você insere o CEP no carrinho de compras, o frete é calculado e você pode se surpreender. Dessa maneira, antes de encerrar a compra, verifique o valor da entrega e, após isso, pense bem se vale realmente a pena.

como-economizar-na-black-friday

3. Compare preços: faça pesquisas!

Estamos falando do maior evento de consumo do mundo, a Black Friday. Não é de se espantar a grande expectativa que consumidores têm para comprar produtos no modo precinhos camaradas. 

Mas fique atento: para saber se o desconto é realmente um desconto (!), é fundamental verificar o valor do produto com antecedência. Duas dicas de ouro, bb: 

  • Comece a pesquisa do valor agora mesmo: anotações sobre a evolução dos valores;
  • Use comparadores de preço: alguns sites podem ser aliados nas pesquisas, como Zoom, Buscapé e Busca Descontos, esses são os mais utilizados. 

Seguindo essas dicas é possível comparar quais lojas têm determinado produto e a quanto cada um sai nos fornecedores encontrados. São informações valiosas para você que está fazendo um planejamento financeiro e esperto com as finanças! Não esqueça também de comparar o valor do frete e o prazo de entrega.

4. Estipule um teto de gastos

Sonhar é muito bom, mas com os pés no chão é melhor ainda. Se você quer economizar na Black Friday, então precisa se organizar. No entanto, será necessário estabelecer metas de compras dentro de um limite de gastos, isso é construir um teto de gastos.

Considere um orçamento que vá ao encontro da sua realidade financeira. Como são muitos descontos sob seus olhinhos, você pode acabar comprando além do que você pode. Lembre-se de que o início do ano está chegando e com ele vem novos investimentos e novas contas. O mais importante então é: traçar metas e cumpri-las. 

5. Se liga no parcelamento do cartão de crédito! 

De primeira, sempre parece que parcelar uma compra é uma boa ideia, porém e entretanto, nem sempre é assim, certo? 

Até porque, o acúmulo das prestações ao longo do tempo pode te comprometer lá na frente e se há como pagar à vista, optar por isso irá te fazer pagar menos. Afinal, compras parceladas acabam tornando produtos mais caros. 

Por isso, antes de passar em 12 suaves parcelas no cartão de crédito, se pergunte se o seu planejamento financeiro está em dia. Se for difícil responder a isso, repense a compra.

6. Cuidado com lojas que não são confiáveis

Maracutaia existe desde que o mundo é mundo. A Black Friday é um prato cheio para golpistas que se aproveitam de consumidores bem intencionados. 

Diante disso, fique atento e não se emocione de primeira, descontos absurdos podem ser somente uma cortina para que criminosos tenham acesso a dados importantes, como número do cartão ou bancários. 

Sempre que for comprar na internet, para além da Black Friday, verifique se aquele e-commerce é realmente confiável. Há sites que podem te ajudar com essa validação, como o Reclame Aqui. Estando atento a isso, você não só consegue economizar na Black Friday, como também se livrar de um golpe. 

7. Comprar na madrugada

Não vou exagerar. Pode fazer compras pela manhã, ok? Mas aquele horário bem cedinho. Se você está preocupado com suas finanças pessoais, saiba que é uma tendência que os descontos sejam melhores no início do dia. 

Dessa forma, se você for atraído por um preço logo cedo, não perca tempo: adquira, tomando todos os cuidados apontados acima. Não tenha dúvidas que, se for esperar, talvez esse desconto não exista mais.

8. O que as pessoas estão falando?

A internet, hoje, é um local onde as informações circulam muito rápido. Utilize ela para conferir se promoções em determinadas lojas estão mesmo valendo a pena. Para isso, fique atento às redes sociais, aos sites de avaliação de loja, como o Reclame Aqui, que já falamos acima. Converse com um amigo que já comprou em determinado lugar e escute o que ele tem a dizer.

Portais de notícias, Facebook, Instagram e Twitter, e tudo mais que engloba o consumidor moderno, também são bons termômetros para você ficar no caminho certo. Fique atento para não agir com impulso. 

Nos tempos atuais, ter um bom planejamento e organização financeira é central para conquistas de sucesso. Aqui no UP Consórcios você investe em bens que sempre quis conquistar sem pagar juros altos! 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado, com ofertas ainda melhores durante a Black Friday. Simule, compare e compre. É isso mesmo, viu? Sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.