Comprar apartamento na cidade grande ou no interior?

17/03/2022

Imagem blog

Comprar apartamento na cidade grande ou no interior?

As cidades sempre foram cobiçadas, não à toa sua expansão foi evidente. Com isso, além do aumento no valor dos imóveis, outras consequências são responsáveis para que cada vez mais as pessoas sinalizem o desejo de ter maior qualidade de vida, mais tranquilidade e menos stress, muitas vezes, portanto, aceita-se até um salário menor para alcançar tal objetivo. 

A dúvida que pode permear muitas pessoas que estão em busca de comprar apartamento é: morar na cidade ou no interior?

Neste conteúdo vamos destacar pontos que podem te ajudar a tomar a fazer a melhor escolha. 

Qual a melhor decisão: Comprar apartamento no interior ou na cidade grande?

A cidade grande traz efeitos no nosso cotidiano (e na saúde pessoal) que torna o interior uma excelente opção para quem quer fugir do caos e da poluição!

Ah, outro motivo para morar no interior: foi-se o tempo em que os municípios brasileiros eram ‘’atrasados’’ no quesito infraestrutura, comércio e serviços. Hoje, além de encontrar elementos da cidade grande, ainda preserva-se a tranquilidade de cidades pequenas.

Por que comprar apartamento no interior? 

Valores menores

Morar no interior é ideal para você que quer comprar um apartamento ou uma casa, mas não pode ou não quer gastar muito dinheiro. As opções no Brasil são muitas, tem cidade para tudo que é gosto, você pode escolher a que melhor se adapta aos seus objetivos. 

Comprar imóvel no interior, certamente, sairá bem mais em conta que em uma capital, pois na cidade o custo de vida é mais alto e, como resultado, os valores dos imóveis também são.

Praticidade de locomoção

Quem já visitou o interior de algum município sabe, é sempre possível encontrar moradores pedalando de bicicleta, e o interior é exatamente isso: prático e ágil. As cidades são menores, o que significa que seu trabalho, suas compras no mercado, escolas, faculdades, hospitais, farmácias, além de todos os outros compromissos do cotidiano, estarão muito próximos de você!

Menos trânsito

Só quem viveu, ou vive, na capital sabe o transtorno dos congestionamentos, infelizmente, algo comum e diário na vida da população urbana. No interior, a realidade é outra. A tranquilidade no trânsito é justificada pela distância dos compromissos e facilidade de locomoção com outros meios. 

Segurança 

Principalmente para quem tem filhos ainda pequenos, a segurança é uma das maiores preocupações na cidade grande. Não que nas cidades do interior não exista violência, no entanto, elas costumam ser mais controlada, além disso, há cidades no Brasil que os índices chegam quase a zero. 

Mais áreas verdes e menos poluição 

No interior, evidentemente, por ter menos pessoas e menos carros circulando, os índices de poluição são menores. Outro fator que colabora para tal condição no interior é a maior quantidade de áreas verdes – que auxiliam na qualidade do ar. Com isso, mais qualidade de vida.

Trabalho remoto 

Não tem como negar: no pós pandemia, será uma tendência que empresas aumentem o número de pessoas com trabalho remoto. Como consequência do isolamento social, o home office entrou na ‘’legalidade’’ dos negócios que ainda torciam o nariz para este formato. Um dos motivos para que essa seja uma prática levada a frente, será a necessidade de reduzir custos. Afinal, estamos numa crise profunda, mas tudo será adaptado para ocorrer bem. 

Agora, o trabalho remoto é perfeito para você que é do tipo que quer largar tudo e morar no interior. É bem provável que haja uma migração ainda maior de pessoas para o interior em busca de mais qualidade de vida, principalmente porque não há mais aquela necessidade de morar próximo do trabalho. Como consequência, imóveis no interior tendem a se valorizar ainda mais. 

comprar-apartamento-na-cidade-grande-ou-no-interior

Por que comprar apartamento na cidade grande?

Mais acesso a serviços diversificados

Morar na capital, ou próximo a um centro urbano, garante acesso aos mais diversos serviços, a locomoção também é facilitada, pois as alternativas de transporte são mais variadas. 

Sabe quando você está em casa, depois de um dia cansativo no trabalho, e não está querendo cozinhar? 

Na cidade grande, a solução mais fácil é pedir uma refeição e esperar a entrega. Infelizmente, não é uma opção para quem mora afastado dos centros urbanos, que no caso fica com outras vantagens. 

Mais opções de lazer

Já ouviu aquela frase ‘’...é na cidade grande onde tudo acontece.’’? 

Não é mentira! As opções que as capitais oferecem para lazer são muitas, seja um bar, um show, uma festa, um restaurante, um parque… você pode encontrar de tudo!
Por outro lado, quem mora em regiões mais afastadas dos centros urbanos tem que mediar a diversão e se acostumar a uma rotina mais tranquila. 

Fácil acesso à novas culturas

Além do que falamos no tópico de cima, as cidades grandes abrigam diversas tribos, dos mais diferentes gostos. Não por menos, a região detém muitas opções de empresas e comércios, que por si só estão sempre circulando e trocando experiências. Nas capitais, é possível encontrar

  • Comidas típicas de vários países;
  • Roupas que transferem qualquer um para alguma região do mundo;
  • Diversidade em entretenimento, desde shows de algum ritmo musical até peças de teatros conhecidas no mundo todo. 

UP Consórcios para comprar apartamento na cidade grande ou no interior! A decisão é sua!

Por fim, não podemos deixar de terminar este conteúdo sem falar da oportunidade! O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente. 

O consórcio se destaca como uma excelente alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além dos altos valores, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.

A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, facilitando assim a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Certos casos tornam possível aderir a um plano de consórcio mesmo com restrição de crédito. Porém, a situação precisará estar regularizada para o recebimento da carta de crédito, o que demanda um bom planejamento por parte do interessado. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da poupança. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre