Conheça os Serviços mais contratados pelo Consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Conheça os Serviços mais contratados pelo Consórcio

Existe uma palavra no dicionário português brasileiro que define perfeitamente o consórcio de serviços: Versatilidade. Presente enquanto modalidade de compra e investimento há dez anos, o segmento cresce gradualmente no Sistema de Consórcios e tem sido bastante utilizado por brasileiro que buscam riscar da lista de desejos diversos objetivos. 

De acordo com estudos levantados pela assessoria econômica da ABAC, houve aumento de 217,6% no total de participantes ativos somente nos últimos cinco anos. Em abril, com 86,5 mil consorciados, o consórcio de serviços registrou incremento de 49,11% em cima do que havia sido registrado um ano antes da pesquisa. 

Este conteúdo é perfeito para você que quer saber quais são os serviços que os brasileiros estão contratando através do consórcio de serviços. Acompanhe!

Quais são os serviços mais contratados pelo Consórcio?

No ano passado, entre janeiro e abril de 2019, o consórcio de serviços contemplou 9,25 mil participantes. Esse dado representa uma incorporação de 65,8% sobre os 5,58 mil contemplados no mesmo período do ano passado. Como consequência dessas contemplações, foram disponibilizados R$ 51,39 milhões para a contratação dos mais diversos serviços. 

Também segundo este levantamento da ABAC, em fevereiro foi identificado que a maior destinação dos valores concedidos se deu para contratação de serviços residenciais. Na categoria de serviços residenciais, se enquadram, por exemplo, pequenas reformas, serviços de hidráulica e eletricidade, decoração, ajardinamentos e pintura.

Dando sequência a esses serviços contratos, seguem: saúde e estética (como cirurgias reparadoras e serviços odontológicos); festas e eventos (como formaturas e aniversários), turismo (como viagens e passeios); e educação (cursos de graduação, pós e MBA).


  • Serviços residenciais: 45,3%
  • Saúde e Estética: 8%
  • Festas e Eventos: 7,8%
  • Turismo: 3,9%
  • Educação: 2,2%
  • Outros: 38,8%


Fonte: Assessoria Econômica da ABAC – Fevereiro/2019

Diante desta ampla possibilidade de aplicações, outros serviços ficaram registrados na categoria Outros. Pode-se enquadrar aqui: assessorias diversas (como advocatícia e financeira), consertos em geral, curso de autoescola para tirar habilitação, curso de piloto, desenvolvimento de sistemas, estofamento, fotografia, informática,locação de veículos, mecânica, mudanças, parto, pintura de veículos, produção de filme, segurança, treinamento, terraplanagem, entre outros.

Serviços mais contratados pelo Consórcio - UP Consórcios

Mas afinal, como funciona o consórcio de serviços?

No consórcio de serviços, uma administradora fica responsável por gerenciar um grupo de pessoas. Em resumo, cada consorciado tem o dever de realizar o pagamento mensal da parcela. A cada mês, vários participantes são contemplados com a carta de crédito, sendo um via sorteio e outros via lance, de acordo com o saldo disponível no grupo.

O valor da mensalidade do consórcio irá variar conforme o preço do serviço escolhido, assim como de acordo com o tempo planejado para o pagamento. Em geral, a duração de um consórcio de serviços se estende até no máximo 4 anos, lembrando que, quanto mais longo o prazo, menor a parcela.

Além disso, é válido ressaltar que, assim como todo consórcio, você pode ser contemplado tanto no começo do ciclo de pagamento, como no término das suas parcelas. De qualquer forma, há outra maneira de ser contemplado: ofertar um lance para aumentar suas chances contemplação. Você pode adiantar a sua contemplação e garantir a contratação do serviço desejado no momento planejado.

Quais as vantagens do Consórcio de Serviços?

O consórcio é uma excelente opção para quem contratar um serviço mesmo quando sua quitação à vista (e, nesse sentido, com descontos) for inviável. Nessa dinâmica, você faz uma poupança conjunta com os outros consorciados, buscando um objetivo a curto, médio ou longo prazo sem precisar fazer grandes sacrifícios - pode ser simples como abrir mão do cinema ou da pizza de sexta-feira.

O parcelamento a partir do consórcio também oferece vantagens significativas em comparação com outras opções de parcelamento — em especial o financiamento. Nesse caso, quem financia vai lidar com o maior vilão dos preços: os juros. No consórcio, mesmo com a cobrança da taxa administrativa, a comparação com juros fica imbatível. 

Outro fator essencial está relacionado à acessibilidade. Financiamentos envolvem uma série de processos burocráticos, que vão desde a indicação de avalistas até contratos complicados com instituições financeiras

No caso de contratação de serviços, como não há nenhum bem a ser alienado como garantia, geralmente a única forma de obter crédito é através do Crédito Pessoal, ainda mais altos que o financiamento tradicional. O Consórcio você contrata simplesmente garantido o pagamento das mensalidades e dá adeus às burocracias. 

Outro ponto associado ao consórcio importante de lembrar é que ele se encaixa perfeitamente em um bom planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. Com taxas fixas e previsíveis, você consegue estimar o tempo e os recursos necessários para atingir o objetivo de realizar uma viagem, fazer uma cirurgia estética ou mesmo realizar sua festa de casamento sem comprometer a renda da família!

Entre os diferenciais em escolher o Consórcio de Serviços UP, está a isenção de taxa de administração, que só passa a ser cobrada após a contemplação. Todos os valores são mencionados na simulação para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável ao longo do plano.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando e receba mais dicas para suas conquistas. Entre em contato com a gente, vamos conversar!