Desistência de consórcio, não faça isso!

20/03/2023

Imagem blog

Desistência de consórcio, não faça isso!

Desistência de consórcio nunca mais! Invista nos seus sonhos com as menores parcelas do mercado com o UP, seu parceiro do presente e futuro.

Conheça as vantagens de investir em um consórcio

Já imaginou entrar em um grupo com os mesmos interesses que você e construir juntos uma poupança colaborativa para a realização dos sonhos de todos os membros? O UP Consórcios torna isso possível, e o melhor de tudo, com as menores parcelas do mercado.

Apesar das grandes vantagens desse tipo de investimento, as incertezas perante a data de contemplação, podem fazer com que alguns membros pensem na desistência de consórcio.

Entretanto, ao fazer tal escolha você pode perder muitos benefícios, além do mais é possível antecipar a sua carta de crédito por meio da oferta por lance.

Vamos te explicar tudinho e logo você vai perceber que a melhor saída não é a desistência de consórcio!

Desistência de consórcio: conheça o serviço de consórcio

O consórcio é uma poupança colaborativa que reúne pessoas físicas ou jurídicas, com os mesmos interesses econômicos em comum, seja o desejo de comprar uma casa, automóvel, ou até mesmo serviços, como viagens, universidades, entre outros.

A administradora do consórcio é responsável pela gestão do grupo e garante que todos sejam contemplados no final do contrato. Mensalmente o grupo deve pagar a parcela estabelecida e é assim que se tem a acumulação dos recursos.

A contemplação ocorre através de sorteio realizado pela Loteria Federal e a data considerada é a próxima da marcada para as Assembleias. Apesar da contemplação ser de pura sorte, os consorciados têm a opção de antecipar a sua carta de crédito através da oferta por lance, esse, aliás, tem o menor percentual do mercado. Fica a dica!

Como prosseguir com a oferta por lance para que não haja desistência de consórcio?

Se você deseja antecipar a sua carta de contemplação, a oferta por lance é a melhor opção. Para aplicar, é preciso que você lance a sua oferta até o dia anterior à Assembleia marcada. Esse processo pode ser feito através de e-mail, aplicativo ou central telefônica.

Além da praticidade e transparência de poder acompanhar todas as fases dos processos na palma de sua mão, no App do UP você também tem a possibilidade de reduzir o valor das parcelas mensais, mantendo o prazo original do plano, ou ainda reduzir o prazo da cota optando pela aquisição das parcelas finais, tudo isso sem precisar sair de casa, realizado 100% de forma digital.

Agora que você já ficou por dentro de todos os detalhes, vamos te mostrar mais 05 motivos para não optar pela desistência de consórcio!

01. Economia

Livre de taxas até a contemplação, quando se é cobrado a taxa administrativa, o consórcio é uma excelente maneira para quem deseja dar adeus às burocracias e altas taxas de juros, assim como anseia por melhorar o seu planejamento financeiro.

Como se trata de um compromisso mensal, o consorciado consegue estruturar melhor seu orçamento, para ficar em dias com as prestações e ter a chance de receber a contemplação. Aliás, é possível que você seja sorteado antes mesmo da finalização das prestações, sem contar com a opção de adiantar a sua carta de crédito por meio das ofertas de lance, que já falamos anteriormente.

A desistência de consórcio, por outro lado, traz a possibilidade de você ter que lidar com as altas taxas de entrada ou juros no crédito em casos de parcelamento, podendo até mesmo pagar o triplo do valor real da aquisição.

02. Risco baixo

Comparado com outras opções de investimento, os consórcios são parceiros, especialmente de quem não entende muito de economia, já que todo o processo é simples, transparente e com risco baixo, o que proporciona mais segurança para os consorciados.

Sem contar que todos os detalhes, como valores e prazos de pagamento, são organizados pela administradora responsável e firmados em contrato, logo, todas as informações pertinentes são comunicadas previamente com todos os participantes envolvidos.

Por isso, é importante ter em mente que ao entrar em um consórcio, se estabelece um compromisso firmado por lei, assim você deve sempre prezar pela aliança social formada e evitar ao máximo pela desistência de consórcio, uma vez que todo o grupo está envolvido.

O bom mesmo é se reunir ao grupo e só encerrar o consórcio após todos os membros terem seus objetivos realizados, ao final do contrato. A experiência se torna ainda mais incrível quando podemos compartilhar a contemplação de cada participante envolvido.

03. Compra à vista

Quando o associado recebe a carta de crédito, ele pode realizar o pagamento de seu bem à vista, algo que não aconteceria se houvesse a desistência de consórcio. Essa forma de pagamento acarreta nas melhores oportunidades de mercado, já que é possível correr para as negociações.

E nada melhor que conquistar os seus sonhos sem ter que se endividar pelo resto da vida por causa dele, o que poderia ocorrer com a desistência de consórcio, em casos do antigo consorciado precisar se submeter aos empréstimos ou financiamentos tradicionais do mercado.

Com o financiamento integral, em que o valor total é dividido entre os integrantes do consórcio e acordado em contrato para o parcelamento mensal, você tem liberdade pessoal e financeira para planejar a sua próxima realização, sem precisar se preocupar com dívidas antigas.

04. Poder de compra atualizado

As administradoras do consórcio são responsáveis por assegurar que a carta contemplada tenha o poder de compra atualizado, por isso é correto afirmar que ao longo das prestações alguns ajustes se fazem necessários a fim de manter o seu poder de compra sempre atualizado, devido às variações constantes na economia, como a inflação.

Mas não se preocupe, essas alterações são totalmente previstas no contrato firmado e comunicado aos consorciados anteriormente.

Tendo isso em mente, com a desistência de consórcio você provavelmente irá optar pela junção de renda nas poupanças tradicionais dos bancos, que geralmente não acompanham as oscilações da inflação.

Isso resulta na insegurança e distanciamento da sua conquista, pois, por mais que você disponha de renda com o dinheiro guardado, o valor não representa o poder de compra real de seus recursos, e por isso, a desistência de consórcio pode resultar no atraso de suas realizações.

05. Formação de patrimônio

A não desistência de consórcio também permitirá que você construa um bom patrimônio familiar ou pessoal.

Esse processo se torna mais fácil por meio do parcelamento integral, que possibilita o melhor planejamento financeiro e organização do pagamento das prestações, facilitando a sua aquisição de um bem ou serviço durável, que podem trazer muitos benefícios no futuro para os seus familiares.

Desse modo, a desistência de consórcio além de prejudicar você, também poderá comprometer o futuro de sua família.

Econômico, simples e livre de taxas até a contemplação, o UP Consórcios é a escolha certa para você que deseja alcançar um futuro brilhante!