Dicas para estudantes investirem dinheiro com segurança

17/03/2022

Imagem blog

Dicas para estudantes investirem dinheiro com segurança

Temos ouvido falar muito sobre a importância de investir ainda durante a faculdade. Afinal,  começar a poupar e a investir dinheiro desde cedo ajuda na conquista de objetivos, pois você tem mais facilidade para organizar as contas. 

Contudo, é preciso lembrar que o universitário tem que dividir seus ganhos entre o estudo e o investimento na carreira, além disso, é necessário lidar com outros custos básicos (alimentação, transporte e moradia). Apesar disso, quando você está estudando também passa a colher frutos de seus esforços, e recebe os primeiros rendimentos: momento ideal para investir. 

As opções de investimento para estudantes investir são muitas, como: poupança, mercado de ações, previdência privada, tesouro direto, abrir o próprio negócio… enfim, a lista é gigante. Mas entre tantas opções, qual é melhor para investir dinheiro com segurança? 

Consórcio de imóveis e carros para estudantes investirem com segurança

Se você é estudante e está pensando em começar a investir em patrimônio, seja comprar imóvel ou um automóvel, saiba que existe uma solução favorável para seus objetivos. 

Alcançar a conquista de uma casa, carro ou moto é um tipo de investimento notadamente alto e as possibilidades de financiamento têm muitos empecilhos, como a cobrança de altos juros e, além disso, as famigeradas entradas. Com o consórcio é diferente, por isso ele é tão apreciado pelos jovens estudantes. 

O consórcio é a melhor forma de preservar seu patrimônio e ter uma vida mais tranquila. Afinal, sabemos muito bem como é difícil relaxar completamente quando as dificuldades financeiras batem na porta! 

O consórcio é um investimento que não te decepciona. Não à toa tem sido apontado como a melhor forma de obter bens em tempos de crise como essa que estamos vivendo. 

Neste tipo de investimento, um grupo de pessoas com um interesse em comum se reúnem para poupar dinheiro com o objetivo de adquirir um bem ou serviço. Os consorciados pagam as parcelas estabelecendo uma espécie de fundo comum, e assim promovem o autofinanciamento. 

Todos os meses, um ou mais participantes são contemplados e têm acesso à carta de crédito para realizar sua aquisição. Além disso, há a possibilidade de aumentar suas chances de contemplação através do lance de consórcio, que é um valor ofertado como antecipação das parcelas do consórcio. Quer investimento mais seguro que esse? 

1. Parcelas facilitadas

Não existe a possibilidade de criar um patrimônio de uma vez só, como em um passe de mágica. O consórcio é um facilitador para suas conquistas, afinal, ele oferece a possibilidade de construir patrimônio a médio e longo prazos por meio do pagamento de parcelas flexíveis. No consórcio, outra vantagem que merece destaque é que o consórcio é utilizado como modalidade de crédito, mas sem as cobranças praticadas pelo financiamento. Diante disso: adeus juros na vida! Adeus Bancos!

Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: ao final os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, sobretudo aqueles que estão começando. A matemática aqui é bem simples: quem comprou o primeiro apartamento pagando 3 imóveis ao banco, deixou de comprar dois! 

dicas-para-estudantes-investirem-dinheiro-com-seguranca

2. Custos mais baixos para bens de grande valor

Outra questão recorrentemente a favor do consórcio é o fato de ele oferecer bens de valor mais alto a custos menores. Bens de grande valor são, sobretudo: casas, apartamentos, terrenos, carros — bens que, sem dúvida nenhuma, constituem a base de todo patrimônio. Outros itens de valor podem ser destacados como o consórcio de serviços: intercâmbio, cirurgia plástica, reformas e outros. 

Um imóvel pode se tornar parte integrante do patrimônio a custos bem mais baixos que em um financiamento. No momento, a compra de imóveis à vista é algo mais raro, acontecendo com mais frequência somente quando tratamos de uma troca de imóvel com uma pequena diferença de valor.

De modo geral, para o restante da população, a solução é o financiamento ou o consórcio. Sabemos muito bem que os custos de um financiamento nem sempre são compatíveis com a renda do brasileiro (basta considerar outros compromissos financeiros).

Para comprovar este cenário, basta comparar o CET de um financiamento imobiliário com os custos totais de um consórcio. Independentemente do sistema de amortização escolhido (SAC, Price, SAM), os custos do consórcio serão bem menores. O motivo está diante da realidade de que o máximo que o consórcio cobra é a taxa de administração, diluída ao longo de todo o prazo do plano.

3. Flexibilidade

No geral, uma coisa que os jovens detestam é depender de um processo burocrático. Com o consórcio não existe isso. Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, ele poderá até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam demais em seu orçamento, a opção é uma carta de crédito mais barata ou até vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.

Após ser contemplado, você poderá escolher o bem que quiser dentro da categoria do grupo escolhido (imóvel ou veículo), optar por um modelo mais barato ou mais caro (completando a diferença); ou, outra opção, comprar outro tipo de veículo no lugar de um carro. Da mesma maneira, com o consórcio de imóvel: poderá comprar casa, apartamento, terreno ou chácara, em qualquer local que escolher. 

Que bom que você escolheu investir! Não tenha dúvidas: essa é a melhor forma de preservar seu patrimônio e ter uma vida mais tranquila. Sabemos muito bem como é difícil relaxar completamente quando as dificuldades financeiras batem na porta! 

Quer fechar a porta pros problemas financeiros? Investir em consórcio é sem erro. 

Venha investir com segurança no UP Consórcios!

Para concluir, é aquilo: não é sempre que temos uma boa quantia em dinheiro para pagar à vista um bem de alto valor, como um imóvel ou carro. Com o consórcio, você pode parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que esteja adequado às suas possibilidades financeiras. O consórcio imobiliário, por exemplo, é uma excelente maneira de investir. 

Estamos falando de um investimento seguro, regulamentado pelo Banco Central. Por conta da desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a maneira mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado vai receber sua recompensa na forma do bem almejado.

Outra questão a considerar é que a carta contemplada, porém não utilizada, fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A grande sacada aqui é que o consorciado tem rendimentos sobre o crédito contratado, ou seja, se ele foi contemplado em uma carta de 200 mil, por exemplo, e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim os rendimentos são sobre o crédito disponível. Imagine tirar aqueles 40 mil investidos em um fundo, usar como lance em uma carta de 200 mil e passar a receber rendimentos sobre os 200 mil? Ainda acha que consórcio não é investimento seguro?

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: é possível poupar e receber o dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

Mais que moderno e digital, o UP é o consórcio com a menor taxa até a contemplação e isenção total da taxa de adesão e fundo de reserva, além de se destacar pelos altos índices de contemplação e percentuais de lances bem abaixo da média do mercado. 

Simule agora e confira os melhores planos pra você!