Quais as exigências para entrar no consórcio? 5 tópicos que você precisa saber

17/03/2022

Imagem blog

Quais as exigências para entrar no consórcio? 5 tópicos que você precisa saber

Conseguir conquistar algum bem de alto valor, como um imóvel ou um carro novo, envolve se organizar financeiramente, pois são investimentos caros para serem pagos à vista. 

Entre as opções de compra parceladas, o consórcio é muito mais vantajoso, pois nele não há cobrança de altos juros e nem burocracia que te faz desistir de suas conquistas. 

No entanto, o consórcio, como qualquer outro acordo, tem exigências para que ninguém saia perdendo! 

Quais as exigências para entrar no consórcio?

Para ser sincera, falar em exigência com consórcio é forte demais, pois não é preciso muito. À começar que no consórcio você não paga entrada para conquistar um bem, há ausência de juros e poder de compra. Mas… claro, vamos aos itens que você deve se atentar:

1) Documentos para contratação do consórcio

Para entrar no consórcio, você deve reunir a documentação necessária para assinar o contrato. Afinal, sem isso, a própria administradora não poderá fazer o seu cadastro como cliente.

O bom é que nenhum desses papéis está fora do seu alcance, pois são documentos para o dia a dia, que devem ser apresentados em versões originais e cópias:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência válido.

O uso desses documentos é muito simples: verificar o seu nome e a sua situação fiscal, facilitando a parte da análise de crédito.

Tendo esses documentos em mãos, basta enviá-los à empresa, ler o contrato e, contratar - tudo isso sem sair de casa.. Viu? Tudo muito simples!

2) Documentos para contemplação no consórcio

Quando você for contemplado no consórcio (ô Glória!), é hora de enviar mais alguns documentos à empresa para que sua carta de crédito seja liberada. Ela permite a compra à vista, seja de um imóvel ou qualquer outro bem ou serviço.

Os documentos para consórcio variam de acordo com o tipo de contratação realizada, sendo alguns do comprador e outros do vendedor. 

Para comprador, será preciso comprovar a capacidade de pagar por todos os débitos faltantes —  esta é a etapa de análise de crédito! Os documentos exigidos são: 

  • Comprovante de renda;
  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de endereço atual e dos últimos três meses, como contas de água, de energia ou do seu telefone fixo;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento ou de união estável, se ainda não for casado no papel;
  • Para pessoas casadas, também será necessário que o cônjuge apresente seus documentos; 
  • E os documentos para análise de crédito, de acordo com a profissão do consorciado contemplado. 

Para o vendedor do bem do consórcio também há exigências na apresentação de documentos, assim a transação ocorre com segurança, sendo eles: 

Pessoa física:

  • Documentos pessoais (RG, CPF);
  • Declaração de profissão;
  • Se casado, a certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão Conjunta de Débitos relativos aos Tributos Federais.

‍Pessoa jurídica:

  • Ata de eleição da Diretoria registrada na Junta Comercial;
  • Carta com firma reconhecida dos representantes da empresa;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Cópia da Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais e
  • Cópia da Certidão Negativa de Débito.

Além disso, outros documentos relacionados ao produto são exigidos, como uma cópia do IPTU para imóveis, por exemplo. Mas a administradora fica responsável por explicar quais são necessários e em quais situações.

3) Estou com o nome negativado, posso entrar no consórcio?

Mesmo que você esteja negativado, poderá participar normalmente das assembleias (faça isso!), desde que as mensalidades estejam em dia. Ou seja, o mais importante, como já falamos acima, é estar com o seu pagamento em dia — quem atrasa as parcelas têm a cota retirada do sorteio de contemplação.

No entanto, se você está com restrição no nome, pode ser que tenha que apresentar um comprovante de renda ou contar com a ajuda de um devedor solidário (que garanta o pagamento naquele mês que as contas apertaram) antes de obter aprovação da carta contemplada para conseguir realizar a compra de determinado bem (que que cê tá querendo, diz aí: carro, casa?) ou a contratação do serviço (aquela eurotrip, intercâmbio,festa de casamento…). Se isso acontecer, o departamento de finanças da administradora do consórcio está pronto para te auxiliar da melhor forma. 

Para que a carta de crédito seja aprovada, é feita uma análise que leva em conta também o histórico do consumidor e suas dívidas. Diante disso, fazer consórcio com restrição no nome pode atrapalhar o recebimento da carta de crédito. Mas tudo é planejamento, e você pode terminar o consórcio com o nome limpo, certo? Essa é a ideia do consórcio, você conseguir investir dentro das suas condições! 

4) Estou com problemas para confirmar renda

Quem trabalha de maneira informal ou tem renda inconstante, como autônomos e MEI 's, podem se deparar com alguns problemas para confirmar seus ganhos, pois não há contracheques.

Nessas situações, o recomendado é levar seus extratos bancários como forma de comprovação. Quanto mais longo for o histórico, melhor. Mas tenho certeza que você conseguirá comprovar rapidamente. 

No entanto, pode ser que essa situação contribui negativamente em sua análise de crédito, afinal, a administradora pode entender que falta estabilidade a longo prazo. Dependendo do tempo, do valor recebido e do seu credor, pode ser possível melhorar um pouco a situação.

5) Planejamento financeiro

Todos os itens acima podem ser potencializados, ou seja, você pode não ter nenhum problema se confiar no planejamento financeiro, a parte boa é que o consórcio te ajuda nisso. 

O consórcio é um grande aliado do planejamento financeiro e economia, pois é uma modalidade de compra parcelada, com o diferencial de que estarão reunidos no grupo de consórcio pessoas com o mesmo objetivo, assim, o consórcio funciona como uma poupança turbinada, como você pode perceber.
O principal objetivo em ter um planejamento financeiro bem definido é evitar problemas do começo ao fim de sua compra. No entanto, o primeiro passo é ter um controle verdadeiro de gastos e rendas, é necessário considerar tudo que entra e tudo que sai (na sua conta bancária).
Apenas a partir de um planejamento é que será possível conhecer profundamente a sua situação orçamentária, determinar objetivos que serão atingidos e definir os melhores trajetos e medidas para alcançar essas metas.
Por fim, a gente tem que andar com um pé no hoje e outro no amanhã, principalmente quando se trata de dinheiro. O lance não é ficar rico de uma hora pra outra e comprar tudo que vê pela frente, mas sim ter saúde financeira para poder planejar o que você quer e precisa comprar. Simule e comprove