Ouça o #Podcast que vai mudar a relação que você tem com dinheiro (para melhor, claro!)

17/03/2022

Imagem blog

Ouça o #Podcast que vai mudar a relação que você tem com dinheiro (para melhor, claro!)

Pega seu lápis que a gente vai começar e vai ser com tudo. Foi com essa frase que começamos o primeiro episódio do #Podcast na Ponta do Lápis: Seja a mudança que você quer ver nessa conta, do UP. 

Antes de tudo, entendemos que não é um hábito do brasileiro aprender educação financeira desde a infância. Mas já ouviu o ditado ‘’Antes tarde do que mais tarde?’’, essa é a hora, meus amigos! É hora de se diferenciar e ousar nas economias para alcançar grandes conquistas. 

Importância da educação financeira em tempos de crise

Quando falamos que o brasileiro não aprende desde criança a importância da educação financeira, não queremos ofender a nação, tem a ver com cultura, hábitos e história. 

Se você escolheu a mudança, o primeiro passo para organizar sua vida financeira e conquistar mais qualidade de vida é definir e controlar todos os gastos, lembre-se sempre de considerar aqui a renda mensal. Nada de gastar mais do que tem, combinado?

Para isso dar certo (sim, tudo é passo a passo), é necessário elaborar o orçamento doméstico (anotação ou planilhas para controle). 

Feito isso, é hora de analisar seu orçamento financeiro. Através do orçamento como ferramenta será possível compreender os próprios hábitos de consumo, avaliar suas necessidades e desejos, ao mesmo tempo que os efeitos de suas escolhas e como elas afetam a qualidade de vida no presente e no futuro. 

Entendendo, assim, a vida cotidiana das pessoas que compõem seu núcleo familiar e seu contexto habitual e recursos financeiros, ou se você é solteiro e está nessa jornada solo, desenvolver a consciência individual, será certo ter escolhas cada vez mais conscientes.

Quando você passa a entender as vantagens e as dificuldades de planejar o consumo, entende também a importância do hábito de poupar como forma de melhorar e obter qualidade de vida. Dicas de educação financeira para controlar orçamento:

  • Faça anotações sobre todos os gastos e despesas diariamente; 
  • Evite emitir cheques pré-datados; 
  • Pague as contas em dia, assim você vai se livrar de multas e juros; 
  • Evite fazer compras quando estiver estressado, ansioso, cansado ou com fome; 
  • Gaste somente o que ganha. Entretanto, nunca comprometa 100% da sua renda; 
  • Pesquise preços e faça as contas antes de comprar bens, sobretudo os de alto valor, que podem desequilibrar seu orçamento a médio e longo prazo; 
  • Faça listas com todos os itens que precisa antes de comprá-los, seja no supermercado ou no shopping. Planeje, reflita e decida, afinal, é muito difícil ganhar dinheiro para gastar com produtos desnecessários.; 
  • Se possível, reserve 5% da sua renda para investir em você mesmo. Sim. Isso é muito importante. 
ouca-o-podcast-que-vai-mudar-a-relacao-que-voce-tem-com-dinheiro-para-melhor

Planejamento financeiro: só para ressaltar mais um pouquinho

Pensar em uma organização financeira agrega muito mais valor a sua vida pessoal. Sejamos sinceros, do tipo que joga na cara mesmo: os tempos não estão fáceis, mas as conquistas não podem parar, certo? 

Para isso, é fundamental ter um planejamento financeiro, afinal, nada como um conjunto de ações positivas com o objetivo de alcançar uma conquista! É a partir de estratégias para cumprir seus objetivos e compromissos que você ficará livre de estresses e muito mais aliviado das dívidas. 

O principal obstáculo nas finanças pessoais, principalmente para os jovens, é compreender como o próprio dinheiro é gasto. E é justamente por isso que é essencial estimar o volume de receitas, despesas e gastos. Combinando planejamento e organização financeira é possível acompanhar, de maneira clara, o movimento de suas receitas e despesas. 

Faça uma reflexão: Estou gastando mais do que recebo? Quais são os meus gastos mensais? Quais são meus objetivos com meu dinheiro? 

Entre outras várias perguntas para si, conversar consigo mesmo é o caminho certo para uma organização financeira que ninguém vai botar defeito (muito menos seus pais). 

O consórcio permite que você faça investimento a partir de um planejamento consistente, respeitando todos os desafios financeiros em meio a crise econômica

Poupar ou investir dinheiro?

A educação financeira tem sido vista como um dos pilares mais relevantes para a realização de qualquer projeto, seja familiar, seja pessoal. Agora respondendo a pergunta: Hum… os dois, poupar e investir. 

Diante desse cenário, em que a educação financeira se coloca com grande importância, as adesões aos consórcios crescem cada vez mais. Isso não ocorre por acaso. O consórcio possibilita a formação de poupança com os valores que serão destinados para as parcelas todos os meses.
Ou seja: propícia ao investidor a programação da compra de um bem com mais segurança e garantia. Além disso, tem sempre o objetivo de concretizar aquele plano que sempre esteve ali, ou de ampliar o seu patrimônio empresarial ou pessoal.
Então, nada melhor para educar a disciplina financeira do que investir o seu dinheiro mensalmente, certo?

Ouça o #Podcast na Ponta do Lápis: Seja a mudança que você quer ver nessa conta

Tomar conhecimento sobre finanças é outro importante passo a ser dado para ter uma boa relação com o dinheiro. Por isso, aproveite para ouvir não apenas um, mas todos os episódios do nosso #Podcast. O UP apoia suas conquistas!