Por que o Consórcio de Veículos está em crescimento no Brasil

17/03/2022

Imagem blog

Por que o Consórcio de Veículos está em crescimento no Brasil

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcio), as vendas em torno do consórcio de veículos estão em crescimento no Brasil. Afinal, o setor de veículos responde por mais de 80% de todas as cotas vendidas pelo sistema de consórcio, que também reveste outros setores, como imóveis e serviços. 

De modo geral, a ABAC considera a soma de modelos leves, como automóveis e utilitários, e pesados, entre caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, e motocicletas. Esta projeção positiva sobre o consórcio de veículos está relacionada ao que foi o ano de 2019 para os setor: as vendas de novas cotas para a aquisição de veículos cresceram 7,6% com 2,42 milhões de novas cotas sobre o resultado do ano anterior.

Diante disso, o total de participantes interessados em veículos chegou a 6,18 milhões, aumento de 1% no comparativo anual. Deste total, 1,1 milhão de pessoas conseguiram ser contempladas, isto é, quando o consorciado recebe o crédito para a compra do bem, neste caso, do veículo. São dados que indicam que o crédito disponível pelo sistema de consórcio em 2019 somou R$ 34,1 bilhões, crescimento de 3,3% sobre o resultado do ano anterior.

Continue acompanhando o artigo e entenda porque o consórcio de veículos está em crescimento, mesmo em tempos de crise econômica

Por que o Consórcio de Veículos está em crescimento no Brasil?

Após 2018, o mercado começou a reagir positivamente, e nesse sentido, como desdobramento, os consumidores voltaram a ter condições para estabelecer e cumprir acordos. 

Um fator que nunca pode ser esquecido: entre um financiamento de carro e consórcio, a segunda opção traz muito mais vantagens. À começar pela ausência dos juros altíssimos (bastante característico do financiamento). Ou seja, as pessoas ficaram mais abertas a compreender como funciona outras modalidades de compra de bens de alto valor, como a compra de um veículo através do consórcio.

Nesse sentido, o consórcio de veículos é a alternativa perfeita para quem quer adquirir novos bens de maneira planejada e de um jeito mais econômico ao invés de optar por financiamentos convencionais. Leia mais alguns dos principais benefícios dessa modalidade para comprar um veículo!

Programação da compra

Optar pelo consórcio de auto faz toda a diferença! Quando você contrata esta modalidade, tudo é feito com cuidado e cautela, sem desespero ou precipitação. Dessa forma você não corre riscos de prejudicar seu orçamento ou de perder seu bem por não ter condições de pagar as parcelas.

Ausência de juros, IOF e entrada

Não tem segredo: para economizar, é preciso se planejar. Os consórcios entram mais uma vez neste momento, trazendo muitas vantagens, afinal, não têm taxas de juros, não estão sujeitos à cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e não exigem o pagamento de qualquer entrada para ingressar em um grupo.

Segurança da operação

Ao se tornar um consorciado, você tem a certeza de que vai receber seu bem até o final do período de pagamento. No entanto, é preciso escolher uma administradora de confiança, e que tenha experiência no ramo. 


> Dica: Faça um Consórcio de  Veículo no UP! 

Acessibilidade das parcelas

Mesmo com taxa de administração e alguns eventuais reajustes, os consórcios ainda têm mensalidades mais baixas se comparadas aos financiamentos. Isso porque os bancos cobram tarifas de abertura de cadastro e IOF embutidos no empréstimo. Como os juros incidem sobre muitos fatores, o valor final acaba sendo bem mais alto que o valor cobrado pelo bem.

Possibilidade de prazos mais longos

Ao optar por financiamentos, em prazos muito longos,  eles podem transformar sua decisão em uma péssima ideia, já que  a cobrança de juros,é aplicado sobre o prazo. Dessa forma, o tempo para pagamento fica mais limitado. No consórcio de veículos, no entanto, o prazo não traz nenhum prejuízo e não interfere no valor que será cobrado.

Facilidade para aprovação do crédito

A principal diferença entre consórcio e financiamento é que o primeiro não conta com as burocracias típicas de um financiamento bancário: não é necessário preencher cadastros, muito menos se submeter à avaliação gerencial ou oferecer referências pessoais e profissionais. A única preocupação que você tem que ter é a de estar com o nome limpo quando for contemplado. Mas vamos lá… isso é questão de saúde financeira e você pode se organizar para isso aqui já com a ajuda do seu consórcio. 

Tempo para escolha do veículo

No consórcio de veículos, você só pode comprar seu novo carro quando receber a carta de crédito. Isso acontece no mês em que você é sorteado ou oferece o maior lance. Às vezes, para esse momento, é necessário paciência. Nesse sentido, é preciso se programar. E a compra planejada favorece a pesquisa cuidadosa de fatores importantes, como a diferença de preços e as características dos modelos de veículos que estão disponíveis no mercado.

Periodicidade na troca

Pense na seguinte situação: você começa agora a pagar um consórcio para veículo. Se você escolhe um grupo de 4 anos, por exemplo, quando sentir que chegou o momento de fechar negócio, você vende seu carro antigo e, com parte do valor, oferece um bom lance, quita o saldo devedor e antecipa sua carta de crédito. Dessa maneira, você não apenas compra o novo carro como fica com um valor reserva para gastos extras e documentação, além de já poder dar início a um novo consórcio para a próxima troca!

Investimento do jeito que você pode pagar

Os pontos positivos são muitos, mas há dois que dois se destacam: no Consórcio não tem cobrança de juros, nem entrada. Ou seja, as parcelas ficam menores e você não precisa juntar dinheiro para só então começar a investir na conquista do seu carro novo. Além disso, o consorciado pode escolher o prazo que atende suas necessidades, pois há planos de até 80 meses, além dos grupos em andamento, com prazos menores.

Consórcio de Veículos - UP Consórcios

Liberdade para escolher o carro que mais combina com você

Ao ser contemplado você pode usar o valor da sua carta de crédito para conquistar o carro que mais combina com a sua necessidade do momento. Ou seja, você contrata um crédito que pode ser usado para comprar o carro que quiser quando estiver contemplado, você não fica amarrado a um modelo específico.

Outra questão vantajosa é que, além da compra de carros 0km, você também pode optar pela aquisição de carros seminovos com até 5 anos de fabricação. Uma outra possibilidade é a troca do bem durante o plano, o consorciado pode aumentar ou diminuir o crédito da sua cota, respeitando as regras do regulamento do contrato.

Antecipação da contemplação

Além disso, o Consórcio também pode ser uma excelente opção para quem não quer esperar, o motivo está na ausência de necessidade de aguardar ser sorteado para conquistar o carro

Se o consorciado possuir uma quantia reservada para isso, vale a pena ofertar um lance nas assembleias que ocorrem todos os meses e antecipar a conquista.

UP Consórcios: o melhor consórcio de veículos 

Para finalizar, vale aqui relembrar que a cada ano que passa os brasileiros têm considerado mais o consórcio para realizar a compra de um bem de alto valor. 

Isso porque o consórcio dá a possibilidade de investir em um bem de forma parcelada. Ao contrário do que acontece com o financiamento, você não adquire o bem assim que o contrata. Mas, se você tem uma grana guardada pode e deve ofertar um lance para antecipar a contemplação!

Consórcio de veículos é a melhor forma de ter uma compra planejada. Além de participar dos sorteios realizados nas assembleias, o consorciado pode fazer a oferta de um lance para antecipar a compra de um bem.

O lance funciona da seguinte forma: você registra, antes da assembleia, um valor a mais que daria para ter o bem. Esse valor pode representar uma boa quantidade de parcelas restantes ou completar o que falta da carta de crédito

Se o seu percentual estiver entre os maiores, você é contemplado. Mas, como o UP só realiza a cobrança da taxa de administração após a contemplação, vale a pena esperar. Afinal, o valor não é retroativo, ou seja, não se cobra taxas de parcelas que já foram quitadas.

Portanto, não perca mais tempo! Faça já uma simulação no UP e invista no seu objetivo.

Simule seu consórcio agora mesmo!