Por que os jovens devem investir em Consórcio

17/03/2022

Imagem blog

Por que os jovens devem investir em Consórcio

Uma pesquisa realizada pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) aponta que o consórcio é uma das formas de investimento mais conhecidas dos jovens de 18 a 34 anos. O percentual de consorciados jovens aumentou de maneira considerável, sobretudo no consórcio de imóveis e automóveis

A justificativa pode estar em torno de que o jovem considera o consórcio uma poupança programada e vê neste uma maneira de planejar a compra de um imovel, compra de um carro, além da possibilidade de fazer um intercâmbio, fazer uma festa de casamento, entre outras.

Uma coisa é certa: homens e mulheres com idade entre 20 e 29 anos participam cada vez mais do mercado de consórcios. Considerado uma poupança segura e um investimento programado para formar um patrimônio, o consórcio tem se mostrado ideal para jovens que pensam no futuro, seja para obter um imóvel, para formar uma nova família ou mesmo para montar um escritório. 

Pensando em se planejar, o jovem reconhece no consórcio uma maneira inteligente de construir seu patrimônio. Os motivos são muitos: além de ser a opção de crédito mais barata que existe no Brasil, o consórcio também ajuda a se manter fiel ao objetivo e dentro do orçamento.


Leia também: Dicas de como não errar na hora de comprar um carro seminovo

Tipos de Consórcio que os jovens podem investir 

Consórcio de Imóvel 

Para entender o que é um consórcio de imóvel de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária disponível. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês - tal valor é disponibilizado nas assembleias. 

E é aí que entram os sorteios e a oferta de lances para apurar quem fica com o imóvel da vez - os sorteios e a definição da maior oferta de lance são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma por sorteio. Esse saldo vem dos valores pagos através das parcelas dos participantes. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e assim adiantar a contemplação.

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. (Fica a dica: No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um auto-financiamento destinado à compra de um bem definido previamente. É moderno, é sustentável e é colaborativo.


Consórcio de Automóveis 

Ao optar pelo consórcio de automóveis , você também se livra da entrada e de diversas burocracias. E, principalmente dos JUROS! São várias opções de créditos, prazos e parcelas. E você pode escolher a marca e modelo que quiser, seja ele novo ou seminovo. 

As opções de créditos, prazos e parcelas são muitas. Ao ser contemplado, o consorciado escolhe o modelo que preferir, desde que o valor seja coberto pela carta de crédito escolhida.

Para automóveis, os planos são de 50, 60, 70, ou até 80 meses. Há uma distribuição média de 4 bens por mês, à depender de quanto o saldo do grupo permitir.

O consórcio de automóveis é recomendado para todas as pessoas. Porém, para os compradores que não possuem tanta pressa e querem fazer uma aquisição mais planejada, a modalidade é ainda mais indicada.

Consórcio de Serviços

Você sempre pensou em fazer uma viagem, investir em uma cirurgia plástica, fazer uma reforma na sua casa ou aquela festona de casamento? Pois temos uma ótima notícia: com o consórcio de serviços do UP você pode realizar todos esses objetivos. 

Embora os planos de consórcio sejam mais conhecidos para a compra de imóvel, carro ou de moto, a categoria de serviços vem ganhando adeptos. Cada vez mais as pessoas têm optado por essa modalidade de compra, muitas vezes por não conseguir poupar o suficiente, afinal são tantas tentações todos os dias para gastar que acabamos deixando parte dos nossos objetivos  para depois. 

O que é preciso para fazer um consórcio de serviços

As exigências são mínimas para contratar um consórcio de serviços, assim como acontece em outras categorias. Resumindo: é necessário escolher uma administradora confiável, simular seu plano e contratar!

As exigências para contratação mudam dependendo da administradora de consórcios. No entanto, geralmente é bem simples a adesão a um grupo, ficando bem distante da burocracia de um financiamento bancário.

Quanto tempo dura o consórcio de serviços?

O consórcio de serviços do UP Consórcios pode ser contratado a partir das cartas de crédito entre R$ 15 mil e R$ 30 mil reais e optar por um pagamento em 20 a 40 meses.

Lembrando que, caso o integrante seja sorteado no final, e não tenha ofertado nenhum lance para adiantar a contemplação, não vai pagar nenhuma taxa. O grande diferencial do UP é a isenção de taxas até a contemplação portanto, se ficou até o fim do plano, vai contratar qualquer serviço de seu interesse, sem pagar taxa e ainda com as atualizações do crédito que, no UP Consórcios, acontecem pelo IPCA anualmente.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação.

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, onde você pode pegar as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança e em dinheiro!

Com o UP Consórcio você pode adquirir bens (carros e imóveis) e contratar serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, e tantos outros que você nem imagina), com planos entre 20 e 180 parcelas..

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão e sem fundo reserva.


Ah! E a taxa administrativa é só depois da a contemplação.


Como oferecemos um consórcio 100% livre de taxas? Não temos intermediários! Aqui a tecnologia trabalha a seu favor, oferecendo autonomia na contratação, sem pressão e com liberdade de escolha!


Por esses e outros tantos motivos podemos afirmar que REINVENTAMOS O CONSÓRCIO!


Fala com a gente e entenda melhor como podemos ajudar você!


Até a próxima!