Quanto tempo preciso esperar para ser contemplado no consórcio de imóveis?

17/03/2022

Imagem blog

Quanto tempo preciso esperar para ser contemplado no consórcio de imóveis?

Não tem como ser diferente, todo mundo que entra no consórcio está em busca de ser contemplado. O Consórcio de Imóveis é a modalidade da vez e vou te explicar os motivos!

É o seguinte, no Brasil, foi superada a marca de sete milhões de planos de consórcios vendidos e mais de um milhão de consorciados contemplados. O consórcio de imóvel se consolida como uma alternativa interessante para quem não quer arcar com os juros de um financiamento imobiliário e não dispõe de recursos para uma compra à vista. 

O consórcio não quer que você pare de alcançar conquistas por causa da crise, ou de qualquer outro empecilho. Isso sem esquecer  que a conquista da casa própria está na lista de objetivos de muitos brasileiros e não pode deixar de ser conquistada!

Nos últimos anos, muitas pessoas têm visto no consórcio de imóvel uma excelente oportunidade de tirar os objetivos do papel. Entrar no consórcio é a melhor decisão, hoje, para quem não tem condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou não consegue assumir as parcelas de um financiamento de imóvel.

Em quanto tempo serei contemplado no Consórcio de Imóveis?

Bom, o consórcio é uma forma de aquisição planejada, ideal para você se preparar financeiramente e comprar seu imóvel com calma. Outra opção é antecipar a contemplação através dos lances de consórcio. 

quanto-tempo-preciso-esperar-para-ser-contemplado-no-consorcio-de-imoveis

Como isso funciona?

A contemplação pode ocorrer de duas formas: por meio de sorteio ou pela oferta de lance. No caso do sorteio, o participante é contemplado caso sua cota seja igual ao resultado da Loteria Federal, conforme regra contratual. Já no lance, o consorciado oferta um valor que corresponde a antecipação de parcelas do plano contratado, que nada mais é do que uma maneira de antecipar a sua contemplação.

O participante interessado oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é aconselhado estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições disponíveis para ofertar valores maiores. Mas, se a contemplação não acontecer de imediato, é só ofertar no mês seguinte, isso porque o lance só é pago se você realmente foi contemplado.

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

No UP Consórcios, por exemplo, você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais. A administradora também é responsável por organizar as assembleias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio de imóvel, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva (ou um autofinanciamento) destinado à compra de um bem definido previamente. Confira outras vantagens do consórcio de imóveis

3 Fatos sobre o Consórcio de Imóveis 

1) Os juros e as taxas são mais justas

É provável que a característica mais lembrada quando se trata de consórcio é que não tem cobrança de altos juros, mesmo se tratando de uma compra parcelada, tado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são cobrados pelos financiamentos. Os consorciados devem arcar somente com taxas específicas, impostas pelas administradoras, como:

  • taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio - O UP só cobra essa taxa após a contemplação;
  • fundo comum:  valor efetivamente empregado na compra do bem designado - esta taxa é isenta no UP;
  • seguro: de vida e de quebra de garantia - você decide se quer contratar essa modalidade;
  • fundo de reserva: destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído de forma proporcional aos consorciados - esta taxa é isenta no UP.

2) Menos burocracia

O consórcio se destaca como uma excelente alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além dos altos valores, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.

A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, facilitando assim a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Certos casos tornam possível aderir a um plano de consórcio mesmo com nome negativado. Porém, a situação precisará estar regularizada até o recebimento da carta de crédito, o que demanda um bom planejamento por parte do interessado.

3) Possibilidade de utilizar FGTS

O investidor tem a possibilidade de fazer uso do seu FGTS para amortizar ou liquidar o saldo devedor, ofertar lances, adiantar o pagamento de algumas parcelas do consórcio e até complementar a carta de crédito - nesse caso, quando o valor do imóvel desejado for maior do que o valor da carta.
Esse tipo de operação pode ser realizado pela própria administradora. A empresa também pode indicar uma instituição financeira para o procedimento, desde que sejam conveniadas.
Lembre-se de que esse recurso é utilizado apenas para o segmento de imóvel.
Não se esqueça de que, ao ser contemplado e adquirir seu imóvel, você deve continuar pagando as parcelas do consórcio normalmente. Somado a isso, caso compre logo a casa que sempre quis ter, passa a ter novas despesas relativas ao imóvel. Dessa forma, um bom planejamento financeiro se torna indispensável!
No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.