Quitei o consórcio e agora? - UP Consórcios

17/03/2022

Imagem blog

Quitei o consórcio e agora? - UP Consórcios

O investimento no consórcio pode causar ansiedade para algumas pessoas. Mas quando se quita o consórcio, toda essa ansiedade vai embora. 

Se você deseja obter sua propriedade de investimento o mais rápido possível, seja um apartamento, uma casa, um carro, uma motocicleta ou até mesmo diferentes tipos de serviços, você provavelmente está considerando uma forma de pagar sua cota de consórcio o mais rápido possível .

A cota trata-se do número de identificação pessoal do seu consórcio. Serve como referência na participação no sorteio, incluindo plano selecionado, histórico de pagamentos e registros de participação na reunião.

Na prática, representa a sua dívida com o gestor do consórcio. Dependendo do tipo de consórcio investido, pode levar muitos anos para pagar as mensalidades. Agora, se você quitou as parcelas do consórcio: como proceder?

Quitei o consórcio: o que fazer agora? 

Seja por meio de lance ou pelo pagamento das demais parcelas, a quitação do consórcio pode trazer muitas vantagens.

Primeiro, você conseguiu cumprir uma dívida substancial em seu orçamento mensal. Embora um consórcio seja um investimento, quanto mais cedo você alcançar seu objetivo, mais cedo poderá fazer os arranjos financeiros para uma nova aquisição.

O consórcio vai reajustar a mensalidade todos os anos para evitar que a perda do poder aquisitivo da carta de crédito seja prejudicada. Ao quitar o consórcio com antecedência, você pode evitar novos ciclos de rebalanceamento, o que pode, em última instância, economizar muito dinheiro.

Nas situações em que o consórcio possui bens de altíssimo valor (como imóveis ou veículos), é interessante que os consorciados procurem quitar suas parcelas antes do reajuste anual do grupo. Isso reduz a incidência de despesas administrativas e o impacto que qualquer taxa pode ter na regulamentação.

Como você pode perceber, as vantagens de parcelar com pagamento por meio de leilão ou de pagamento integral são muitas. Uma boa forma de se preparar é fazer um plano financeiro: Desta forma, você pode definir a cota de pagamento como meta e investir o quanto antes para alcançar seu próximo objetivo: que tal fazer uma viagem internacional

quitei-o-consorcio-e-agora

Vantagens em antecipar parcelas do consórcio

O consórcio não cobra altas taxas de juros - ao contrário de outros tipos de compras (como financiamentos) no mercado. Funciona assim o consórcio, não é brincadeira! Ele permite a compra prevista a prazo sem a necessidade de aumentar os custos.

Portanto, espera-se que os pagamentos das parcelas do consórcio não sejam propícios a quaisquer descontos para os consorciados. No entanto, essa escolha traz outras boas vantagens:

  • Você se livra de ter que lidar com os reajustes periódicos do consórcio. Sim, essa é uma vantagem e tanto. No consórcio, são realizadas correções no valor da carta de crédito. Isso acontece para não haver prejuízo ao seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, as parcelas também sofrem esses reajustes. 
  • É possível utilizar as parcelas antecipadas como oferta de lance, assim, você aumenta as chances de adiantar sua contemplação.
  • Caso você ainda não esteja contemplado, no UP Consórcios você garante o pagamento de mais parcelas sem as taxas de administração. 

Decidi antecipar as parcelas, como faço isso?

Antes de mais nada, não há cobrança de parcela antecipada de consórcio. Agora que você sabe e decide fazer o pagamento antecipado da parcela, entenda as diferentes formas de pagamento desse valor:

Inversa

O nome já é bem intuitivo para compreender como funciona isso aqui. É um modo que segue a ordem inversa dos vencimentos: as primeiras parcelas a serem quitadas serão aquelas com o prazo mais distante. Ou seja, pessoas que escolhem quitar o consórcio de forma inversa também têm a opção de encurtar pela metade o prazo do seu plano de consórcio, fazendo o pagamento, além da parcela com o vencimento mais distante, a parcela com vencimento no mês atual. No entanto, isso significa duas parcelas por mês. 

Diluída 

Esta opção para antecipar parcelas do consórcio, acontece da seguinte forma: o valor total antecipado será dividido igualmente entre os meses que restam do consórcio e subtraído de cada parcela subsequente, reduzindo o valor a ser pago por mês.

Total

Na quitação total do consórcio, o valor antecipado é referente a todas as obrigações restantes. Ai que delícia, isso significa que você ficará livre das parcelas do consórcio!!! Parabéns! :)

Se o consorciado já foi contemplado, encerrará sua participação no grupo de consórcio.

Aqueles que fazem parte do consórcio de imóveis, cujo foco é a aquisição de imóveis residenciais, aqui vale o lembrete de que é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

A única ação importante para tal é consultar as regras impostas pela Caixa Econômica Federal, que é a entidade responsável pela gestão dos valores.

Para resumir, antecipar as parcelas do consórcio, ou seja, quitá-lo, não têm desconto porque o consórcio já é ausente de juros. Entretanto, existem algumas vantagens em pagar as parcelas antes dos vencimentos. Agora é a hora de fazer as contas e observar se essa é a melhor opção para a sua situação financeira.

UP Consórcios é o consórcio justo do mercado!

O que precisa ficar claro é que, ao ingressar em um consórcio, você desenvolverá sua organização financeira.

Um consórcio de investimentos é a melhor forma de preservar ativos e levar uma vida pacífica. Afinal, quando as dificuldades financeiras batem à porta, todos sabemos como é difícil relaxar completamente!

Você quer fechar a porta para problemas financeiros? Não há nada de errado com o consórcio de investimentos.

O consórcio é muito bacana e foi apontado como a melhor forma de arrecadar mercadorias durante a crise que estamos passando.

Não é sempre que temos uma boa quantia em dinheiro para pagar à vista um bem de alto valor, como um imóvel ou carro. Com o consórcio, você pode parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que esteja adequado às suas possibilidades financeiras e sem pagar nada de juros por isso.

Dessa forma, o que acontece no consórcio é isso: é possível poupar e receber todo dinheiro poupado ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (apenas a taxa administrativa não é devolvida).

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas com as melhores condições do mercado. Então chega de perder tempo Simule, compare e compre