7 benefícios ao comprar automóvel usado com o UP Consórcios!

17/03/2022

Imagem blog

7 benefícios ao comprar automóvel usado com o UP Consórcios!

Apesar de pouca gente pensar sobre isso, comprar um automóvel usado pode ser a solução para muitos dos desafios relacionados à compra de um automóvel zero km. Afinal, paga-se um preço mais elevado, depreciação e custos com documentação e seguro.

Basicamente, o carro usado não irá vir com o cheiro característico de fábrica, por isso, não se tem o exclusivismo do uso, ainda assim, automóveis usados possuem muitas das qualidades de um carro novo e ainda trazem vantagens que podem ser tentadoras.

Confira, neste conteúdo, os principais benefícios ao comprar automóvel usado através do UP Consórcios: 

7 Benefícios do UP Consórcios para comprar automóvel usado 

1. Segurança

Se você é do tipo que não se importa de não ter o “modelo do ano” e está convicto de que com o preço de um carro 0 km será possível comprar um automóvel usado com mais qualidade e equipamentos de segurança de ponta, o mais recomendável é que você faça sua pesquisa de mercado.

Dessa forma, a ideia se intensifica a partir da comparação entre o nível de segurança de alguns automóveis novos básicos que oferecem poucos itens de proteção em relação aos automóveis usados mais equipados, que apresentam:

  • airbags (frontais, superior e inferior) para passageiros
  • sistema de frenagem avançado
  • câmeras laterais e traseiras
  • sensores anticolisão
null

2. Valor de compra mais atrativo

Ao sair da concessionária, o automóvel novo sofre grande depreciação, que pode variar entre 20% do seu valor total, com mais 10% após um ano. Por consequência, comprar um carro usado pode significar uma boa economia, principalmente, se o modelo que você deseja tiver como característica pouco tempo de uso.

É preciso se lembrar também de que muitos compradores têm dificuldades em dar continuidade às parcelas de seus veículos 0 km, iniciadas há um ou dois anos. Assim, o mercado de automóveis usados recebe diversas opções a preços tentadores com frequência.

3. Motores mais econômicos

Com as transformações do mercado, têm surgido diversos motores econômicos para automóveis, como os turbinados e os híbridos, que tendem a ser melhores em performance. Ou seja, esses veículos gastam pouco combustível, com isso garantem melhor potência.

Tratam-se de veículos muito valorizados e, ao comprar um automóvel novo com essas funcionalidades, certamente você irá pagar muito caro. É uma forma viável, para usufruir dessa tecnologia moderna e economizar, é comprar um automóvel usado equipado com um motor desse tipo.

4. Maior capacidade de negociação

Diante da enorme oferta de automóveis usados – tanto por meio de revendedores quanto de pessoas físicas –, existem excelentes oportunidades de negociação para abater preços.

Contudo, é importante pesquisar o valor atualizado do modelo que você tem interesse. Para isso, acesse a Tabela FIPE para ter uma noção real e confiável na hora de negociar valores. O planejamento é a melhor estratégia para fazer bons negócios e evitar desperdiçar investimentos. 

5. Economia com documentação

Um dos grandes benefícios em comprar automóvel usado é o custo baixo da documentação, pois é bem menor em relação aos automóveis 0 km. Por exemplo, os gastos com emplacamento e documentos de carros novos podem chegar a R$ 1.200,00 ao passo que a transferência de um automóvel usado custa em média R$ 200,00.

Aqui é importante mencionar que a maioria dos usados vêm com IPVA e DPVAT pagos. Além disso, é comum que eles estejam protegidos por uma seguradora. Por isso, se você quer economizar o máximo possível com tais despesas, o veículo usado é a melhor opção.

6. Automóvel usado é ideal para motoristas iniciantes

Se você acabou de tirar sua CNH e ainda não tem muita experiência no volante, o mais recomendado é comprar um automóvel usado, afinal, você terá algumas experiências de iniciante, como riscá-lo ou batê-lo durante uma manobra imprudente na rua ou no estacionamento. Assim, não se sentirá tão culpada por “ferir” o seu carrinho. 

Se você está pensando em presentear seu filho(a) com a compra de um automóvel, optar pela compra de um automóvel usado também é uma ótima opção. Afinal, se os filhos estão tirando a habilitação, o mais indicado é comprar primeiro um carro usado para eles. Assim, quando estiverem mais preparados, você poderá garantir a integridade de um automóvel novo.

7. Realidade financeira

É aquela velha história: comprar um bem que ninguém utilizou e que será estreado por você traz uma sensação inigualável.

Contudo, será que esse não é um pensamento ilusório? A conta é simples, basta ver quantos automóveis usados, em excelentes condições, estão disponíveis para a venda. 

Muitas vezes, não faz sentido desembolsar um valor alto para comprar um carro zero km – ainda mais se você tiver outras prioridades ou, simplesmente, pretende economizar dinheiro. Antes de tudo, avalie sua situação financeira e se vale a pena comprar um carro.

Por que fazer um UP Consórcios para comprar automóvel usado?

Aqui, no UP Consórcios, é possível comprar carros com até 10 anos de uso, desde que siga a regra de contemplação, disponibilizada no Guia do Contemplado.

Comprar carros usados, seminovos, a partir do consórcio não é muito diferente do consórcio de carros novos. Basicamente, o cliente faz parte de um grupo de pessoas, que é organizado pela administradora. O consorciado paga as parcelas todos os meses e recebe a carta de crédito para comprar o bem desejado. Em seguida, pode adquirir o veículo.

Ao ser contemplado com a carta de crédito, é essencial verificar o automóvel a ser adquirido. Dessa maneira, o mais recomendável é que você leve a um mecânico de confiança, que tenha conhecimento técnico capaz de verificar problemas ocultos. Dê atenção aos seguintes aspectos:

  • danos aparentes no veículo, como vidros trincados e ferrugem;
  • fechamento inadequado das portas (empenamento);
  • ausência dos equipamentos de segurança ou presença de itens fora da validade;
  • número de chassi do veículo diferente daquele que consta no documento;
  • situação ilegal do veículo.

É importante reforçar que os custos, referentes aos consórcios de carro, são corrigidos anualmente, de acordo com o índice IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Ao ser contemplado, você recebe sua carta de crédito no valor integral, o que te garante um poder de compra à vista, que, muitas vezes, pode ser revertido em descontos e outros benefícios que podem fazer a diferença na hora da sua compra final.

Viu como é simples conquistar seu objetivo e de quebra economizar?!

Como costumo dizer, consórcio bom é consórcio que contempla. Vem pro UP Consórcios que seu carro usado ta on. 

Faça sua simulação aqui no UP Consórcios!