Consórcio de veículos em crescimento no Brasil

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio de veículos em crescimento no Brasil

O consórcio de veículos é um dos segmentos que mais cresceu durante o ano de 2020, isso significa que esta modalidade de compra parcelada, ou seja, os consórcios vêm atraindo mais pessoas no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), as empresas registraram em novembro passado uma alta de 4,9% em relação a igual período de 2019. Especialistas avaliam que esse movimento de evolução deverá se manter em 2021, assim, esta modalidade é colocada como uma excelente alternativa para aqueles que querem fugir dos juros de financiamento.

Por que o Consórcio de Veículos está em crescimento no Brasil? 

De acordo com os dados da Abac, o número de brasileiros ativos no consórcio passou de 7,35 milhões em novembro de 2019 para 7,71 milhões em novembro de 2020. A partir desta estatística é possível identificar que apenas um segmento de produto comprado com consórcio não apresentou alta no número de participações: motocicletas e motonetas, que retraiu 17,3% em um ano.. No entanto, as compras de veículos leves e pesados, imóveis e eletrodomésticos, eletrônicos e outros bens duráveis tiveram crescimento no período analisado.

Não está sendo um ano fácil para os negócios, certo?

Diante das incertezas, o mercado automotivo calcula perdas acima de 26% nas vendas, porém, o consórcio para compra de veículos, em geral, registrou expansão nos seus principais indicadores. A maior alta no consórcio ocorreu no volume de créditos comercializados, que aumentou 13,9% em 2020 na comparação com 2019.

Em 2020, somados todos os 12 meses, foram firmados 2,47 milhões de novos contratos para a compra de veículos automotores em geral. Nessa categoria, entram os consórcios de veículos leves, motocicletas e veículos pesados. O desempenho representa uma alta de 2,1% em comparação às 2,42 milhões de adesões contabilizadas em 2019.

No consórcio de veículos, o maior crescimento foi registrado em veículos pesados. As adesões cresceram 14,7%, indo de 94,83 mil, em 2019, para 108,77 mil, em 2020. Nessa mesma comparação, o consórcio de veículos leves cresceu 3,1%, indo de 1,27 milhão para 1,31 milhão. Já o consórcio de motocicletas permaneceu estável de um ano para o outro, variando de 1,06 milhão para 1,05 milhão de cotas vendidas.

consorcio-de-veiculos-em-crescimento-no-brasil

Como funciona o consórcio para comprar veículo automotor?

Comprar um veículo é o objetivo de muitas pessoas. Mas sempre surge uma questão: qual a melhor forma de adquirir um carro? Entre muitas modalidades, as mais comuns ficam em torno de: fazer um consórcio, financiar no banco ou lançar mão do leasing.

O consórcio é o melhor entre essas opções, pois nele você participa de um grupo em que pessoas com o mesmo interesse se unem para adquirir seus bens. O contratante adquire uma cota dentro desse grupo, que é administrado por uma empresa de consórcio.

Juntos, todos os consorciados, formam uma poupança que tem como objetivo financiar os carros a serem comprados pelos cotistas. Dessa forma, o consórcio ajuda a concretizar o objetivo da compra  do carro em parcelas menores do que em outras modalidades de crédito, e o melhor, sem pagar juros. 

Para que seja possível ter o seu bem através do consórcio, é essencial ter planejamento. Ao se comprometer com as mensalidades, o contratante está contribuindo para um fundo comum. É ele que vai financiar os bens de todos os consorciados do grupo.

Essa quantia mensal é totalmente desprovida de juros altos sobre a quantia contratada. Os juros elevados são comuns no financiamento bancário, por exemplo. As mensalidades do consórcio incluem taxa administrativa do consórcio, fundo comum e fundo de reserva, com percentual fixo determinado. Esses itens são calculados uma única vez e diluídos ao longo do plano de consórcio de carros.

Conforme o consorciado vai pagando as parcelas, forma-se o fundo comum. Todos os meses, as assembleias são realizadas para definir os contemplados, via sorteio e lance. Os contemplados recebem uma carta de crédito e o valor é retirado exatamente deste fundo. Em média, a compra pelo consórcio pode ser até 10 vezes mais barata que uma compra financiada, pois o consórcio não tem altas taxas de juros.

Como ser contemplado no Consórcio de Veículo?

É muito importante conhecer os modos de ser contemplado. O mais comum é o sorteio, mas para os mais apressadinhos também é possível ofertar lances. Ou seja: quem oferta maior lance leva a carta de crédito, como ocorre em um leilão.

Caso seu lance seja o vencedor, o valor precisa ser pago em até 5 dias úteis para validar sua contemplação na assembleia vigente no mês. Em conformidade com a administradora de consórcio, pode ser diminuído o número de prestações ou reduzido o valor da parcela mensal.

Por outro lado, para realizar a compra do veículo você pode escolher uma data  até o fim do seu consórcio. Caso você seja contemplado, mas não queira seguir com a compra do seu bem, o valor fica em um fundo de investimento de curto prazo, oferecendo rendimentos mensais. A melhor parte é que você tem rendimentos sobre o crédito contratado. 

Então se você foi contemplado com uma carta de 200 mil e pagou apenas 40 mil reais, ainda assim têm rendimento sobre o valor do crédito contratado, no caso, os 200 mil.

Como comprar um veículo automotor em 2021? UP Consórcios!

A cada ano que passa os brasileiros têm considerado mais o consórcio para realizar a compra de um bem de alto valor. O consórcio dá a possibilidade de investir em um bem de forma parcelada. Ao contrário do que acontece com o financiamento, você não paga altos  juros sobre o valor obtido para a conquista do seu objetivo. 

Pelo consórcio, você entra em um grupo em que vários outros consorciados investem mensalmente. Esse valor conjunto é aplicado para financiar os bens escolhidos. 

O UP Consórcios fica responsável pela formação, administração e entrega das cartas de crédito, que correspondem ao valor total do bem escolhido. Essas entregas são feitas nas assembleias, via sorteio ou lance.

Pelo consórcio, você pode investir em:

  • Automóveis: pode ser um carro zero km ou seminovo (com até 5 anos de uso)
  • Imóveis: casa, apartamento, imóvel na planta, terrenos, empreendimento. Pode ser novo ou de proprietário.
  • Serviços: categoria que inclui viagens, estudos, reforma, cirurgias, festas e casamento.
  • Ao ser sorteado ou ofertar um dos maiores lances nas assembleias, o valor da taxa de administração é incluso nas parcelas restantes.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre.