Como Funciona Carta de Credito para Carro

17/03/2022

Imagem blog

Como Funciona Carta de Credito para Carro

Preparamos este conteúdo para explicar tudo sobre a carta de crédito e mostrar como ela pode ser a opção que você procurava para comprar o seu veículo. Além disso, mostraremos o que deve ser levado em consideração no momento de contratar um consórcio


Leia também: Por que o Consórcio Digital é uma excelente opção para você que quer investir

O que é uma Carta de Crédito?

Antes de qualquer coisa, é essencial entender um pouco mais sobre o funcionamento do consórcio. No consórcio um grupo de pessoas com o mesmo objetivo - a compra de uma casa, um carro ou a contratação de um serviço - se reúne, fazendo o pagamento de parcelas mensais. Com o valor arrecadado temos as contemplações, que é o momento em que o dinheiro fica disponível para realização do objetivo. A contemplação acontece por sorteio ou por lance. Os sorteios são geralmente feitos pela loteria federal mas, em alguns casos, por globo esférico em assembléia presencial ou on-line.

Os grupos de consórcio são administrados por empresas que cobram uma taxa de administração para cobrir os custos de gestão. A administradora de consórcio permite a segurança do parcelamento do bem de modo que a soma das parcelas permita que todos no grupo tenham a certeza da realização dos objetivos.

Nas assembléias temos várias contemplações. De acordo com o saldo do grupo, ou seja, com o valor arrecadado com as parcelas. Ofertar um lance é uma forma de adiantar a contemplação. Falaremos mais sobre isso adiante.

Carta de crédito para comprar carro vale a pena?

Se há uma vantagem em torno da carta de crédito é que ela dá grande poder de negociação para os participantes de um consórcio. Pagar com carta de crédito é o mesmo que comprar à vista e, por isso, você pode negociar um bom desconto com o vendedor do carro. E melhor ainda, você pode comprar direto do proprietário, o processo é bem simples e te deixa mais seguro porque o carro vai ser vistoriado por um especialista, o que garante que você está fazendo uma boa compra.

É possível destacarmos também outros diferenciais significativos. Um deles é que não é necessário dar nenhum valor de entrada, ou seja, o valor do carro é parcelado de maneira integral pelo prazo do plano contratado. Outro benefício é que não há a cobrança de juros, o que existe é a taxa de administração, o que é imbatível quando comparado à qualquer outra modalidade de crédito.

Como o consórcio é uma forma de aquisição planejada, caso você já tenha um veículo e pretenda trocar em breve, essa é uma maneira de se preparar financeiramente e fazer a substituição com calma.

Por outro lado, o poder de compra do consorciado se mantém ao longo do plano, de forma inteligente e sustentável, visto que a carta de crédito é atualizada anualmente acompanhando o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), com o objetivo de manter a carta de crédito suficiente para a aquisição do bem desejado independentemente de quando ocorrer a contemplação.

As cartas de crédito podem ser utilizadas para a aquisição de qualquer bem, desde que esteja dentro da categoria contratada, como imóvel ou veículo. Ou seja, você possui flexibilidade para escolher a marca e modelo do seu carro de acordo com a sua vontade.

Como ter a carta de crédito contemplada em um consórcio de carro

Como já falamos, a contemplação pode ocorrer de duas formas: por meio de sorteio ou pela oferta de lance. No caso do sorteio, o participante é contemplado após regra contratual considerando a Loteria Federal. No lance, o consorciado oferta um valor que corresponde a antecipação de parcelas do plano contratado, trata-se de uma maneira de antecipar a sua contemplação.

O participante interessado oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é aconselhado estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições disponíveis para ofertar valores maiores. Mas, se a contemplação não acontecer de imediato, é só ofertar no mês seguinte afinal, o lance só é pago se você realmente foi contemplado.

UP Consórcios, consórcio digital para suas conquistas

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. A fintech é administrada pela Embracon, que é fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria! 

Até a próxima!