Como funciona um Consórcio de Imóveis no Brasil

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona um Consórcio de Imóveis no Brasil

A conquista da casa própria está na lista de objetivos de muitos brasileiros, afinal, esses são planos compartilhados por diversas pessoas, não é verdade? Entretanto, como os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, e a crise econômica deu seu ar de (des)graça nos últimos anos, o desejo de muitos acaba ficando só no plano das ideias. 

Estamos aqui para dizer: isso não precisa acontecer com você!

Nos últimos anos, muitas pessoas têm visto no consórcio de imóvel uma excelente oportunidade de tirar os objetivos do papel. Afinal, participar de consórcio é ideal para quem não tem condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou não consegue assumir as parcelas de um financiamento de imóvel.

Se ficou animado e quer saber mais sobre o assunto, está no lugar certo! 

Entenda como funciona o consórcio de imóveis no Brasil

Para entender como funciona um consórcio de imóvel de maneira simples, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizar para contribuir mensalmente com valores iguais, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Aqui entra em cena os sorteios cuja finalidade é decidir quem fica com o crédito para a compra imóvel da vez - os sorteios são feitos entre os membros do grupo. Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo, uns antes outros depois. 

Esta é a explicação básica. Porém, em um consórcio vamos bem além disso. Reunindo um bom número de pessoas, temos saldo suficiente para contemplar diversas cotas e não somente uma via sorteio. Aqueles que têm pressa em usar o crédito podem ofertar um lance e, assim adiantar a contemplação.

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance

Resumindo: ao contratar um consórcio de imóvel, você passa a fazer parte de um grupo que possui  um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva (ou um auto-financiamento) destinado à compra de um bem definido previamente. Acompanhe outras vantagens desta modalidade de compra! 

Juros e taxas

É provável que a característica mais lembrada quando o assunto é consórcio é que não tem cobrança de juros. E não é difícil entender o motivo, afinal, a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são cobrados pelos financiamentos. Os consorciados devem arcar somente com taxas específicas, impostas pelas administradoras, como:

  • taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio - O UP só cobra essa taxa após a contemplação;
  • fundo comum:  valor efetivamente empregado na compra do bem designado - esta taxa é isenta no UP;
  • seguro: de vida e de quebra de garantia - você decide se quer contratar essa modalidade;
  • fundo de reserva: destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído de forma proporcional aos consorciados - esta taxa é isenta no UP.

Ao colocar tudo no papel, o consórcio se mostra uma alternativa muito mais favorável, já que suas taxas causam um impacto muito menor nas parcelas mensais. Faça uma simulação de consórcio e confira!

Nível de burocracia

O consórcio se destaca como uma excelente alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além dos altos valores, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.

A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, facilitando assim a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Certos casos tornam possível aderir a um plano de consórcio mesmo com restrição de crédito. Porém, a situação precisará estar regularizada para o recebimento da carta de crédito, o que demanda um bom planejamento por parte do interessado.

Possibilidades de contemplação

Uma das possibilidades de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. Realizados durante as assembleias mensais, esse processo proporciona chances iguais a todos os participantes que estejam com os pagamentos em dia. 

Outra alternativa, que possibilita antecipar a contemplação, é ofertar lance com um percentual do valor do crédito. Saiba que a quantidade de cotas contempladas via lance sorteadas depende da administradora e da quantidade de participantes do grupo saldo disponível no grupo.

Como funciona um consorcio de imoveis no Brasil


Conforme os meses passam, as chances de ser contemplado por lance sempre aumentam, isso ocorre porque os participantes que já receberam a carta de crédito não concorrem mais na disputa. Cada administradora de consórcio tem uma forma de realizar as premiações, que no UP Consórcios  se baseia nos números extraídos no sorteio da Loteria Federal.

Essa possibilidade faz do consórcio uma excelente opção também para que tem uma reserva financeira, afinal, essa pessoa poderá antecipar sua contemplação mantendo seu valor atrativo.

Não se esqueça de que, ao ser contemplado e adquirir seu imóvel, você deve continuar pagando as parcelas do consórcio normalmente. Somado a isso, caso compre logo a casa que sempre quis ter, passa a ter novas despesas relativas ao imóvel. Dessa forma, um bom planejamento financeiro se torna indispensável!

UP Consórcios: melhor consórcio de imóvel no Brasil

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e taxas administrativas até a contemplação.