Conquiste seu objetivo de comprar um imóvel com o consórcio imobiliário

17/03/2022

Imagem blog

Conquiste seu objetivo de comprar um imóvel com o consórcio imobiliário

Muitas vezes, ouve-se a recomendação para se comprar um dos terrenos à venda em SP e ir construindo o imóvel aos poucos. Contudo, pelas mais variadas razões, torna-se muito mais interessante e viável comprar a casa já pronta.

Como a maioria das pessoas não tem o valor para pagar o imóvel à vista, recorre-se a diferentes linhas de crédito no mercado. Uma das mais frequentemente procuradas é o financiamento. No entanto, para quem não tem assim tanta pressa de entrar no imóvel e já ir morando, talvez o consórcio imobiliário seja uma opção mais interessante. Confira como funciona a aquisição de imóveis por meio de um consórcio imobiliário.

Como funciona o consórcioimobiliário?

O consórcio de imóvel trata-se de uma modalidade de compra, gerenciada por uma administradora, na qual pessoas (físicas ou jurídicas) se unem em grupos para juntar uma poupança conjunta e comprar uma casa. Todos aqueles que participam desse grupo ajudam contribuindo com o pagamento de parcelas mensais.

Juntando-se todo o valor que foi arrecadado naquele mês, há condições de se liberar o crédito total para um ou até mesmo mais de um consorciado por mês, a depender do saldo existente no grupo em questão.

Contudo, como descobrir quem será o sortudo que receberá o crédito primeiro que os demais? A empresa que gerencia o consórcio concretiza assembleias mensalmente, nas quais efetua o sorteio das cotas contempladas. O período que um consórcio imobiliário dura oscila de acordo com as necessidades e as condições de cada integrante. Normalmente, a duração de um consórcio é de cerca de 180 meses, ou seja, 15 anos.

Trata-se de um prazo pequeno, ainda mais se formos comparar com a duração dos financiamentos de imóveis, que podem chegar a 360 meses. Além disso, no consórcio dispensa-se o pagamento de uma determinada quantia de dinheiro como entrada, muito menos precisa pagar juros. O único valor cobrado além do valor do crédito é uma taxa administrativa, que é geralmente bem menor do que os juros cobrados no financiamento.

Caso você não queira aderir à estratégia habitual de contemplação através de sorteios mensais, há outras formas de se obter o crédito sem a necessidade de aguardar muito tempo, nem ficar dependente da sorte.

Existe burocracia noconsórcio imobiliário?

Somente quando se é contemplado no consórcio, há algumas exigências para que haja aliberação do crédito.

Entre os elementos exigidos pode-se citar:

·        Documento de identificação pessoal, como o RG,CNH, CPF ou CNPJ;

·        Comprovante atualizado de residência;

·        Comprovante de renda;

·        Documentos do imóvel.

A empresa responsável pela administração do consórcio precisa estar segura de que você terá plenas condições de bancar as parcelas restantes depois da contemplação. Sendo assim, a casa em São Paulo que você adquirir funcionará como uma espécie de garantia até a quitação do plano de consórcio.

Existe alguma forma deantecipar a contemplação no consórcio imobiliário?

Conforme já foi citado, o modo comum para se receber a carta de crédito do consórcio é por meio dos sorteios mensais. Contudo, aqueles que precisam adquirir ou construir um imóvel o mais rapidamente possível, não precisa depender unicamente da sorte.

Uma medida que pode ser tomada para acelerar esse processo é usar algum tipo de fundo ou reserva pessoal, o que inclui até mesmo o FGTS, para fazer um lance. Com esse aporte extra de dinheiro, pode-se fazer uma oferta e assim antecipar a contemplação do consórcio.

Em resumo, quando você oferece um lance, você está antecipando algumas parcelas do consórcio para o grupo. Caso a sua oferta seja a maior daquele mês, então você será o contemplado e determinará como deseja descontar o valor que deu como oferta: diminuindo o valor das parcelas ou reduzindo o prazo de pagamento do plano.

Faça um UP Consórcio de Imóvel!

Para participar do UP consórcio de imóvel, pense em um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, como um imóvel, porém nenhuma delas tem a quantia necessária nas palmas das mãos. Ao se organizarem para contribuir mensalmente com valores que cabem no seu bolso, esse grupo de pessoas consegue comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a administradora de consórcios, que distribui os interessados conforme o valor do crédito pretendido. 

(No UP Consórcios você pode contratar online e tem acesso a vários diferenciais). A administradora também é responsável por organizar as assembléias mensais, momento em que ocorrem as contemplações, via sorteio ou lance.

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. Com o UP Consórcios você pode adquirir bens (carros e imóveis) e serviços (festas, viagens, cursos, reformas, estética, entre outros), com planos de 20 a 180 parcelas. 


No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.