Por que investir em Consórcio para comprar um imóvel antes dos 30

17/03/2022

Imagem blog

Por que investir em Consórcio para comprar um imóvel antes dos 30

Quase todas as pessoas que começam a trabalhar começam a planejar a aquisição de bens: comprar a casa própria, comprar um carro, comprar um terreno, etc. Esse objetivo pode ser alcançado, mas demanda planejamento, organização, disciplina e, muitas vezes, renúncias de um estilo de vida específico.

Conquistar uma casa antes dos 30, ou seja, comprar uma propriedade, é um investimento para o futuro, que proporciona muita estabilidade para seu futuro. Acompanhe neste conteúdo um passo-a-passo para você conquistar seu imóvel

Como comprar um imóvel antes dos 30

O consórcio de imóvel é uma forma colaborativa de adquirir um bem específico — neste caso, conquistar a compra de um imóvel. 


E como funciona o consórcio


Todos os meses, um grupo de pessoas realiza um pagamento que irá servir para, aos poucos, adquirir o item desejado.

Diante disso, se você tem conseguido reservar um dinheiro de modo consistente, para também te trazer uma segurança, essa é uma boa opção para começar a pagar por seu futuro imóvel. Além disso, ao fazer um consórcio de imóvel você foge da cobrança de juros.

As pessoas que conseguem comprar um imóvel antes dos 30 são aquelas que conseguiram definir bem suas prioridades ao longo da vida. Mas lembre-se: não é preciso abrir mão de sair e se divertir, nem de ter conforto, mas sim, com a aquisição de bens valiosos, também surge a necessidade de disciplina financeira.

 ao contratar um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui um objetivo em comum, forma uma poupança coletiva, um auto-financiamento destinado à compra de um bem definido previamente. 

Mas… por que consórcio? Você tem 3 opções para comprar seu imóvel: A vista, financiado ou através do consórcio. Vamos falar mais sobre isso:

O consórcio é um investimento de médio ou longo prazo, apesar disso, é o caminho mais rápido para um jovem construir seu patrimônio. Considere, por exemplo, o tempo necessário para juntar certa quantia de dinheiro para comprar um imóvel à vista — ele pode levar muitos anos e, durante esse período, o bem pode aumentar de valor. Por outro lado, poupar em casa sempre requer uma disciplina que exige rigor. A verdade é que, muitas vezes, torna-se necessário mexer no dinheiro que está sendo economizado, e isso aumenta o tempo de espera para a aquisição do bem.

Por que investir em Consórcio para comprar um imóvel antes dos 30


O consórcio é uma maneira mais eficaz de conseguir um bem. Trata-se de um compromisso que você assume, uma poupança turbinada, mas com a diferença de que é bem mais segura, a administradora vai gerenciar o capital e garantir sua atualização, ou seja, a carta de crédito é reajustada para garantir o poder de compra do consorciado.

Além disso, pode-se considerar uma contemplação antecipada por meio de sorteios e lances. Um consórcio imobiliário, por exemplo, pode durar até 15 anos, mas você pode se programar para um prazo menor.

Já através dos financiamentos, você encontra prazos longos e parcelas altas. Além disso, Considere que o Brasil disputa colocação entre as dez piores taxas de juros do mundo, hoje estamos em nono lugar. Portante, acredite, não é normal pagar 3 imóveis ao banco quando você comprou apenas 1. A verdade é que isso já faz parte da nossa cultura e simplesmente não ficamos chocados mas, definitivamente não é justo!

É aí que o consórcio, velho conhecido dos brasileiros aparece como opção mais moderna que nunca! O consórcio não cobra juros e é uma modalidade de compra compartilhada e poupança coletiva! Colaborativismo, cooperativismo e sustentabilidade financeira, tudo em um único produto!

Existem algumas outras questões importantes para fechar um consórcio de imóvel. Vamos te mostrar! 

Como funciona o consórcio de imóvel?

Juros e taxas

É provável que a característica mais lembrada quando o assunto é consórcio é o fato de que não tem cobrança de juros. E não é difícil entender o motivo, afinal, a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a compra de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, o consorcio se torna uma ótima opção para quem quer fugir dos altos valores que são cobrados pelos financiamentos no banco! Os consorciados devem arcar somente com taxas específicas, de acordo com a administradora, como:


  • taxa de administração: está relacionada à remuneração da administradora pela gestão do consórcio - O UP só sobra essa taxa após a contemplação;
  • fundo comum: valor efetivamente empregado na compra do bem designado 
  • seguro de vida: opcional no UP
  • fundo de reserva: para cobrir uma eventual inadimplência - esta taxa é isenta no UP.


Ao colocar tudo Na Ponta do Lápis, o consórcio se mostra uma alternativa muito mais favorável, já que as taxas cobradas são incomparavelmente menores que os juros cobrados pelos bancos. Faça uma simulação de consórcio e confira!

Nível de burocracia

O consórcio se destaca como uma excelente alternativa quando a burocracia é colocada em jogo. Além dos juros altos, toda a burocracia envolvida na aprovação de crédito para imóveis é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos financiamentos convencionais. A adesão do consórcio é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.

A análise de crédito no consórcio é r mais flexível, facilitando assim a vida de quem não tem como comprovar uma renda fixa - os trabalhadores autônomos são os melhores exemplos disso. Certos casos tornam possível aderir a um plano de consórcio mesmo com restrição de crédito. Porém, a situação precisará estar regularizada para o recebimento da carta de crédito, o que demanda um bom planejamento por parte do interessado.

Possibilidades de contemplação

Uma das possibilidades de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. Realizados durante as assembleias mensais, esse processo proporciona chances iguais a todos os participantes que estejam com os pagamentos em dia. 

Outra alternativa, que possibilita antecipar a contemplação, é ofertar lance com um percentual do valor do crédito. Saiba que a quantidade de cotas contempladas via lance sorteadas depende da administradora e da quantidade de participantes do grupo saldo disponível no grupo.

Conforme os meses passam,as chances de ser contemplado por lance ou sorteio sempre aumentam, isso ocorre porque os participantes que já receberam a carta de crédito não concorrem mais na disputa. Cada administradora de consórcio tem uma forma de realizar as premiações, que sempre se baseiam nos números extraídos no sorteio da Loteria Federal.

Essa possibilidade faz do consórcio uma excelente opção também para que tem uma reserva financeira, afinal essa pessoa poderá ser contemplada de maneira mais rápida, com as demais parcelas até o final do contrato mantendo seu valor atrativo.

Não se esqueça de que, ao ser contemplado e adquirir seu imóvel, você deve continuar pagando as parcelas do consórcio normalmente. Somado a isso, caso compre logo a casa que sempre quis ter, passa a ter novas despesas relativas ao imóvel. Dessa forma, um bom planejamento financeiro se torna indispensável!

UP Consórcio de imóvel: a compra de uma casa antes dos 30 

O UP Consórcios é uma fintech da Embracon que ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos com planejamento financeiro. Mais que moderno e digital, o UP é um consórcio transparente e o único consórcio sem nenhuma taxa até a contemplação. 

Outro diferencial do UP é a recompra garantida para a cota contemplada, com as parcelas pagas corrigidas pelo índice oficial da Poupança. 

Com o UP Consórcio você pode comprar sua casa antes do que você imagina! 

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre. E o melhor: sem juros, sem taxas de adesão, fundo reserva e administrativa até a contemplação.

Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria!