Consórcio para construir imóvel: dicas de planejamento financeiro

17/03/2022

Imagem blog

Consórcio para construir imóvel: dicas de planejamento financeiro

Originalmente conhecido por viabilizar a compra de carros, o consórcio já se consagrou como uma excelente alternativa de crédito para quem precisa adquirir diversos outros bens e serviços. O consórcio é a melhor opção para quem não quer dispor, ou não tem, o dinheiro para fazer o pagamento à vista do bem desejado. 

Em especial, nos últimos tempos, o consórcio para construir imóvel já se tornou uma forma muito conveniente de obter recursos para quem deseja realizar o sonho da construção de forma programada.

Contudo, apesar de ter benefícios atrativos para usufruir dos benefícios do consórcio, é essencial tomar alguns cuidados. Neste artigo, apresentaremos dicas que você precisa saber antes de construir imóvel com consórcio

6 Dicas de planejamento financeiro do UP Consórcios para construir imóvel

1. Planeje a obra

Entrar no consórcio apenas com uma estimativa superficial do valor da obra é um dos grandes erros de quem está prestes a fazer um negócio desse tipo, e você não deve cometer ele, certo? 

Por um lado, se a estimativa do custo da construção do imóvel for mensurada abaixo do necessário, o consorciado pode correr o risco de não ter todo o dinheiro que precisará para finalizar a obra e terá que interromper a construção do imóvel quando ficar sem recursos.

Agora, se a estimativa for muito alta, as parcelas do consórcio ficarão mais elevadas do que deveriam ser, como consequência, pode dificultar o pagamento.

Dessa maneira, antes de entrar em um grupo de consórcio para construir imóvel, procure fazer um planejamento detalhado da obra que contemple todas as etapas, desde o projeto até a contratação da mão de obra e compra dos materiais.

Além disso, não se esqueça também do cronograma da construção e calcule a possível variação dos custos da obra ao longo do período previsto para a duração.

O cronograma deve ser bem detalhado para que o planejamento seja mais preciso quanto ao orçamento da obra. Assim, você poderá contratar o consórcio ideal de acordo com a sua necessidade, sem pagar parcelas com valores acima do que deveriam ser e sem correr o risco de ficar sem dinheiro para concluir a obra.

2. Preveja os gastos extras

O custo da construção do imóvel é um, além dele você precisa ter em mente outros gastos que poderão ocorrer após a conclusão da obra, como:

  • Considere a possibilidade de prever o custo da mudança;
  • O que será gasto para decorar o imóvel;
  • O que será gasto na compra de móveis. 

Já que o consórcio servirá para custear a construção e não essas outras despesas, é essencial se preparar, financeiramente, para o momento em que a obra terminar, assim, será possível contemplar os demais gastos.

Aqui, também é importante considerar os imprevistos que podem acontecer durante a construção. Ou seja, você deve se preparar para lidar com eles. Quer um exemplo? É possível que uma parede mal executada tenha que ser demolida, o que implicará em desperdício de materiais e de tempo de mão de obra, onerando a construção. Enfim, considere essas possibilidades. 

3. Contrate profissionais capacitados

Se você quer construir imóvel com segurança, em todos os sentidos (tanto de compra quanto de materiais), a contratação de profissionais qualificados é fundamental.

A escolha correta dos profissionais para cuidar da sua obra pode minimizar a possibilidade daquele tipo de imprevisto, causado por erros na execução das tarefas. 

Dessa maneira, procure por empresas ou por empreiteiras que sejam capazes de apresentar boas referências e de comprovar que executam outras obras com boa qualidade.

De modo algum, as pessoas, que estão construindo, ficam à mercê dos prejuízos causados pelos maus profissionais. A condição é ainda mais inaceitável quando o dinheiro da obra tem origem de um consórcio.

Isso porque o valor da carta de crédito, que será definido pelo seu planejamento, não poderá ser alterado para cobrir eventuais defeitos de construção, tornando imprescindível que a qualificação profissional dos executores seja totalmente confiável.

4. Pesquise antes de comprar materiais

Os preços dos materiais para construir imóvel podem variar muito de uma loja para outra. Ao passo que mesmo que a inflação esteja sob controle, é essencial ter em mente a possibilidade de haver uma variação dos valores no decorrer do tempo, o que poderá prejudicar o seu orçamento. Para evitar essa situação é bem simples: faça uma boa pesquisa.

Dessa forma, pode-se dizer que, sem abrir mão da qualidade dos materiais que você deseja comprar, é fundamental pesquisar com cautela os vários estabelecimentos existentes. Aproveite que a Internet é uma aliada para negócios em lojas virtuais, o que garante pesquisar com qualidade sem sair de casa.

5. Conheça as formas de contemplação de um consórcio para construir imóvel

Assim como acontece em outras modalidades, os consórcios para construir permitem que o consorciado tenha acesso à carta de crédito com duas possibilidades: por sorteio ou por lance.

No consórcio, os sorteios acontecem mensalmente nas assembleias, espaço em que são definidos os números das cotas que serão contempladas. Já ser contemplado por lance acontece por meio do lance livre. 

No lance livre, é aceito qualquer valor ou percentual escolhido pelo consorciado, normalmente, vence quem ofertar o maior lance. Caso tenha empate, a administradora fará um sorteio para determinar o contemplado. 

Assim, o consorciado só deverá iniciar a construção do imóvel se, de fato, for contemplado. Para saber qual lance pode sair vencedor, é importante acompanhar as assembleias. No consórcio, o participante, que não for contemplado no decorrer do plano, recebe a carta de crédito no encerramento do grupo.

6. Escolha a empresa de consórcio com critério

A escolha da administradora de consórcios para construir é tão importante quanto o planejamento que você irá fazer para construir imóvel.

Considere que ela seja uma empresa credenciada pelo Banco Central para atuar nesse segmento, o que pode ser conferido no site da instituição. Observe também se os planos do consórcio condizem com a sua necessidade. 

Faça um UP Consórcios para construir imóvel!

No consórcio de imóvel, tudo é mais simples, até essa explicação. 

O pagamento do imóvel é feito parcelado, mas sem a cobrança de juros altos, IOF e sem entrada. Além disso, normalmente, as parcelas são de valores mais baixos e os prazos mais extensos do que as do financiamento. Veja os benefícios do consórcio a seguir.

Flexibilidade: planos com prazos e créditos diversos. Além disso, existe a possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar parcelas a qualquer momento, oferecendo um lance. Ah, e como você já sabe: o FGTS pode ser utilizado para isso.

Segurança: o sistema de consórcio brasileiro ganhou lei própria em 2008 e é regulado pelo Banco Central do Brasil. 

Compra programada: consumidores têm a oportunidade de comprar bens e contratar serviços de forma planejada, de acordo com suas necessidades e capacidade de pagamento. De modo que é possível ter um planejamento financeiro muito mais inteligente.

Faça uma simulação! 

O simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso.

De maneira que o cliente (futuro consorciado) tem condições de mensurar o valor da parcela e, então, escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento. 

Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos nem com o seu orçamento. 

A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: construir imóvel próprio. Simule e compare!