Você pode não saber, mas uma administradora de consórcio é fundamental para o sistema de consórcio. Escolher a administradora certa irá afetar o resultado de seu investimento.
O modelo de consórcio tem sido grande aliado do brasileiro na hora de adquirir bens e serviços de alto valor. Segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac), o modelo no ano passado teve aumento de 35,8% comparado ao ano anterior. Agora no primeiro trimestre de 2022 o setor continua avançando.
Funciona da seguinte forma: primeiro, analise a administradora ao entrar no consórcio. Contanto que você saiba o que está contratando e quem é, você não corre nenhum risco de surpresas.
Para saber mais sobre esse importante tema, vamos te ajudar a analisar suas opções e garantir que seu consórcio seja um sucesso!
Qual é o papel de uma administradora de consórcio?
Imagine que você reuniu um grupo de 12 amigos onde todos tem a intenção de comprar uma motocicleta. Por mês cada pessoa contribuirá com R$ 500,00, somando R$ 6.000,00 ao final do período e permitindo a compra de uma motocicleta. Um dos integrantes do grupo é sorteado todo mês e uma carta de crédito é recebida, com ela é possível comprar a motocicleta. Portanto, após 12 meses, todos terão recebido suas motos e estarão felizes e realizados. Mas, considere as seguintes questões:
- Quem será responsável pela custódia do dinheiro recebido?
- E se um dos meus amigos saísse da empresa?
- Como permitir que a outra parte que já comprou a moto continue a pagar sem demora?
- Se o preço de uma moto subir, quem pagará a diferença?
Tudo isso são coisas difíceis de organizar, não são?
Sabemos que esses são apenas alguns dos problemas pelos quais as administradoras de consórcio são responsáveis.
Seu papel é tão importante que o Banco Central é responsável por fiscalizar as atividades no país, é quem decide quais empresas podem ou não operar. Ele avalia isso em relação a vários requisitos.
No consórcio, há uma reunião mensal. De acordo com a Lei nº 11.795/2008, o consórcio só é constituído após a primeira reunião. Previamente agendado no calendário de cada grupo, o encontro representou grande expectativa para os participantes do consórcio. Seja por sorteio ou lance, é nessa hora que os novos vencedores são conhecidos.
O objetivo principal da reunião da Assembleia Geral é a contemplação dos membros do consórcio. No entanto, essas reuniões também tratam de outras questões relacionadas ao grupo, como as responsabilidades do administrador.
As administradoras são responsáveis por fazer tudo legalmente e trazer as melhores soluções para seus consorciados. Se fizermos uma comparação, o papel do administrador é semelhante ao do maestro que rege uma orquestra em que ele precisa coordenar a atuação de cada músico para que o resultado seja perfeito.
Como a administradora de consórcio errada pode prejudicar os resultados?
Com uma responsabilidade tão grande, você já deve ter percebido a importância de escolher uma boa administradora de consórcio, certo?
Portanto, tenha cuidado com as falsas promessas. É um mau sinal se um vendedor ou administrador oferecer um afiliado para consideração rápida.
Não há garantia de que você receberá sua carta de crédito neste mês ou naquele mês. Qualquer pessoa ou empresa que promete isso mostrou sinais de não ser confiável - não é isso que você quer, certo? Afinal, a transparência é uma característica essencial da saída conforme o esperado.
Por que é tão importante escolher uma boa administradora de consórcio?
Como vimos até aqui, sem dúvida existem várias vantagens em formar um consórcio. No entanto, para garantir que a experiência seja a melhor possível, a escolha da administradora do consórcio mostrou-se um fator decisivo.
Pense nisso:
Você deixaria grande parte de suas economias para alguém ou instituição que você não conhece? A iniciativa de fonte não confiável também deve se aplicar a empresas que gerenciam candidatos ao consórcio que você pretende criar.
Se você está em dia com o parcelamento, a contrapartida mínima que tem que vir do outro lado é uma boa gestão dos investimentos, não acha? No entanto, nem todas as organizações que trabalham no campo têm a mesma experiência nesta área.
Como escolher uma boa administradora de consórcio?
Alguns critérios podem facilitar essa tarefa. Na prática, são sinais de que você pode facilmente perceber e indicar o quão bem uma empresa está se saindo no mercado e o quanto ela é apaixonada por seus clientes.
Observe-os cuidadosamente para garantir que um bom administrador seja selecionado para toda a duração do seu consórcio e lhe dê tranquilidade. Confira abaixo os mais importantes!
Pesquise muito
Além de escolher um administrador de liga exemplar, você também deve entender como todo o modelo funciona - do início ao fim. Essa medida também é útil porque ajuda a saber quando um consórcio é constituído.
A lista completa das empresas conveniadas e informações adicionais sobre elas podem ser encontradas no site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Avalie a transparência
Uma empresa transparente sempre explica com clareza todos os detalhes de suas operações aos clientes. Para uma administradora de consórcio, essa qualidade pode ser observada na interpretação dos termos contratuais. Portanto, procure por respostas detalhadas, sobre:
- Taxas de administração e outros encargos, mostrando como são adicionados ao saldo devedor;
- A forma ajustada do consórcio, especificando o índice utilizado;
- Processo contemplativo, seja sorteio ou lance.
Quando encontrar o gestor ideal para seu consórcio, pergunte como o grupo planejado vai divulgar, como será o sistema de informação e comunicação e entre na área do cliente. Por fim, certifique-se de entender como a rede funciona e, se precisar, alguém responderá às suas perguntas e até mesmo o ajudará a calcular seu lance (se desejar).
Ao contratar, leia o contrato de adesão e certifique-se de que todos os termos estejam claros. Administradores transparentes mantêm tudo bem documentado e podem responder a todas as suas perguntas.
Considere a qualidade do atendimento
Se você não tirou as dúvidas de todas as suas preocupações, e o serviço parecia incompleto antes da contratação, imagine como seria quando você entrasse no consórcio? Portanto, analise a disponibilidade da empresa.
Pesquise através de blogs institucionais ou redes sociais e ligue para a central de atendimento com dúvidas. Esta é uma maneira de ver quanto do seu serviço está disponível para seus clientes - você pode precisar manter contato durante toda a vigência da aliança.
Não há nada pior do que precisar de ajuda e não atender suas solicitações com rapidez e eficiência, certo?
Assim como outros administradores, certifique-se de ter acesso a suporte útil e focado na resolução de solicitações. Uma boa maneira de aprender sobre isso é conversar com pessoas que usam o serviço ou buscar opiniões na web.
Opte por uma administradora de consórcio experiente, vem de UP!
Pense bem: como você escolheria um médico ou um professor particular para sua família? Além de analisar as condições de pagamento, seria interessante conhecer a experiência do profissional e ver se ele está acostumado com uma atividade, certo?
Para uma administradora de consórcio é necessário estabelecer um padrão semelhante para orientar suas decisões. Isso porque algumas empresas, independentemente de sua reputação, não têm trajetórias tão longas.
Como em qualquer área, a experiência é essencial para lidar com eventuais complicações. Algumas organizações lideram o setor há décadas - isso é um sinal muito positivo do desempenho da empresa de que ela é um bom parceiro para ajudá-lo a investir.
O UP é uma Fintech da Embracon, a maior administradora de consórcio do Brasil. O UP Consórcios oferece as melhores condições do mercado para que você possa fazer um ótimo investimento sem nenhuma dor de cabeça. Faça sua simulação aqui no UP Consórcios e comprove.
No UP Consórcios, você encontra as melhores condições e com chances reais de contemplação. Faça uma simulação, dê aquele UP!