Quanto tempo para receber a carta de crédito após a contemplação?

17/03/2022

Imagem blog

Quanto tempo para receber a carta de crédito após a contemplação?

Primeiramente, é preciso reconhecer que cada administradora de consórcio tem os seus próprios trâmites para entrega da documentação e análise de crédito, e isso pode influenciar no tempo para receber a carta de crédito. Dessa forma, o mais indicado é consultar a administradora de consórcio sobre como funciona o sistema de liberação do crédito antes mesmo de fechar o seu plano, assim você evita desapontamentos caso seja diferente do que você estava esperando. Confira neste conteúdo mais informações sobre este processo! 

Quanto tempo leva para receber a carta de crédito após ser contemplado no consórcio? 

A liberação do crédito é responsável por permitir que o consorciado adquira o imóvel, compre seu veículo ou contrate o serviço desejado. Após a análise da documentação exigida, a administradora irá entrar em contato com o cliente para informá-lo da aprovação da compra do bem. O prazo mínimo, normalmente, é de três dias úteis após a data contemplação do consórcio que acontece por lance ou sorteio.

quanto-tempo-para-receber-a-carta-de-credito-apos-a-contemplacao

Por que adquirir carta de crédito é superior ao financiamento? 

O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra na qual um grupo de pessoas se reúne e paga parcelas mensais a uma administradora de consórcio, responsável por fazer a gestão do grupo e dos recursos. Nesse caso, a empresa também tem a missão de reunir indivíduos que desejam comprar um bem em comum, considerando uma faixa de valor específica, como um imóvel.

A contribuição de todas as mensalidades deve ser o suficiente para comprar, no mínimo, um bem por mês. Existem consórcios com grande número de participantes, em que várias pessoas podem ser contempladas em um mesmo mês. Mensalmente  acontecem os sorteios, realizados durante as Assembleias. Em cada evento, um participante é sorteado e  recebe sua carta de crédito de acordo com o valor contratado no início do consórcio. O consorciado então continua pagando as parcelas até o fim do prazo contratado.

Além de ser contemplado por sorteio, também é possível obter a carta de crédito antes do prazo ao oferecer lances, que são valores proporcionais a uma parte do bem. Dessa forma, é importante ressaltar que algumas administradoras têm várias modalidades de lance. Aqui também não podemos nos esquecer que os percentuais variam conforme as regras da administradora do consórcio. Em resumo, ao oferecer um lance, o consorciado define o percentual que deseja oferecer. Para que ele seja escolhido, é fundamental que o seu lance seja um dos maiores do grupo. 

Como funciona o financiamento 

Por outro lado, o financiamento trata-se de uma modalidade de compra parcelada, disponibilizada pelos bancos, e que ocorre por meio da liberação de recursos para a aquisição do imóvel, mediante uma  análise detalhada de crédito e cobrança de juros. Quem contrata o financiamento recebe o bem e assume esse empréstimo, realizando pagamentos de parcelas mensais durante um período determinado, que pode ser de muitos anos. O valor que o banco disponibiliza varia conforme o perfil financeiro de cada cliente, assim como as taxas de juros. As parcelas mensais podem ser decrescentes ou estáveis, item que varia de acordo com a negociação feita com a instituição bancária. 

Ao superar as burocracias, vai ser preciso lidar com as altas taxas de juros cobradas. Elas podem fazer o valor final pago pelo imóvel crescer muito. Isso só piora nos momentos em que a economia está instável, afinal, os bancos se tornam mais reticentes em disponibilizar crédito, como forma de proteção contra a inadimplência.

Considero que o Brasil disputa colocação entre as dez piores taxas de juros do mundo, hoje estamos em sexto lugar. Portanto, acredite, não é normal, por exemplo, pagar 3 imóveis ao banco quando você comprou apenas 1. A verdade é que isso já faz parte da nossa cultura e simplesmente não ficamos chocados com isso, mas definitivamente não é justo!

Por último, pode ser que seja necessário apresentar pelo menos um devedor solidário, que ‘’irá arcar’’ com o crédito caso você não o faça. Há também a possibilidade de devolução do imóvel, em caso de impossibilidade de quitação do saldo devedor.

Como fazer um UP Consórcios e ser contemplado?

Para contratar um consórcio, a burocracia é absolutamente menor, bem menor que a de um financiamento bancário. Além disso, não é necessário oferecer um valor como entrada, assim você pode guardar o dinheiro para dar seus lances nas assembléias.

Geralmente, o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é utilizado como entrada nos financiamentos; este valor também pode ser usado na oferta de lance no consórcio, antecipando sua contemplação. Pode ser usado também como complemento, somado à carta de crédito do consórcio!

Outra questão importante é que sobre os consórcios não há incidência de altas taxas de juros. As administradoras cobram somente uma taxa de administração. É essencial comparar as diferentes taxas cobradas entre as empresas, mas observe que elas, certamente, serão menores que os juros bancários.

Importante destacar também, principalmente para aquelas pessoas que têm dúvidas sobre as garantias de colocar seu dinheiro nesse tipo de negócio, que as operações de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central e que as administradoras precisam de autorização para oferecerem seus serviços – ou seja, tudo é fiscalizado. A principal lei que regulamenta o setor é a nº 11.795/2008, conhecida também como Lei dos Consórcios.

No UP Consórcios você encontra as menores parcelas do mercado. Simule, compare e compre