Como funciona o consórcio para construir imóvel?

17/03/2022

Imagem blog

Como funciona o consórcio para construir imóvel?

Construir a casa própria é o objetivo de muitos brasileiros, mas poucos sabem que com o consórcio é possível gastar menos do que por meio do financiamento. 

Construir uma casa  não é pouca coisa, exige planejamento e boas tomadas de decisões. Essa é a oportunidade de ter mais autonomia, mais poder de escolha, mais tranquilidade em saber que não precisará pagar aluguel para o resto da  vida. Além de ser uma grande conquista.

Se você já está estudando a possibilidade de fazer um consórcio para construir imóvel, está no lugar certo. Essa é realmente uma excelente opção, tanto pelos valores, quanto pela vantagem de construir sua casa do zero, do jeitinho que sempre desejou. 

Como funciona o consórcio para construir imóvel?

Aqueles que escolhem usar a carta de crédito do consórcio para construir imóvel, devem ter um lote de terreno em território nacional. 

O valor da carta de crédito será o norte das ações do consórcio. Pode ser utilizada tanto para adquirir o terreno quanto para construir o imóvel.

Tanto o prazo para ser contemplado, quanto o plano, devem ser escolhidos com base no valor utilizado na construção do imóvel e o período que você deseja quitar seu consórcio. Ele irá variar de acordo com o tipo, a localização e o tamanho do imóvel. 

No consórcio, o valor total é parcelado sem a necessidade de pagar juros altos por isso. Com isso, o consorciado tem mais tempo disponível para planejar a construção do imóvel com mais economia.

Ao alcançar a carta de crédito, é possível escolher outro bem (se aquele desejado inicialmente não atender mais às suas necessidades). Nesse caso, o mais importante é que ele seja da mesma categoria do consórcio. Por exemplo, no caso do consórcio de imóveis, é possível comprar uma casa nova ou usada, um apartamento, um terreno (para construir imóvel) e até um espaço comercial.

Vale a pena construir um imóvel?

Uma construção civil, qualquer que seja a obra, exige bastante paciência. Afinal, não é uma tarefa fácil. Tanto que é um dos principais motivos para que muita gente escolha comprar imóvel pronto

Contudo, o ponto fraco é que grande parte desses empreendimentos, são entregues sem acabamentos básicos (como pintura e revestimentos). Dessa forma, além de comprar o imóvel, o comprador tem de fazer aquela boa reforma antes de ‘’cair para dentro’’. Infelizmente, são situações que fazem com que os novos proprietários desembolsem recursos para adequar a moradia às suas necessidades e ao seu gosto pessoal.

Por mais que seja de menor grau, ainda é um processo semelhante ao da construção de imóvel. Além do acabamento, é necessário pensar, além disso, no orçamento para a decorar o imóvel recém-comprado. Tudo isso deve ser planejado para que os custos extras não pesem muito no bolso.

Com tudo isso, construir um imóvel passa a apresentar muitas vantagens. Para começar, todo aquele transtorno e possíveis despesas para adequação são evitados. Se você optar por construir imóvel com consórcio, as vantagens são ainda maiores! Confira!

Benefícios do Consórcio para construir imóvel

Flexibilidade

O consórcio é a modalidade de compra mais flexível, exatamente por isso é tão desejada por quem quer conquistar bens! Para aqueles que buscam adquirir a casa própria, os benefícios são ainda maiores. O sistema de consórcio permite que a carta de crédito seja utilizada de diferentes formas.

Se tratando da construção de imóvel, um dos grandes benefícios é a autonomia para escolher tudo do jeitinho do comprador: o tipo de imóvel, a localização e o tamanho do imóvel, o layout, entre outros aspectos. Há apenas uma exigência inquestionável: o imóvel deve ser construído em território nacional.

Personalização do imóvel

A personalização é um benefício garantido a qualquer pessoa que opte pela construção da casa. Com planos de consórcio variados e que possibilitam o pagamento em até 180 meses, o interessado tem condições de programar sua construção com mais economia e tranquilidade.

Com tempo suficiente disponível, é possível, ainda, investir em um projeto de qualidade para uso da família e com boa valorização em uma possível venda futura.

Quanto você vai pagar por isso? Vai depender de você. Para ser o mais direto possível com você: o consórcio de imóvel custa o quanto você deseja investir. Diferente do financiamento de imóvel, ele não cobra juros, parcelas intermediárias ou entrada. A única cobrança é da taxa de administração, que é bem abaixo dos juros cobrados em um financiamento, por exemplo. 

como-funciona-o-consorcio-para-construir-imovel

Sem entrada

Com o consórcio, você não precisará ter uma grande quantia para dar de entrada e se livra desse balde de água fria - água bem gelada (por sinal) para quem quer comprar um terreno. O objetivo de construir a casa própria nem sempre vem junto com o momento em que temos uma grande quantia para dar de entrada, e isso torna o consórcio ainda mais interessante.

Mensalidades que cabem no seu bolso

Com um modelo de planejamento a longo prazo, é possível ter parcelas com custo mais baixo. Assim, fica mais fácil realizar os pagamentos sem comprometer o orçamento da família, certo?

Total transparência

Se você escolher por fazer o consórcio para comprar terrenos, pode ter certeza que saberá exatamente o quanto pagará até o final, sem surpresas de juros embutidos ou outras cobranças que vão surgindo no meio do caminho. 

Poder de compra: utilize a carta de diversas formas

Assim que é contemplado e recebe a carta de crédito, você pode comprar um terreno novo ou usado, residencial ou comercial. Se preferir, pode usar parte do crédito para a reforma ou para arcar com os custos da papelada da compra do imóvel. 

Processo facilitado

 Com uma análise mais flexível e um modelo de pagamento mais confortável, o consórcio para comprar terrenos possui menos burocracia e, consequentemente, mais agilidade.

Use seu FGTS para antecipar a construção de uma casa

 Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Dessa forma, você consegue oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Investimento para o futuro

 Além de uma ótima forma para aquisição de um terrenos, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

Simulador de consórcio para construir casa 

Não tem segredo. O simulador de consórcio imobiliário do UP Consórcios, além de confiável, é super descomplicado. Confira o passo a passo:

1. entre na página do simulador de consórcio de imóvel;

2. clique sobre a opção Simule Agora e selecione a modalidade de consórcio de imóvel;

3.  preencha os seus dados no formulário que será aberto;

4. escolha a opção ‘’Imóveis’’ para fazer a simulação do consórcio de imóvel;

5. arraste a barra de valores até o local desejado;

6. clique em "Avançar";

7. tenha acesso ao resultado da simulação de consórcio;

8. prontinho! Nem será preciso aguardar o contato de um especialista. Aqui no UP Consórcios é sem enrolação! As informações sobre o consórcio de imóvel são imediatas! 

9.escolha o plano que melhor atenda o seu perfil e clique em ‘’Contratar’’;

Todo esse processo levará apenas alguns minutos. Após ter acesso aos valores do consórcio imobiliário de forma simplificada, você poderá ficar tranquilo (a) para tomar qualquer decisão sobre investimento de imóveis sem preocupações. Além disso, terá contato direto com uma equipe de profissionais que pode tirar suas dúvidas a qualquer momento. 

Por fim, assim que você estiver com sua carta de crédito em mãos, poderá optar por fazer a compra do seu terreno à vista, o que também aumenta seu poder de barganha para tentar reduzir o preço dos terrenos. 

Se o valor do terreno for abaixo do valor da carta, você pode utilizar a verba restante para investir na construção ou na decoração da sua futura casa. Você também poderá usar esse crédito para quitar o seu plano de consórcio. O consórcio é muito mais vantajoso, percebe? 

Quer ter certeza de quanto você vai investir no consórcio de imóvel?

O simulador de consórcios é uma ferramenta para análise prévia do crédito desejado, assim como as possibilidades de pagamento desse recurso, Assim, o cliente (futuro consorciado) tem condições de avaliar o valor da parcela e então escolher o plano que melhor se adequa ao orçamento. Ao usar o simulador de consórcio de imóvel, você descarta aquelas opções que não tem nada a ver com seus objetivos e nem com o seu orçamento.  A partir de resultados específicos para as suas preferências, será muito mais fácil alcançar seu principal objetivo: construir a própria casa. Simule e compare!